Se você está pensando em abrir seu próprio negócio, este artigo tem como objetivo te dar dicas úteis sobre o assunto. Inclusive, essa foi uma tendência no período da pandemia, no qual muitas pessoas perderam o emprego e precisaram de uma renda extra.
Pois bem, as dicas aqui visam ajudar todos os tipos de pessoas, desde aquelas que têm dinheiro guardado, mas não sabem como usar, até as que ainda não sabem nem como começar o financeiro da empresa em questão.
O sonho de muitas empresas é conseguir se destacar e aparecer entre os primeiros resultados dos buscadores, principalmente se isso for alcançado de forma orgânica, ou seja, sem usar dinheiro. E, através de muito trabalho de SEO, isso é possível.
É importante reforçar que os sites de busca fazem uso de uma série de algoritmos que são rastreados, indexados e ranqueados nas plataformas. Isso acontece para que os resultados sejam exibidos de forma ordeira nas pesquisas.
Toda vez que alguém procura por algo nos sites principais, os buscadores organizam tudo o que é conteúdo em um ranking, sendo que os principais, ou seja, os que têm uma maior credibilidade e fazem uso do SEO, aparecem antes.
Então, seja para ter uma empresa de portaria ou qualquer outro negócio, é bom ficar de olho nos pontos que trouxemos. Inclusive, eles podem ser divididos da seguinte maneira:
- Faça um planejamento de negócios;
- Pesquise sobre seu público;
- Faça investimento no marketing;
- Aposte em suas diferenças;
- Tenha controle dos processos;
- Faça boas parcerias.
Vamos entender melhor sobre as dicas? Siga a leitura do conteúdo!
1 – Faça um planejamento de negócios
Esse é o primeiro ponto para que você faça seu empreendimento começar a sair do papel. Inicialmente, pode até parecer complicado, mas fica mais fácil se você pesquisa, lê sobre e tem o seu software ou franqueadora, caso necessário.
Ademais, ter um planejamento significa a definição de onde a empresa quer chegar e qual o caminho para chegar nos objetivos e nas metas. Então, quando as metas e as estratégias são feitas com antecedência, faz com que gastos desnecessários sejam evitados.
2 – Pesquise sobre o seu público
Faz parte do planejamento de qualquer empresa, seja ela alimentícia, de roupas e calçados ou uma empresa de contabilidade online, conhecer muito bem o público ao qual a marca atuará e prestará serviços.
Ademais, é importante dizer que a estratégia já começa no local onde a loja estará. Desse modo, é preciso montar as estratégias de marketing para o seu cliente ideal, conhecido como target – ou seja, em tradução, o ‘alvo’ da sua empresa.
Então, para conhecer melhor seu público-alvo, faça uma pesquisa de campo, descubra a idade, onde esse público fica, quanto ele gasta e quais são suas dores. Esse posicionamento de mercado faz suas estratégias ficarem mais sólidas e eficientes.
Pode parecer um pouco estranho falar sobre “dores”, mas quando o seu cliente está a procura de um produto ou serviço, ele quer resolver um problema vindo de uma necessidade, ou seja, é importante saber o que o público tem de demanda.
3 – Faça um investimento no marketing
Nunca é cedo para se pensar no marketing, pois ele não serve apenas para fazer divulgação de seus produtos e/ou serviços, ele serve para atrair novos clientes que querem conhecer seu negócio.
O marketing possui como objetivo trazer clientes em potencial, o que chamamos de prospects, seduzindo-os para conhecer os produtos e/ou serviços. Inclusive, no momento em que há a sedução, é preciso trabalhar para que os clientes tomem uma atitude.
Por exemplo, se você trabalha com sistema de gestão integrada, é preciso utilizar o marketing para que seja possível alcançar e convencer as pessoas que já tem uma disposição a fazer uso do seu serviço.
4 – Aposte em suas diferenças
As suas diferenças competitivas serão o grande ponto de equilíbrio diante de seus concorrentes, isso envolve principalmente o preço e valor. O preço por si só é apenas um número que está na etiqueta. Já o valor é algo mais subjetivo, tem haver com a percepção do cliente.
Por exemplo, se você tem duas opções de serviços contábeis para empresas, porém uma marca possui um preço mais caro, mas nunca falha na hora do fechamento e também nunca atrasa.
Já a segunda empresa faz o fechamento errado e sempre atrasa, porém é mais barata. Pare para pensar, provavelmente, a tendência é que você escolha aquela que faz um melhor serviço, pois o valor é mais interessante.
5 – Tenha controle dos processos e burocracias
Se você possui alguns dados em mãos e acaba não sabendo utilizá-los, você estará perdendo tempo. Sempre que for preciso faça uma avaliação do desempenho de sua equipe e veja se as estratégias que estão sendo aplicadas estão fazendo sucesso.
Todo o processo precisa ser seguido de perto, então tenha precisão em suas análises, utilize a tecnologia a seu favor. Não ignore as questões burocráticas, veja todos os aspectos legais que envolvem o comércio e publicidade na sua cidade ou na internet.
SEO: saiba como funciona a estratégia
O sonho de muitas empresas é conseguir se destacar e aparecer entre os primeiros resultados dos buscadores, principalmente se isso for alcançado de forma orgânica, ou seja, sem usar dinheiro. Pensando nisso, as estratégias de SEO são ótimas aliadas.
É importante reforçar que os sites de busca fazem uso de uma série de algoritmos que são rastreados, indexados e ranqueados nas plataformas. Isso acontece para que os resultados sejam exibidos de forma ordeira nas pesquisas.
Então, toda vez que alguém procura por algo nos sites principais, os buscadores organizam tudo o que é conteúdo em um ranking, sendo que os principais, ou seja, os que têm uma maior credibilidade e fazem uso do SEO, aparecem antes.
Certamente, agora ficou claro que fazendo uso das estratégias, você terá mais visibilidade e tráfego. Porém, é preciso mostrar a esses sites que a sua página tem uma resposta mais eficaz, por isso tem que aparecer primeiro.
Lembre-se, SEO não se trata de quem tem o melhor conteúdo, é sobre quem tem uma boa usabilidade para ter autoridade e ajudar a possuir uma boa leitura na internet, seja sobre venda de mudas ornamentais ou qualquer outro tema.
Conheça quais são as melhores estratégias para aplicar em seu negócio
Para facilitar o entendimento sobre este tópico como um todo, primeiramente é preciso entender o que você quer com o seu site ou com a sua página da internet. Inclusive, é necessário reforçar que com o SEO você pode:
- Aumentar o tráfego orgânico;
- Gerar mais leads;
- Gerar mais vendas;
- Aumentar a autoridade da marca.
Infelizmente, saber o que o SEO pode oferecer não faz com que a estratégia seja feita sozinha, pensando nisso, conheça quais são as principais técnicas dentro desse universo tão amplo:
Identifique as metas e os KPIs
Pois bem, depois de saber seus ideais, poderá identificar as metas e os KPIs da sua estratégia. Assim, métricas como Domain Authority e Page Authority apontam se você está conseguindo bons KPIs, que são indicativos de desempenho.
Com isso dá para saber se a estratégia está sendo bem-feita e o que precisa melhorar, seja dentro de uma empresa que administra condomínio ou de qualquer outra organização, independentemente do ramo.
Saiba quem é a sua persona
Outro fator importante é saber qual é a sua persona, ou seja, o público que deseja atrair com o seu produto ou serviço. Por isso, defina um personagem que seja semi fictício para representar os clientes da sua marca.
Além disso, saiba quais são as necessidades daquelas pessoas que precisam ser resolvidas. Também construa esse ‘personagem’ baseado em pesquisas feitas, ou seja, não deixe de tabular os dados como número de curtidas e visitas ao site.
Inclusive, se os números estiverem baixos, significa que precisa melhorar o conteúdo para atrair mais pessoas. Caso os dados estejam dentro daquilo que deseja, continue nesse caminho e saiba manter o público que conseguiu.
Aposte no uso das palavras-chave
Outra boa estratégia para o SEO é o uso das palavras-chave. Isso porque o bom uso delas fará com que seu conteúdo seja achado com mais facilidade por quem pesquisa algo relacionado ao assunto, por exemplo, ‘fornecedor de areia’.
Entretanto, é importante reforçar que não é qualquer palavra que deve ser usada nessa ação. Desse modo, aposte naquelas que realmente tenham a ver com assunto, bem como faça o uso de uma maneira assertiva.
Monte seu site com capricho
Também é preciso pensar na estrutura que seu site terá. Para isso, faça uma boa hierarquia das informações e deixe claro qual é o objetivo da sua página, por exemplo, se é venda ou informativo – isso fará a diferença no ranqueamento.
Para facilitar o entendimento, imagine que alguém vai buscar uma empresa dentro do segmento de terceirização folha de pagamento. Dessa forma, ao jogar nos buscadores, a pessoa encontra o site X e o site Y.
Abrindo os dois, ela percebe que o site X trabalha com isso, enquanto o Y apenas informa sobre o tema. Caso os sites já tivessem deixado claro como atuavam no mercado, o cliente não teria o trabalho de abrir duas páginas, iria direto na de interesse.
Considerações finais
Como visto ao longo do conteúdo, apostar nas estratégias de SEO pode ser muito benéfico para qualquer empresa, independentemente de qual seja o ramo de atuação. Então, se quiser aparecer entre os primeiros resultados nos buscadores, trabalhe com essas técnicas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.