A auditoria de marketing tem, como finalidade, direcionar as estratégias para geração de resultados efetivos ao analisar as ações da empresa.
Todo mundo fala em criar estratégias de marketing para angariar mais clientes e, consequentemente, aumentar o volume de negócios. Mas, será que as pessoas acompanham os resultados destas ações? Para isso, é preciso entender o que é e como fazer uma auditoria de marketing.
Assim como qualquer tipo de auditoria, aquela feita na área de marketing tem o objetivo de avaliar as ações e estratégias adotadas pela empresa. A partir daí, as direciona para obter resultados mais efetivos.
A seguir, verifique o conceito da auditoria de marketing e o que fazer para realizar uma em sua organização.
O que é a auditoria de marketing
A auditoria de marketing, nada mais é, do que a avaliação e revisão dos programas, estratégias e ações adotadas pela empresa. Deste modo, identifica aquilo que não está funcionando para corrigir. Ainda, analisa o grau de rentabilidade de investimentos aplicados nestas ações.
Outro objetivo da auditoria é avaliar a recepção do público alvo às ações, bem como a adaptação aos diversos ambientes. E quais os benefícios desta auditoria? Em primeiro lugar, permite a segmentação da carteira de clientes
Em segundo lugar, otimiza os custos e dá eficácia à tomada de decisões. Como resposta, permite que a empresa dê respostas mais rápidas aos problemas. Ou seja, favorece até o gerenciamento de crises.
Dicas para fazer uma auditoria de marketing em seu site
A auditoria de marketing também funciona para sites, uma vez que o dono ou dona da plataforma deve avaliar o grau de responsividade e acessos. Veja como realizar uma auditoria no site para ter o retorno esperado.
1 – Determine objetivos e métricas principais
Em primeiro lugar, defina as métricas que quer avaliar, selecionando aquelas que são mais importantes para o seu site. Por exemplo, se você vende seguros, quer saber quais os tipos de seguros geram mais acessos, quais páginas convertem em mais leads ou qual parâmetro vai usar. Ademais, pontue os seus objetivos a curto, médio e longo prazo.
2 – Faça o monitoramento contínuo das métricas mais importantes
As métricas são os indicadores que medem os resultados e desempenhos das estratégias de marketing. E uma delas é o marketing de conteúdo, diretamente relacionado à construção e alimentação de um site.
Sendo assim, as métricas indicam se o conteúdo inserido no site é relevante para o público e chama a sua atenção.
Voltando ao exemplo anterior, no caso de um site de seguros, você pode verificar que um conteúdo que mostra quais seguradoras aceitam Uber teve boa aceitação e com isso investir em outros no mesmo nicho.
Outro ponto importante é o uso de técnicas de otimização para os motores de busca, o SEO, além do volume de visitas à página.
3 – Invista em tecnologia
Existem softwares e sistemas próprios para você realizar uma auditoria de marketing anualmente em seu site. Tais tecnologias facilitam o acompanhamento das tarefas, prazos de entrega, organização e informação pertinentes às estratégias.
4 – Sistematize o diagnóstico
Cada etapa da avaliação precisa ser sistematizada e seguida para que a auditoria de marketing seja eficiente. Do contrário, é muito mais difícil coletar as informações necessárias e avaliar os impactos.
5 – Busque profissionais especializados
Se tem dificuldade ou insegurança em realizar uma auditoria de marketing anualmente no seu site, contrate uma equipe especializada. Uma das vantagens é uma análise neutra e objetiva, sem influências internas ou interesses próprios.
6 – Faça relatórios
Ao realizar uma auditoria de marketing em seu site, é imprescindível elaborar relatórios sobre as análises feitas. Cada estágio concluído precisa ser muito bem relatado para análises mais eficientes, bem como acompanhar os progressos.
No caso do site, anote o tempo em que as pessoas permanecem conectadas, a taxa de retorno, quanto tempo as páginas demoram para carregar e a experiência de navegação (e do cliente enquanto está no site).
7 – Avalie os concorrentes
Além de avaliar as suas estratégias, aproveite também para analisar as do concorrente, tanto o que eles têm de táticas quanto as lacunas.
Como vimos, uma auditoria de marketing anual em seu site é fundamental para acompanhar as estratégias e qual o grau de funcionamento das mesmas. Acompanhar o desenvolvimento é fundamental para manter o engajamento e, consequentemente, o site no ar.
Texto: Jeniffer Elaina