Automação de Marketing: saiba quais são os pilares


A Automação de Marketing é um dos pilares do marketing digital, mesmo que você ainda não saiba exatamente o que é ou como aplicar.

O nome pode até parecer de algo complicado, difícil de entender ou executar. Mas na prática, desenvolver uma estratégia aplicando a inteligência que a automação oferece significa escalar e otimizar seus processos e resultados.

Neste artigo vamos explicar melhor o que é a automação de marketing, quais são seus benefícios e como você pode aplicar na sua empresa.

O que é e qual a aplicação da automação de marketing?

Uma coisa é fato, não é nada fácil dar conta de desenvolver todas as etapas de um estratégia de marketing digital com uma estrutura enxuta e pouca verba, seja em redes sociais ou outros canais.

A solução está justamente em aliar tecnologia (o software) com estratégia, o que chamamos de automação de marketing.

Para uma empresa de consultoria em gestão de empresas e para os mais diversos segmentos, podemos dizer que consiste na automação de tarefas repetitivas no marketing digital para ganho de eficiência e de escalabilidade nos resultados.

Digamos que diariamente você precisa realizar uma série de publicações nas redes sociais, com a automação de marketing é possível automatizar esse processo por meio do agendamento de posts.

Dessa forma, é possível que você organize sua rotina separando os momentos para colocar o que foi planejado em prática e, durante a execução automatizada é possível se dedicar a outras atividades.

Falando de forma ideal, a automação de marketing vai muito além de facilitar a execução de tarefas rotineiras. É englobado a automação de todos os processos de marketing, conduzindo os leads da marca pelo funil de vendas para estimular a compra.

Isso ocorre por meio do entendimento aprofundado do consumidor, com dados de comportamento e de consumo, e da personalização das ações de marketing em todos os estágios da jornada de compra, permitindo uma estratégia digital mais fluida.

Enquanto a automatização ajuda a reduzir os pontos de atritos nos diversos canais de venda, que incluem interações diretas da equipe com potenciais clientes, a personalização favorece o aumento na velocidade das negociações por meio do relacionamento.

Pense nas possibilidades para sua empresa de vans para eventos, que tem uma série de tarefas a cumprir, como:

  • Construir uma cadência de geração de leads;
  • Criar relacionamento por e-mail;
  • Criar relacionamento por SMS;
  • Criar relacionamento por WhatsApp;
  • Agendar posts no Instagram e Facebook;
  • Impulsionar anúncios nessas mídias;
  • Estimular diariamente a venda das suas soluções.

Dessa forma, havendo estratégia, planejamento e as ferramentas adequadas, é possível realizar todas as tarefas com mais eficiência, de forma personalizada, integrada, escalável e mensurável.

Quais os benefícios da Automação de Marketing?

De acordo com a pesquisa Marketing Tools Latam 2019, constatou-se que 68,9% das empresas entrevistadas na América Latina usam alguma ferramenta de automação de marketing.

Isso mostra como a adoção é expressiva, principalmente em um mercado que exige cada vez mais competitividade, agilidade e resultados.

Tudo isso ajuda a explicar porque as empresas estão preocupadas em automatizar suas tarefas, pois elas precisam ganhar tempo e eficiência para serem mais competitivas.

Pontuamos a seguir quais são os principais benefícios e pilares da automação de marketing, e o que traz para a empresa.

Escalabilidade para o negócio

Escalar um negócio é crescer, aumentar as vendas e o número de clientes, mas sem aumentar os custos. Ao adotar a automação de marketing, uma empresa de refeições coletivas investe em ferramentas, treinamentos e contratações.

Após consolidar essa estrutura, a empresa não precisa de mais pessoas ou ferramentas para gerar mais vendas, uma vez que o processo já está automatizado e pode ser replicado para um número expressivo de pessoas.

A automação se torna uma engrenagem capaz de gerar mais e mais leads e vendas sem a necessidade de novos grandes investimentos.

Mais eficiência no funil

A eficiência no funil de vendas gera o rendimento do processo, dando o melhor caminho para chegar aos resultados que você deseja.

A automação de marketing traz essa eficiência porque otimiza o tempo da equipe, melhora o relacionamento, aborda leads no momento certo e faz com que eles evoluam automaticamente, sem demandar esforços manuais.

Mais produtividade para a equipe

Imagine uma situação em que você tivesse que monitorar cada ação de cada lead para criar um e-mail ao longo do funil de marketing.

Havendo uma base expressiva de leads, isso se torna praticamente inviável, e para isso, temos a automação de marketing como solução para ganhar produtividade no processo.

Um e-mail criado pelo marketing, pode ser replicado de forma personalizada para milhares de leads. Isso traz mais tempo para a equipe se dedicar a outras funções em uma distribuidora de produtos cirúrgicos, por exemplo.

Integração entre os times

Ao concentrar as atividades de suas equipes em um único sistema, todos têm acesso aos dados em um só lugar.

Com a automação de marketing, tanto a equipe de vendas quanto a equipe de marketing podem acompanhar o andamento das atividades na ferramenta, receber alertas sobre suas tarefas, avaliar o desempenho da estratégia e acompanhar a evolução dos leads no funil.

Menos chances de falhas

Em comparação às ações humanas, quando as máquinas executam o trabalho, a chance de erros é muito menor. É possível que uma pessoa se esqueça de mandar um e-mail, mas o envio programado na ferramenta não vai deixar de ser disparado.

Também é possível que uma pessoa não perceba que um lead está evoluindo no funil, mas com uma ferramenta com dados configurados corretamente, é possível saber exatamente quando um lead passa de uma etapa para outra.

No entanto, um serviço de transporte de veículos sabe que a tecnologia não está isenta de falhas. A internet pode cair, o servidor ficar sobrecarregado, o computador pode ter uma pane, por isso a ferramenta precisa ser sempre acompanhada de perto.

Redução do CAC

O CAC ou Custo de Aquisição de Clientes, é um indicador de quanto você precisa investir para conquistar cada cliente. Ao adotar a automação de marketing, esse custo tende a ficar mais baixo, uma vez que o processo é replicado para milhares de clientes.

Aumento do ticket médio

Existe uma tendência de que a automação de marketing aumente o ticket médio, pois os leads amadurecem a sua decisão ao longo do funil, estreitando a relação com a empresa e fazendo escolhas mais conscientes.

Com esse engajamento em sua empresa de sistema de controle de estoque, os clientes tendem a estar mais dispostos a investir mais nas soluções da sua marca, pois percebem o valor que ela entrega.

Redução do ciclo de vendas

Com a automação de marketing os leads são educados ao longo do funil, chegando até a equipe de vendas mais maduros e preparados. Nesse sentido, os vendedores só abordam os leads mais qualificados, que realmente têm chance de comprar.

Isso  faz com que o ciclo de venda, que é o tempo desde o primeiro contato com o cliente até fechar negócio, fique mais curto, pois o vendedor não precisa convencer o lead sobre o produto.

Mais satisfação e retenção de clientes

Uma vez que os leads tomam decisões mais conscientes, eles tendem a ficar mais satisfeitos com a compra, pois entendem como a solução de uma empresa prestadora de serviços ambientais pode trazer valor para seu dia a dia.

Dessa forma, a automação de marketing é valiosa também na retenção e fidelização dos clientes.

Monitoramento de todo o funil

No processo de automação de marketing, todas as atividades da área passam por ferramentas. Assim, tudo pode ser monitorado e medido, como a taxa de abertura de e-mails ou as conversões em cada etapa do funil.

Com dados e informações valiosas, você pode identificar os pontos de gargalo da sua estratégia e otimizar o funil para ter melhores resultados.

Como escolher a ferramenta de automação ideal?

Existem centenas de opções de ferramentas de automação no mercado, por isso listamos abaixo quais os principais pontos que você deve observar na hora de fazer sua escolha:

  • Funcionalidades;
  • Facilidade de uso;
  • Possibilidades de customização;
  • Integração com outras ferramentas;
  • Relatórios de desempenho;
  • Treinamento e suporte;
  • Custos totais.

Olhando cada um desses parâmetros, é possível verificar se a plataforma atende as necessidades para a estruturação de empresas. Busque informações com pessoas que já utilizam as plataformas e pesquise sobre a organização

Considerações finais

Neste artigo você aprendeu mais sobre a automação de marketing e muitos dos seus benefícios e pilares, que a mantém como a melhor escolha para sua empresa otimizar processos e escalar resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.