Co-marketing: como potencializar os resultados da sua empresas

O Co-marketing é uma forma de provar no marketing digital que a união faz a força, sendo a criação de uma campanha em conjunto com outras empresas que tenham um público-alvo parecido com o seu.

O marketing compartilhado tem como ideia central unir esforços para criar conteúdo que atinja uma mesma audiência.

Essa tática economiza no desenvolvimento de materiais, produz conteúdos ricos, aumenta o brand awareness e gera leads para ambas as empresas. Neste artigo vamos falar sobre co-marketing e suas aplicações, entendendo suas vantagens e porque aplicar na sua empresa.

O que é co-marketing?

De forma prática, podemos definir o co-marketing como a união de ações de duas ou mais empresas para conseguir resultados mais expressivos.

De forma geral são vistos esses resultados em ações entre duas empresas, mas isso não é uma regra. Ações de co-marketing não costumam ocorrer com marcas concorrentes, e sim entre possíveis parceiros.

Também existem ações entre empresas que disputam o mesmo mercado com soluções parecidas, mas elas são menos comuns, uma vez que não é nada estratégico fortalecer seu concorrente.

Para uma exemplificação pense em duas empresas: um distribuidor de seringas descartáveis e um descartador de seringas descartáveis.

Uma ação de co-marketing pode ser feito entre as empresas tratando do ramo da saúde e da importância do descarte e uso adequado de seringas. Perceba que nesse caso o público é o mesmo, mas as empresas não são concorrentes diretas.

Vantagens do co-marketing

Depois de selecionar o melhor parceiro para lhe ajudar a alavancar uma promoção, é importante saber os benefícios e vantagens tangíveis trazidos por essa modalidade de marketing para ambas as partes.

Melhor posicionamento no Google

Certamente essa é a maior vantagem do co-marketing, pois ao se unir com parceiro conceituado pelo Google, vocês poderão criar backlinks de forma natural, ou seja, uma troca de links que apontam para um site e vice-versa.

Com isso certamente sua marca de auditoria contábil vai conseguir um bom posicionamento, sem correr o risco de penalizações.

Troca de audiência

Com o co-marketing você será conhecido por uma nova audiência que já estará educada para desenvolver um real interesse em seu produto ou serviço.

Certamente a maior vantagem disso é que você terá um aumento do alcance da sua marca com um investimento relativamente baixo.

Atingir metas a curto prazo

Normalmente esse tipo de parceria gera resultados de forma rápida em relação a outras ações de marketing. Essa é uma vantagem enorme se você pretende alcançar um objetivo em um curto espaço de tempo, como:

  • Gerar mais leads;
  • Aumentar o engajamento;
  • Gerar mais tráfego para o seu site;
  • Aumentar as vendas.

Todas essas ações e objetivos podem ser alcançadas por sua empresa de autoescolas de forma rápida aplicando o co-marketing.

Aumento de Sua Autoridade

Pense na possibilidade de conseguir uma parceria que já se mantém como autoridade de um produto ou serviço relacionado ao seu e imagine como a postura de sua empresa mudaria.

Sendo indicado por uma autoridade do seu segmento, significa que ela confia plenamente em sua marca e então você será visto pelo público como uma autoridade, resultando em mais leads e vendas.

Como aplicar o co-marketing

Destacamos em tópicos como o co-marketing pode ser aplicado e potencializar os resultados de uma empresa quando há planejamento e objetivos claros a serem seguidos.

Encontre o parceiro certo

Como mencionado, o ideal é unir duas empresas que compartilhem o mesmo público, mas que não sejam concorrentes.

Assim vale a pena pensar em alguns pontos como qual o tamanho e as características da audiência que se vai atingir, vendo se isso se alinha com o objetivo da empresa.

Olhe se o posicionamento e a reputação das marcas são realmente adequadas para a associação. Pense se essas marcas podem agregar conteúdo e soluções valiosas para o seu público, tudo isso para encontrar o parceiro ideal.

Tendo essas considerações em mente, certamente poderá definir quais são os bons parceiros para sua empresa de distribuidor de seringas descartáveis nas ações de co-marketing e aumentar as chances de sucesso em sua campanha.

Defina os objetivos da parceria

Visando que uma proposta de co-marketing seja aceita, é fundamental ter uma proposta bem elaborada para convencer as empresas participantes.

Essa é uma ação que deve oferecer valor para ambos os lados, dessa forma, deve-se estudar as duas organizações e descobrir o que uma pode oferecer para a outra, principalmente quando uma é significativamente menor.

Para isso é fundamental definir objetivos claros para a campanha, sendo comuns entre as duas empresas e justificando o investimento financeiro e esforço empenhado na ação.

Defina o conteúdo utilizado

Acordado entre as duas marcas, o conteúdo da campanha obviamente deve oferecer valor para ambas as audiências.

Assim é importante que sua empresa de vans para alugar defina o tema, os assuntos a serem explorados no material e como eles se correlacionam ao produto ou serviço oferecido por cada uma das empresas.

Defina responsabilidades

Conforme o porte e os objetivos de cada uma das empresas, deve-se definir as responsabilidades de cada um. Como na elaboração de um catálogo ou artigo em que algumas tarefas são:

  • Quem vai produzir o conteúdo?
  • Quais informações cada empresa deve passar para a outra?
  • Quem vai elaborar a landing page?
  • Quem vai criar posts para promover ações nas redes sociais?
  • Quanto cada um vai pagar pelo investimento em mídia?
  • Quem vai coletar os leads?
  • Como será feito o compartilhamento de relatórios e resultados?

Esses são alguns dos tópicos relevantes para a criação de uma campanha, e todos devem ser definidos com clareza.

Determine prazos

Conforme a complexidade do projeto, a campanha pode ter diferentes durações e fases de execução. Enquanto a elaboração de um e-book é algo mais simples, a organização de um evento ou um webinar vai requerer muito mais esforços e empenho.

Como no co-marketing toda a aprovação vai depender de duas organizações diferentes, como uma empresa de produtos veganos e uma empresa de beleza, tudo leva mais tempo.

Dessa forma, na hora de definir prazos para a conclusão de cada etapa, você pode dobrar o tempo estimado.

Defina métricas e fontes de relatórios

É fundamental que cada empresa saia da ação sabendo exatamente o que investiu e o que ganhou. Defina de forma objetiva como serão coletados os dados para as métricas e como serão emitidos os relatórios de retorno da campanha.

Formalize o acordo

Com toda a estratégia bem definida, é importante especificar os termos acordados, com pontos como

  • O escopo da ação;
  • Objetivos da campanha;
  • Valor criado para cada marca;
  • Etapas e prazos da realização do projeto;
  • Responsabilidades e investimento de cada empresa;
  • Planejamento da promoção;
  • Duração da campanha;
  • Planejamento do relatório.

Assim, uma marca de máquinas de café para alugar consegue estar mais tranquila e bem informada sobre o que será a ação de co-marketing.

Como escolher seu parceiro para co-marketing?

Fazer a escolha certa sobre com qual marca colaborar, será crucial para o sucesso de sua ação de co-marketing. De forma ideal, se trata de uma marca que está no setor que você, ou semelhante, mas que não seja um de seus concorrentes.

Certamente você já identificou algumas marcas com as quais deseja trabalhar, mas antes de abordá-las sua empresa de alimentos saudáveis precisa considerar alguns pontos:

  • Vocês têm o mesmo público-alvo?
  • Vocês têm os mesmos objetivos?
  • Qual esforço você vai colocar na campanha?
  • O que espera da campanha?
  • O resultado final valerá o esforço?
  • Qual experiência cada um pode trazer para a campanha?
  • A marca do parceiro tem boa reputação?
  • Será fácil trabalhar com sua equipe?

Uma boa ideia antes de ir direto para uma proposta de parceria, é conhecer primeiro os funcionários da empresa. Busque-os nas redes sociais, como o Linkedin ou o Facebook, e construa um relacionamento com eles.

Isso dá uma boa ideia à sua empresa de consultoria em gestão financeira se eles são o tipo de pessoa com quem você gostaria de trabalhar.

Considerações finais

Após ler este artigo, certamente pode perceber que essa nova modalidade de marketing colaborativo é uma grande oportunidade de crescimento, reforço para sua autoridade, maior alcance de público, mais tráfego para o seu site e mais oportunidades de vendas.

No entanto, é importante considerar que isso demanda muito esforço e dedicação mútua de ambas as empresas. O co-marketing tem como objetivo principal garantir o lucro, vantagens e benefícios para ambas as partes.

No entanto, isso só será alcançado se as duas ou mais empresas trabalharem arduamente em uma estratégia poderosa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.