Para que a sua empresa tenha sucesso com estratégias de marketing de conteúdo, você precisa entender sua audiência e principalmente saber com quem está falando. Diante disso, a criação de personas para B2B é necessária e tende a fazer toda a diferença.
Os conteúdos iniciam e sustentam conversas com o público, sendo determinantes para que haja uma aproximação das pessoas com a sua empresa, porém para que um diálogo impactante venha ser desenvolvido, é necessário que você saiba com quem está falando.
Dessa forma, desenvolver personas é um passo necessário diante do marketing de conteúdo, pois entender o que o seu público consome é um dos passos iniciais para que as suas estratégias e ações tenham sucesso.
Por isso, desenvolver personas para o B2B, compreender sua jornada de compra e até mesmo mapear conteúdos para diferentes estágios desse caminho tende a fazer toda a diferença e garantir um crescimento e evolução constante.
E por mais que a criação de uma persona para o mercado B2B possa parecer mais complexa pelo fato de termos que lidar com um perfil de cliente mais técnico e exigente, ao estabelecer estratégias assertivas os resultados tendem a ser totalmente decisivos.
Afinal de contas, diante de um mercado que se mostra cada vez mais competitivo, para que a sua empresa de projetos de instrumentação industrial se destaque, é essencial aplicar essas estratégias e estar por dentro de tudo que surge diante do mercado.
Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre as personas para B2B, evidenciando como essa estratégia é importante para entender os clientes ideias, os seus principais benefícios e as etapas necessárias para definir a persona B2B. Vamos lá!
Importância da criação de personas para B2B
Quando se considera a importância das personas para B2B, essa estratégia tem um papel fundamental, pois além desse fator ser determinante para aumentar o potencial de alcance, ele também tem um papel decisivo para a qualidade dos leads.
Sendo assim, diante de um público que se caracteriza por ser mais exigente e técnico, as personas para B2B tendem a gerar para as empresas muito mais assertividade diante das suas estratégias e cada campanha.
Dessa forma, ao invés da sua empresa ficar atirando para todo lado tentando buscar formas de entender e impactar o seu público, a persona B2B permite com que se entenda os clientes ideais e que as estratégias tenham muito mais assertividade.
Por isso, para que em sua empresa as vendas de madeira plástica tenham cada vez mais resultados e alcance os objetivos impostos, entender o papel da persona para B2B é algo necessário e que tende a fazer toda a diferença.
Afinal de contas, ao entender seus clientes ideais, seus gostos e até mesmo seu comportamento, de fato sua empresa tem muito mais direcionamento em relação às suas estratégias e em cada ação que venha ser realizada.
Benefícios do uso de personas B2B
Quando se considera as personas para B2B, uma das principais razões para que a sua empresa invista nessa estratégia é justamente o benefício que elas compõem e tudo que essa estratégia tende a agregar através da sua criação.
Por isso, ao criar as personas em empresas que fabricam produtos de limpeza, esse recurso permite com que a equipe de marketing em sua empresa crie mensagens direcionadas para os desejos e aquilo que o público busca.
Sendo assim, as estratégias e ações da sua empresa tendem a atingir o público de uma forma muito mais profunda, pois sua empresa sabe aquilo que o público busca e o que tem valor para essas pessoas.
Além disso, ao personificar a comunicação em seu negócio, sua empresa será capaz de atrair as pessoas certas para o seu funil de vendas, gerando resultados, uma fidelização e contatos cada vez mais impactantes.
Dessa forma, criar personas significa aumentar a produtividade e persuasão das suas campanhas de marketing, reduzindo os custos com publicidade e vendas, gerando ações muito mais precisas.
Ao imaginar uma empresa de formatação e instalação de sistemas operacionais ou até mesmo uma empresa de materiais esportivos, as personas tendem a guiar tudo dentro dos negócios, estando presente no desenvolvimento dos produtos e na identidade da marca.
Portanto, criar personas para o B2B não é mais uma mera burocracia ou um recurso da moda, quando bem utilizado esse recurso tende a ser fundamental para os resultados da sua empresa e principalmente para as tomadas de decisão
Etapas para definir a persona B2B
Quando se considera a criação da persona para B2B, algumas questões devem ser vistas, pois elas tendem a ser fundamentais para que se defina a persona e os resultados possam ser positivos.
Sendo assim, para te auxiliar diante da sua empresa que trabalha com produtos como um filtro de ar esportivo completo, confira as etapas para definir a persona B2B e ter êxito diante dessa ação
- Analise o seu mercado fora do seu negócio;
- Saiba o nível de conhecimento e exigência da persona;
- Aposte no foco e direcionamento;
- Compreenda a jornada de compra dos seus consumidores.
Logo, por mais que já se tenha uma consciência prévia do que deve ser feito para a definição da persona B2B, confira as características de cada ponto destacado e tenha ainda mais direcionamento em relação às ações a serem realizadas.
1 – Analise o seu mercado fora do seu negócio
É muito comum que as empresas enxerguem as soluções de dentro para fora do seu negócio e não ao contrário, pois é algo recorrente acreditarmos ter a fórmula perfeita e a solução para o que o público busca.
Entretanto, quando as ideias e ações são lançadas nem sempre elas vingam e em muitos casos o público realmente não responde da forma como esperávamos diante da solução imposta.
Isso acontece porque as empresas não buscam estabelecer uma visão externa, ou seja uma visão de como o cliente enxergaria as soluções que estão sendo apresentadas e o porquê eles deveriam investir nas soluções que a sua empresa está oferecendo.
Por isso, um dos primeiros passos para identificar a persona B2B diante da sua empresa de instalação de spda para raios é buscar se colocar no lugar do público, buscando enxergar o mercado de forma imparcial assim como ele realmente é.
Dessa forma, ao se colocar no lugar do seu público e entender o mercado, as ações da sua empresa tendem a se basear nas tendências e naquilo que realmente o seu público busca, gerando resultados muito mais precisos e animadores.
2 – Saiba o nível de conhecimento e exigência da persona
Um grande diferencial para sua persona B2B é justamente o nível de conhecimento e domínio sobre as soluções propostas, pois esse fator tende a ser primordial para que você tenha êxito na criação da sua persona.
Por ser muito diferente do consumidor final, o público B2B é composto por profissionais e até mesmo outras empresas, sendo necessário que a sua empresa tenha uma expertise no assunto para chamar atenção e os impactar.
Sendo assim, ao desejar atingir o público B2B em sua empresa de rastreamento veicular Belém, é imprescindível acertar na abordagem e transparecer o máximo de autoridade e credibilidade por parte da sua empresa.
Logo, a sua empresa utilizar da linguagem e diálogo adequado e atribuir essas características através da sua persona, o público que você deseja atingir tende a ser alcançado, garantindo uma relevância diante do mercado além de benefícios únicos.
3 – Aposte no foco e direcionamento
Outro fator crucial e que tende a fazer a diferença diante da criação da persona para B2B é identificar o perfil ideal dos seus clientes e investir no foco e direcionamento através das suas ações.
Ou seja, diferente da persona para o B2C, a definição de um cliente fictício para o B2B não poderá jamais ser algo generalista ou até mesmo uma definição de um público de uma forma muito abrangente.
Por isso, ao criar uma persona para B2B em sua empresa de limpeza de terreno com máquina, é necessário que as suas estratégias sejam mais objetivas e direcionadas às necessidades reais dos clientes em questão.
Logo, ao se atentar a essa questão, a criação da persona para o B2B em sua empresa tende a ser totalmente assertiva, gerando resultados incríveis e totalmente animadores.
4 – Compreenda a jornada de compra dos seus consumidores
A jornada de compra é o processo em que as pessoas passam para descobrir, avaliar e comprar um produto ou serviço, sendo a etapa fundamental para que os seus clientes sejam direcionados para a realização das compras.
Por isso, compreender a jornada de compra tende a dar um direcionamento em relação a criação da sua persona, pois ao entender esse processo, sua empresa tende a ter muito mais objetividade e assertividade diante dessa criação.
Sendo assim, ao seguir esses passos, a criação da sua persona tende a ser realizada com muito mais assertividade, realizando ações e estratégias muito mais certeiras.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.