O outsourcing de SEO pode ser uma excelente opção para o seu negócio, garantindo que o seu conteúdo seja devidamente entregue e atraindo uma maior quantidade de visitantes para a sua página.
As empresas normalmente utilizam essa estratégia como forma de maximizar os seus resultados e economizar em seus investimentos, obtendo uma ótima relação de custo-benefício.
Com isso, desde uma empresa de consultoria de alimentos até uma loja de roupas podem utilizar estratégias que atraiam uma maior quantidade de clientes, contratando pessoas especializadas nesse serviço de marketing.
Continue lendo esse artigo e compreenda um pouco mais sobre o que é outsourcing de SEO, quais as suas vantagens e entre muitos outros fatores relacionados ao tema.
O que é outsourcing de SEO?
O termo outsourcing se refere ao conceito de terceirização, onde é basicamente uma prática empresarial que consiste em transferir tarefas, operações, trabalhos ou até mesmo processos para uma equipe que efetua trabalhos externos.
Dessa forma, a operação acontece ao contratar uma equipe terceirizada por um determinado período de tempo, em que os profissionais terceirizados devem atuar em prol dos objetivos da empresa.
Por exemplo, da mesma maneira que uma empresa pode contratar serviços de contabilidade para efetuar o imposto de renda do negócio uma vez por ano, uma organização também pode contratar serviços de SEO.
Essa estratégia acontece com a finalidade de otimizar as suas páginas no sistema de buscas do Google.
Normalmente, a contratação de uma equipe terceirizada, e não efetiva, acontece para que haja uma redução nos custos e ainda assim melhorar a eficiência das operações, por se tratar de um pessoal especializado.
Além disso, as funções a serem desempenhadas por eles podem ser efetuadas tanto presencialmente quanto de maneira remota, facilitando ainda mais o processo.
Assim, o outsourcing de SEO é o formato de trabalho onde uma empresa especializada contrata e desenvolve profissionais com o intuito deles trabalharem alocados na empresa que é contratante deste serviço, conseguindo assim desenvolver os serviços propostos.
Por exemplo, uma organização pode contratar uma equipe para efetuar uma instalação de persiana, uma vez que essa atividade não faz parte do seu objetivo principal e nem de seus conhecimentos e, assim, se obtém diversas vantagens através dessa contratação.
Com isso, os profissionais utilizam estratégias de SEO com o objetivo de melhorar a sua posição no ranqueamento do Google, proporcionando ótimos resultados ao seu negócio e melhorando consideravelmente o seu desempenho.
Estratégias de SEO
As estratégias de SEO atuam com objetivo de atrair uma maior quantidade de potenciais clientes, ou seja, leads, ao seu negócio, onde através de estratégias utilizadas em seus conteúdos, é possível obter uma melhor posição nas pesquisas do Google.
Por exemplo, ao pesquisar “cadeira odontológica olsen preço” no Google, existem algumas páginas que aparecem primeiro no seu navegador, sendo essas as mais visitadas pelos usuários por aparecerem primeiro.
Com isso, é possível obter melhores resultados no desempenho geral do seu negócio, atraindo uma maior quantidade de visitantes e, com isso, aumentando a sua taxa de conversão.
Qual é a importância do outsourcing de SEO?
Como todos sabem, principalmente depois da pandemia do coronavírus em 2020, as empresas precisam possuir um ambiente digital para a sua comercialização, a fim de acompanhar o mercado.
Entretanto, existem alguns fatores que as empresas podem possuir para que a contratação de um outsourcing de SEO seja extremamente benéfica para o negócio.
Um fator muito importante é a redução no custo através dessa contratação, onde uma empresa que apresenta alguma dificuldade financeira ou que busca reduzir um pouco em seus gastos pode optar por esse modelo de negócio.
Além disso, por se tratar de uma empresa especializada, existe uma maior qualificação na mão de obra, onde é possível obter melhores resultados por se tratar de uma equipe que possui profissionais que já possuem uma certa experiência e conhecimentos necessários.
Por exemplo, um fabricante de chocolate não precisa apenas de seus operadores para fabricar o produto, mas sim de diversos departamentos que auxiliam na sua confecção final.
Outro fator muito importante também é a contratação externa, uma vez que encontrar o profissional ideal para efetuar o processo de maneira interna pode muitas vezes não compensar.
Dessa forma, é muito mais assertivo optar por um modelo outsourcing, além disso, o SEO é uma atividade que é multidisciplinar, onde muitas vezes apenas um profissional não consegue dar conta e, com isso, contratar uma equipe completa pode ser uma boa alternativa.
Por exemplo, para conseguir desenvolver um sistema de automação comercial, é necessário uma série de fatores, onde não apenas programadores e especialistas na área de TI atuam, como também muitos outros profissionais, com diferentes conhecimentos.
Quais são os benefícios do outsourcing de SEO?
Como você pode perceber, existem muitos motivos para se contratar uma equipe interna para desenvolver as estratégias de SEO da sua empresa e, com isso, obter uma série de vantagens, onde dentre elas, podem-se citar:
- Profissionais atentos às mudanças de algoritmo e novas tecnologias;
- Rápida resposta às mudanças do mercado;
- Apoio multidisciplinar e qualificado;
- Estrutura mais enxuta;
- Melhor custo-benefício.
Essas são as principais vantagens de um modelo de negócio terceirizado em SEO, otimizando as suas páginas de pesquisa e atraindo uma maior quantidade de clientes à sua empresa.
Como funciona?
Existem diversas buscas que são efetuadas no Google diariamente e, atrás de cada uma delas e de cada palavra-chave utilizada existe uma pessoa diferente e uma intenção.
Dessa forma, ao utilizar as estratégias de SEO, o comportamento do consumidor é sempre o ponto de partida para o seu desenvolvimento.
Com isso, a cada intenção por trás de uma pesquisa do internauta, existe uma resposta que pode solucionar um problema do usuário, passar uma informação que ele precisa muito e entre outros elementos.
Por exemplo, ao pesquisar “balança digital 300kg”, o internauta pode estar em busca do melhor produto possível para adquirir e com bons preços ou então, descobrir como ela foi desenvolvida e entre outros, onde o Google deve sanar todas essas questões.
Assim, para conseguir identificar esse comportamento e necessidade do usuário, deve ser iniciado um projeto com algumas etapas que devem ser seguidas, com o objetivo de alcançar o melhor resultado, orientando todo o processo.
Planejamento
O primeiro passo são as pesquisas, onde deve ser efetuado um diagnóstico de presença orgânica, sendo esse um estudo de mercado orientado a resultados de busca orgânica.
Dessa forma, é realizado um levantamento bem robusto de dados, construída uma matriz SWOT, com os pontos fortes e fracos do negócio e as oportunidades e ameaças do mercado.
Além disso, também é realizada uma definição de metas, com o intuito de definir a linha de sucesso do projeto.
Por exemplo, se existe a necessidade de vender uma determinada quantidade de produtos para crescer barba no mês, então essa meta deve ser alcançada através das estratégias que forem adotadas.
Tecnologia
Também deve ser realizada uma auditoria técnica completa, em que é possível resolver qualquer problema técnico que possa estar impedindo o robô do Google de encontrar ou de compreender o seu conteúdo.
Conteúdo
Depois dessas etapas, basta definir as estratégias de conteúdo, sendo orientado pelo briefing do cliente e realizando muita pesquisa para definir as palavras-chave ideais que devem ser utilizadas no conteúdo como forma do texto ser encontrado mais rapidamente depois.
Outro ponto importante é definir as páginas que devem ser efetuadas primeiro e qual é a ordem de prioridade, conseguindo desenvolver o site como um todo durante todo o processo.
Resultados
Por fim, é necessário utilizar algumas ferramentas de KPI, com o intuito de avaliar o desempenho do projeto e, assim, conseguir alcançar os melhores resultados possíveis.
Dessa forma, você consegue identificar os pontos que estão se sobressaindo e aqueles que devem ser melhorados.
Após todas essas etapas, uma reunião estratégica possui a capacidade de avaliar todos os fatores levantados, com o objetivo central de melhorar o planejamento e o processo de aplicação nas páginas do cliente.
Para quem se aplica o outsourcing de SEO?
O outsourcing de SEO se aplica, principalmente, para as agências digitais, onde existe o atendimento de mais de uma cliente ao mesmo tempo, ocorrendo simultaneamente.
Além disso, esse formato de trabalho também pode ser muito indicado para os grupos empresariais que possuam mais de uma operação em paralelo.
Com isso, é possível obter todos os benefícios que são proporcionados por uma equipe especializada em estratégias de SEO, aplicando as táticas em seu site e obtendo melhores resultados.
O ambiente digital é fundamental em qualquer empresa hoje em dia, onde, com o avanço da tecnologia, é muito importante conseguir se sobressair da concorrência e atrair a maior quantidade de usuários possível, a fim de aumentar as suas conversões.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.