s empresas sempre estão em busca de novas estratégias de negócio e práticas de marketing . Quando pensamos no dia a dia da era digital, a palavra-chave para o sucesso é a divulgação, além da maneira como é aplicada e utilizada.
Quando se pensa no trabalho desenvolvido pelas diversas organizações do mundo, fica evidente a constante busca por novos leads, a procura por novas maneiras de atraí-los e fazer com que se interessem pelo que é comercializado dentro da organização.
Mas, com o apelo mundial pela preservação do meio ambiente e pela consciência empresarial, mesmo para uma loja de impressão 3D, se tornou necessário novas maneiras de aplicar o conceito de marketing de forma sustentável.
Seguindo essa linha de raciocínio, o texto de hoje irá abordar dicas e orientações para aplicar o marketing sustentável em sua empresa, apontando os benefícios e vantagens, além de mostrar o impacto que ele causa no negócio e no meio ambiente.
Toda e qualquer empresa, principalmente as de grande porte, impacta o meio ambiente de alguma maneira, seja no desenvolvimento de tecnologias de controle de acesso rfid ou na quantidade de lixo que produz ao criar e desenvolver seu comércio.
Também é possível destacar outros problemas que somente se agravam conforme o tempo passa, como a quantidade de plásticos nos oceanos, o desmatamento, o derretimento de geleiras e o próprio aquecimento global.
Por conta disso, o planeta tem passado por problemas ambientais e atitudes devem ser tomadas para que o impacto ambiental diminua ao máximo.
Mesmo que a empresa seja responsável por comercializar adesivo borracha, sempre é possível fazer algo para ajudar, mesmo que seja algo pequeno.
Com esse cenário como realidade, o marketing sustentável vem ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas, além da constante cobrança por diversos de seus consumidores.
Portanto, hoje, algumas dicas serão informadas com o propósito de aplicá-lo no seu negócio.
Para ficar por dentro de tudo e entender um pouco melhor como um comércio de mochilas personalizadas, ou de qualquer outro segmento, pode impactar o meio ambiente e o que pode ser feito para diminuir essa ação, confira os tópicos a seguir.
O marketing sustentável
Primeiramente, é necessário entender o que é o marketing sustentável e como ele é importante para os dias atuais.
De forma simples e direta, o marketing sustentável, conhecido também como marketing verde, é uma estratégia de negócios voltada para a consciência ecológica, focando em soluções e serviços que visam promover uma imagem positiva da empresa que as utilizam.
Como já mencionado anteriormente, esse tipo de atitude além de ajudar o meio ambiente, mostra para o público como a organização se importa com ele, adotando modos sustentáveis de produzir suas canetas de brindes personalizadas, por exemplo.
Entretanto, um erro que não deve ser cometido é realizar tais ações apenas para ganhar público e passar uma boa imagem da empresa. A mudança deve ser autêntica e a cultura da empresa deve ser moldada para que todos pensem de maneira mais sustentável.
té pelo simples motivo de, caso isso acabe sendo descoberto pelo público ou concorrentes, pode ir contra ao que o negócio busca, manchando a imagem do mesmo e fazendo com que nenhuma boa lembrança ou associação do mesmo seja realizada.
Com isso, algumas vantagens e benefícios podem ser exemplificados, mostrando como vale a pena investir nesse tipo de estratégia antes de comprar balão latex.
Os destaques são:
- Cria um diferencial competitivo;
- Clientes e parceiros com os mesmo ideais e valores;
- Gerar economia a longo prazo para o negócio;
- Mantém o público que não se interessa pela causa;
- Maior credibilidade para pensar no futuro.
Como foi possível verificar, são inúmeros os tipos de benefícios que uma empresa pode conquistar por pensar de forma ecológica e tentar genuinamente mudar a forma como produz e cria seus produtos e serviços, pensando em gerações futuras.
plicando o marketing verde
Também é importante destacar que, mesmo uma empresa que comercializa brindes empresariais personalizados, tem muito a ganhar com tais aplicações, podendo, inclusive, começar a mudar a forma como a organização funciona e aplicar o marketing sustentável na empresa.
Portanto, os tópicos a seguir reúnem algumas dicas e orientações que podem ser muito bem utilizadas para a aplicação do marketing verde, ou marketing sustentável, dentro do negócio.
01 – Mude a cultura da empresa
De nada adianta focar em ações que visem trazer um menor impacto ecológico dentro da empresa se essa mudança não é genuína e tem o motivo apenas de lucrar sobre uma causa importante.
Como mencionado anteriormente, esse tipo de atitude é mais prejudicial ao negócio do que benéfico. E, para mudar de verdade, é preciso mudar a forma como as pessoas pensam e agem dentro da organização.
Independente se a demanda é desenvolver um software ou uma etiqueta para balança, é necessário incentivar períodos, medidas e atitudes que estejam alinhadas com o pensamento ecológico para que, aos poucos, a mudança aconteça.
s pessoas normalmente são resistentes a mudanças, mas com perseverança e insistência, será possível alterar o mindset das mesmas.
lém disso, com o passar do tempo, será muito mais simples e fácil que as próprias ações de mudanças partam delas, ensinando e educando os novos colaboradores.
02 – Consuma recursos de maneira consciente
O uso de recursos está diretamente ligado à maneira como a empresa lida com os processos ecológicos da organização. Sendo assim, economizar tais recursos é parte essencial de como agir e instalar o marketing sustentável no negócio.
Para a realização de projetos, é normal precisar de uma quantidade X de recursos para desenvolver o trabalho e conseguir levar as demandas do projeto do estágio A para o B.
Esses recursos, normalmente, são comprados em excesso para caso ocorra algum problema durante o desenvolvimento do trabalho, fazendo com que os próprios funcionários não se preocupem em desperdiçar ou gastar mais recursos do que o necessário.
Portanto, é preciso divulgar e promover uma cultura de economia de recursos de todas as partes, tanto por quem executa as demandas quanto para quem realiza a compra dos recursos.
través disso, também pode ser colocado em prática que, com alguns produtos, projetos e recursos em específico, é possível alterar o que é utilizado, por exemplo, usando uma madeira ecológica ao invés de outra.
lém de ajudar o planeta e a causa, isso também gera economia para a empresa, e com esse capital, pode ser aplicado em outras frentes de trabalho da mesma, investindo o dinheiro que seria, em tese, desperdiçado e fazendo com que rode e seja corretamente aplicado.
03 – Trabalhe com fornecedores ecologicamente corretos
Qualquer mudança é difícil e existe muita resistência de todas as partes, mas quando a mudança envolve dinheiro, as pessoas estão muito mais propensas a ajudar e fazer parte de algo do que por simples vontade de ver a mudança.
Com isso, a partir do momento que a empresa trabalha apenas com fornecedores ecológicos, dependendo do porte e relevância no mercado, outros fornecedores se sentirão no dever de começar a fornecer produtos que vão ao encontro dos mesmos ideais que a empresa.
Dessa forma, de maneira eficiente e por receio de ficar para trás, outras empresas pensarão mais sobre o assunto e estudarão maneiras de se tornarem mais ecológicas para continuarem tendo a sua organização como cliente.
04 – Reduza a emissão de poluentes
emissão de poluentes é um obstáculo que deve ser fortemente combatido para evitar ao máximo que prejudique o meio ambiente, afinal, ele prejudica de forma direta o modo como vivemos e traz diversas consequências para a natureza.
utilização de filtros nas indústrias é um ótimo exemplo de como combater esse mal, fazendo com que o impacto seja menor, mesmo que seja impossível de ser completamente evitado. O constante estudo sobre maneiras de combater os poluentes é necessário.
Uma dica muito interessante é utilizar combustíveis e materiais que, quando queimados ou consumidos, não sejam tão poluentes para a atmosfera.
Considerações Finais
O texto de hoje abordou e explorou diversas dicas e orientações de como aplicar o marketing sustentável em uma empresa, mostrando o que ele é, como atua e formas de ajudar o meio ambiente e diminuir o impacto das empresas nele.
É importante deixar um mundo melhor para as futuras gerações, pois os recursos naturais são finitos e quanto mais avançamos na sociedade, mais escassos eles ficam. Ter uma mente que ajude a diminuir esse consumo é extremamente benéfico para o nosso planeta.
Portanto, agora que já ficou mais compreensível o tema, sente-se e analise junto aos departamentos responsáveis da empresa como mudar a realidade do seu negócio, fazendo com que desenvolva um mindset mais ecológico.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.