A Geração Alpha, primeira geração de nativos digitais, cresce em um ambiente tecnológico, com fácil acesso à internet e estímulos constantes.
Eles ainda são crianças, mas já representam uma força significativa na economia e tendem a ter hábitos de consumo diferentes dos atuais padrões.
Isso quer dizer que as marcas e empresas precisam estar preparadas para atender às demandas desse novo público. Para você aprender mais sobre o assunto, vamos começar compreendendo quais particularidades marcam essa geração.
O que é a geração Alpha?
Tratam-se dos nascidos a partir de 2010 e as crianças que ainda vão nascer até 2025, ou seja, a geração atual. Também são conhecidos como Gen A, sucedendo a geração Z, que compreende os nascidos entre 1997 e o início de 2010.
Para entender melhor o que significa geração alpha, vamos conhecer as características desse grupo.
Principais características da geração Alpha
Sua empresa de stands para feiras precisa saber que a principal característica da geração alpha é a conectividade com a tecnologia.
Desde que nasceram, essas crianças pertencem ao mundo tecnológico e têm acesso aos estímulos desse ambiente desde os primeiros meses de vida.
De acordo com a pesquisa Panorama, realizada pela Opinion Box e pela Mobile Time, 44% das crianças brasileiras entre 0 e 12 anos já possuem seu próprio smartphone. Esse estudo também revela que as crianças passam quase 4 horas por dia conectadas ao aparelho.
Dessa forma, a geração aprende, se desenvolve e se relaciona de forma diferente, refletindo no perfil das pessoas nascidas depois de 2010. Pontuamos as principais características dessa geração.
Forte curiosidade e busca de independência
Os nascidos nessa geração são muito versáteis e livres, com um perfil mais independente e proativo. Com o uso de smartphones e internet desde pequenos, eles sabem recorrer ao Google para tirar dúvidas e buscar informações sem ajuda.
A curiosidade aparece como outra característica marcante nessa geração, e sua empresa de instalação de para-raios pode aprender com isso. Os nativos se destacam por explorar sozinhos os dispositivos, aprendendo rapidamente a usá-los.
Crescem em uma estrutura familiar diferente
A geração alpha é composta pelos filhos do millennials, nascidos entre 1981 e 1996, que se caracterizam pelo desejo de começar uma família mais tarde.
Uma particularidade dessa geração é ter pais mais velhos e crescer em uma família menor, geralmente sendo filho único. A estrutura da família também é mais diversa, com configurações variadas, como pais e mães solos, famílias inter-raciais e homoafetivas.
São questionadores e hiperconectados
A geração atual é a mais influenciada pela tecnologia, pois nasceu em um mundo tecnológico, e são chamados de nativos digitais.
Isso se reflete em algumas características da geração, como a hiperconectividade, que ocorre devido ao crescimento em um ambiente com estímulos constantes.
Sua empresa de calibração de equipamentos de medição precisa saber que eles tendem a ser mais inventivos, questionadores e versáteis, buscando sempre interagir de alguma forma.
Dificuldade de concentração
Estímulos constantes podem ajudar no desenvolvimento de diversas habilidades, como a fala ou a capacidade multitarefas.
No entanto, eles também podem prejudicar a atenção e a paciência. A dificuldade de concentração e o imediatismo são características dessa nova geração.
O compromisso das marcas com a nova geração
A nova geração tem levado cada vez mais questões sociais e globais para o radar de discussão das marcas, influenciando as empresas a fazerem o seu melhor para se conectar com esses futuros consumidores.
Grandes empresas apontam que suas companhias entendem e buscam estar em sintonia com essa geração pré-adolescente.
Essa parcela dos consumidores está definindo a agenda e o futuro dos negócios. As empresas precisam se alinhar às causas sociais e a importância da autenticidade.
Não existem dúvidas que essa geração de consumidores querem ter uma opinião sobre as marcas e os produtos que estão usando, como máquinas de café para alugar.
Mas há uma percepção de que a geração alpha está levando esse imperativo co-criativo a outros patamares.
A história nos ensina que as marcas devem ficar de olho tanto em como os jovens transformam e dão um novo significado ao consumo, quanto em como devem dialogar com seu público.
A geração alpha está cada vez mais impulsionando a audiência, influenciando decisões de compra e ditando transformações de negócios conforme entram no jogo do consumo.
Agora estão um pouco mais distantes das ruas, onde eclodiram tendências e comportamentos em outras épocas, mas com a tecnologia de um smartphone em suas mãos.
Sua empresa de manutenção de empilhadeiras precisa estar preparada para esse novo perfil de consumidor.
O que esperar da mudança de comportamento dessa geração?
Essa é uma geração que aprende fazendo e preza mais pela experiência do que pelo bem material. Também tem um senso de igualdade maior e está sempre conectada.
Dessa forma, seus hábitos de consumo são mais digitais, de forma que eles têm preferência para as experiências de compra proporcionadas pelas empresas.
Outro ponto que devemos citar é que os pais dessa geração são mais presentes, participando mais das tarefas de casa e da criação dos filhos, buscando sempre um tempo de qualidade com eles.
Isso gera uma referência diferenciada, especialmente no caso dos meninos, influenciando um comportamento mais igualitário e eliminando a divisão por gênero.
Sua empresa de projeto de engenharia deve saber que nada é coisa de menina ou de menino nessa geração.
Como as empresas podem se preparar para a nova geração?
As características das gerações afetam não apenas o comportamento, mas também os hábitos de consumo desses grupos. As marcas precisam estar atentas sobre as particularidades da geração que em breve será consumidora no mercado.
Eles contam com um perfil tecnológico, são preocupados com questões sociais e buscam por experiências. Os integrantes da geração alpha tendem a apresentar algumas preferências de consumo determinadas.
Uma delas é o uso das tecnologias e do ambiente virtual, algo natural para eles, assim como a prioridade de comprar com marcas mais sustentáveis, seguindo um comportamento comum da geração Z.
Visando se adaptar e começar a se preparar para esse novo público, alguns pontos devem ser priorizados pelas empresas, como:
- Neutralidade de gênero;
- Informações claras e rápidas;
- Criação de conteúdo interativo;
- Preferência para o conteúdo visual;
- Hábitos de consumo mais sustentáveis.
Esses são alguns dos aspectos cruciais que sua empresa de coleta de resíduos químicos deve se atentar.
Diferenças entre a geração alpha e as outras gerações
Cada geração é marcada por diversos acontecimentos que influenciam o contexto de vida das populações, podendo se tratar de acontecimentos políticos, sociais, culturais ou econômicos.
É partindo disso que é feita a divisão de gerações. Vamos entender as características de cada uma para compreender o comportamento desses grupos.
Baby boomers (geração X)
Depois da Segunda Guerra Mundial houve um grande aumento na natalidade, conhecido como “baby boom”. Desse movimento surgiu o termo “baby boomers”, descrevendo a geração X, nascida entre 1960 e 1980.
Essa geração acompanhou a chegada dos primeiros computadores e ficu marcada por questionarem valores e costumes da época, sempre lutando pelos seus direitos.
Outras características típicas incluem a preocupação em estabelecer uma carreira e a maior busca pela individualidade, sem abrir mão da convivência social.
Millennials (geração Y)
Os millennials são os nascidos entre 1980 e 1995, conhecidos também como geração Y. Eles acompanharam o desenvolvimento da tecnologia e a popularização da internet.
Eles apresentam algumas características moldadas por essa evolução tecnológica, como o imediatismo e o hábito de ser multitarefa.
Essa geração também é mais preocupada com o meio ambiente e com as causas sociais, buscando uma flexibilidade maior no trabalho, ao contrário dos baby boomers.
Geração Z
A geração Z engloba os nascidos entre 1996 e 2010. Eles já nasceram em um ambiente bastante tecnológico e conectado, por isso já são familiarizados com os dispositivos móveis.
Da mesma forma que os millennials, a geração Z também tem uma grande responsabilidade social e não se apegam a barreiras geográficas.
Estão sempre conectados, costumando ter um perfil criativo, inovador e mais colaborativo com os outros, como sua empresa de certificado de conclusão de obra deve saber.
Considerações finais
Atualmente estamos no mundo da geração alpha, que descreve os nascidos a partir de 2010 e as crianças que ainda vão nascer até 2025.
Esse grupo se caracteriza pela curiosidade, pela hiperconectividade e pela independência, além de serem mais questionadores e priorizarem a experiência.
Com esse perfil, as marcas precisam adaptar suas estratégias de vendas e marketing para atender esse novo público e manter a vantagem competitiva no mercado.
Isso pode ser feito com ações simples, como conteúdos interativos, o foco na experiência do cliente e a preferência por produções visuais.
Não sabemos ainda o que vem depois da geração alpha, mas é importante acompanhar o desenvolvimento desse novo público para entender seus hábitos de consumo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.