A automatização dos processos de marketing é uma implementação tecnológica que certamente trará muitas melhorias para a sua empresa.
Em um ambiente de mercado cada vez mais competitivo se faz necessário buscar pela otimização dos processos.
Para quem busca o aumento da produtividade dos colaboradores, com processos internos feitos com maior rapidez e eficiência, esta é uma das principais soluções.
Neste artigo, tratamos sobre a automatização dos processos de marketing e sua importância para uma organização.
O que é automatização de marketing?
Um negócio como um despachante aduaneiro ou qualquer setor e segmento pode se beneficiar muito ao implementar a automatização de seus processos. O primeiro passo é compreender do que se trata, só assim será possível assimilar seus benefícios.
Existe certa confusão da abrangência desta inovação, sendo comum que muitos pensem que se deve somente às ações realizadas de forma automática, como agendar suas postagens em redes sociais ou seguir de volta um novo seguidor.
No entanto, essas são apenas parte das funcionalidades desta tecnologia, não compreendendo o real escopo da automatização.
Automatização, ou automação, de processos de marketing abrange todas as formas e meios de se agir de forma altamente escalável e personalizada com todos que estão em interação com sua empresa de balões para decoração de festa, nos canais online.
Falamos em personalização, pois compreende o entendimento do real estágio de compras de cada lead, fornecendo a nutrição de informações que ele demanda para caminhar pelo Funil de Vendas.
O funil compreende um conceito do marketing digital que reflete a jornada de compra do cliente, desde o momento da descoberta de uma necessidade, sua avaliação até a sua decisão de fechamento de negócio.
Ao ter essa compreensão automatizada do estágio em que se encontra cada cliente, permite-se que o processo ocorra de forma escalável.
É como o uso da tecnologia como uma ferramenta para nutrir e propiciar essa caminhada na jornada de cada lead até o momento da compra. Isso reduz trabalhos manuais ao mesmo tempo que potencializa a eficiência das ações de marketing.
Falaremos adiante de uma série de benefícios que a automatização traz para empresas de usinagem e para o seu negócio, mas de forma ampla, podemos listar:
- Agilidade nos processos;
- Aumento das vendas;
- Maior geração de receita;
- Redução do custo de aquisição do cliente;
- Mais retenção de clientes e fidelização.
Ao utilizar tecnologia para otimizar seus processos e ações de marketing, tem-se também a otimização da eficiência da empresa como um todo, uma vez que a atração de clientes é o ponto inicial de um negócio.
Assim como um eficiente quadro de transferência automática para gerador, a automatização dos processos garante que tudo ocorra no momento certo, evitando erros ou atrasos.
Quais os benefícios da automatização de marketing?
Neste ponto, você já percebeu a importância da automação do marketing para os negócios. Pontuamos a seguir 8 pontos-chave que levam à produtividade final do negócio. Continue lendo e confira.
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Funil de Vendas mais eficiente
O funil de vendas compreende os estágios da compra, passando por etapas pontuais para o desenrolar do processo de efetivação da compra.
Para que isto ocorra, se faz fundamental educar cada lead sobre seu produto ou serviço, de forma que ele chegue até você já nutrido com informações e com muitas objeções vencidas, ou seja, preparado para a compra.
Uma empresa de crédito rural para iniciantes apenas consegue finalizar seu processo de venda, quando seu prospect reconhece os valores e benefícios integrados à sua solução, e é sobre este tipo de informações que estamos falando.
Para se sentir seguro para o fechamento do negócio, existem uma série de questões que passaram pela cabeça de cada pessoa, sendo dúvidas gerais que podem facilmente ser sanadas por sua nutrição com conteúdos relevantes e úteis.
A automatização do marketing atua na identificação do estágio em que se encontra o lead, direcionando-o para a etapa seguinte. Assim, tem-se um funil de vendas eficiente, literalmente, afunilando os reais interessados em sua solução.
Isso reduz o tempo perdido pela equipe de vendas para toda essa trajetória, direcionando esforços para os clientes que estão no fundo do funil, ou seja, preparados para a compra.
Propicia uma comunicação personalizada
A automatização de marketing permite campanhas que segmentam os leads de acordo com critérios pré-definidos, como momento de compra, cargo, sexo, segmento, entre outros.
A segmentação fala diretamente com a persona, outra ferramenta do marketing digital que personifica o cliente ideal, criando um personagem que representa o público-alvo de um empreendimento.
Esta segmentação de esforços dos interessados em uma impressora 3d odontologia possibilita que o direcionamento das ações ocorra com eficiência voltada para quem realmente tem o potencial de se tornar um cliente real.
Dessa forma, a persona ou as diferentes personas fazem um trajeto pré-direcionado, evitando caminhos genéricos, afinal, ao usar uma linguagem que tente generalizar relacionamentos, tem-se a comunicação prejudicada.
Como resultado prático da personalização da linguagem e do conteúdo, tem-se maior eficiência na construção de cada relacionamento, o que agrega valor para a empresa.
Realiza a nutrição dos leads que não estão prontos
Quanto ao contexto geral de leads que chegam para um empreendimento, grande parte não se encontra no momento de compra, envolvendo uma série de fatores que podem adiar o momento de compra, como ter adquirido uma solução parecida recentemente.
Mas estes leads tendem a evoluir no funil de vendas, e a automatização existe justamente para tornar este processo prático.
Quem não se encontra preparado para chegar ao momento da compra neste momento, o estará no futuro, por isso precisam ser adequadamente preparados.
A preparação do lead envolve a descoberta do problema e a consideração da solução, sendo todo um processo de amadurecimento e educação.
Além disso, tudo pode ser uma questão de timing, ou seja, a chegada do momento do próprio cliente, em seu próprio tempo.
Ao nutrir sua base de clientes de forma personalizada, agrega-se valor ao processo de desenvolvimento de cada relacionamento.
Geração de tickets de venda maiores
Quanto mais seu prospect conhece de seu problema e sua necessidade de instalação de painéis elétricos automação e, concomitantemente aprende sobre como sua empresa se apresenta como a melhor solução, mais preparado para uma compra ele está.
Isso significa tickets de vendas bem maiores, pois se tem a confiança na solução agregada ao processo.
É exatamente o fato de cada lead se tornar um conhecedor da sua solução, tendo acesso aos conteúdos certos em cada momento, que torna cada um deles mais maduros, para prosseguir de forma adequada e gerar esse ticket maior.
Clientes mais satisfeitos com as soluções
Uma vez que um prospect concretize sua jornada de compra, quanto mais preparado ele está, maior seu sucesso com o produto.
Ao estarem perfeitamente educados para a solução adquirida, saberão o que esperar da aquisição e como isto será implementado na sua realidade.
Clientes satisfeitos são a fonte de indicações e das compras recorrentes, de forma que se tem a fidelização de clientes.
Diminui a carga de trabalhos recorrentes
Para o setor de marketing, automatizar processos garante que a equipe tenha mais tempo para focar no que realmente importa.
O relacionamento é trabalhado de forma automática, diminuindo a necessidade de que a equipe precise estar focada neste processo, realizando tarefas que podem ser automatizadas de forma manual.
Redução do ciclo de vendas
A redução do ciclo de vendas é uma implicação direta de um funil de vendas mais eficiente, uma vez que o lead chega ao vendedor já preparado para a compra.
Isso facilita e agiliza todo o processo de educação e explicações para o cliente, reduzindo as objeções do cliente.
O papel do vendedor então se volta a auxiliar cada cliente a escolher a melhor opção, e não a convencê-lo sobre a compra, já que esta parte do processo já foi solucionada pela nutrição do prospect.
Ao receber leads mais preparados, modifica-se todo o teor da negociação, de forma que existe um diálogo mais horizontal entre cliente e vendedor.
Este passa então ao papel de apoiador para a melhor decisão final, realizando a orientação do cliente, não sua educação quanto a solução.
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Aumenta a produtividade da equipe de vendas
Com uma geração de conteúdo de qualidade, útil e relevante para cada lead, de forma personalizada, as etapas são conduzidas pela própria automação.
Como os vendedores estão voltados para o fechamento, podem se especializar ainda mais em suas funções, o que garante seu foco.
Falamos então em maiores taxas de fechamento para a equipe de vendas de uma empresa de estrutura metálica para galpão, que tem suas funções, objetivos e metas melhor direcionados.
Considerações Finais
Neste artigo, você pôde conferir a importância e os benefícios que a automatização dos processos de marketing podem trazer para sua empresa. Tenha uma estratégia de automação bem definida, assim como suas métricas para acompanhamento de resultados.
Portanto, com um planejamento estruturado e uma boa ferramenta de automação, tem-se maior produtividade e eficiência, o que reflete diretamente no faturamento do seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.