Para que um negócio consiga ter uma boa performance no mercado, é necessário trabalhar com uma série de estratégias que podem levar a conquista de um melhor desempenho, sendo possível falar sobre o marketing no Brasil e sua importância no meio comercial.
O mercado brasileiro conta com algo especial, sendo possível destacar a criatividade das campanhas realizadas pelas marcas, com essa sendo uma meta sempre a ser batida, de forma a garantir com que um negócio consiga obter a melhor visualização possível.
Tal realidade sempre esteve presente no país, contudo, nos últimos anos isso passou a se tratar de algo cuja importância vem se tornando ainda maior, muito disso graças à alta variedade de concorrentes que podem ser encontrados dentro de cada tipo de mercado.
Essa alta pluralidade de mercado é bastante positiva para o público, fazendo com quem trabalha na área de construção contar com um grande número de opções sempre que procura por canaleta pvc 50×50, encontrando marcas que o melhor satisfaçam.
O ponto a ser levantado aqui é não apenas sobre como uma boa estratégia de mercado é capaz de aumentar a performance de um negócio, mas também sobre como ela se mostra necessária, para que um empreendimento consiga superar seus concorrentes no mercado.
E isso se trata de algo que pode se associar aos mais variados tipos de negócios, tanto para quem trabalha para agradar o consumidor final, como também para quem fornece seus serviços para a indústria, lidando então com um perfil diferente de público a ser apontado.
Isso pode ser importante então para que sempre que alguém busque por cobertura metálica preço, seja na posição de um cliente comum ou de uma empresa à procura de serviços, a melhor opção de mercado possa vir a ser destaque frente a esses públicos.
Tudo isso faz com que uma empresa tenha que conhecer bastante o cenário ao seu redor, de forma a adotar as melhores estratégias de negócio, o que pode incluir também quais são os indicadores a serem analisados para melhor entender a realidade da sua companhia.
Essa é uma realidade importante para os mais diversos tipos de empreendimentos, o que inclui também as empresas de perfil B2B, sendo importante compreender um pouco melhor esse conceito para saber se ele se adequa ao seu negócio, em busca de melhor gerí-lo.
E ao falar de uma boa administração, é importante conhecer sobre como o marketing é capaz de ajudar o seu negócio, assim como quais são os índices a serem analisados, já que a sua função dentro do mercado é capaz de relevar o sucesso de um projeto.
KPIs importantes para o mercado B2B
Antes de tudo é preciso explicar alguns conceitos importantes para quem busca se destacar dentro do cenário empresarial, a começar pela definição de KPIs, sigla para Key Performance Indicators, ou seja, os Indicadores-chave de Performance.
São eles os elementos capazes de apontar a algum tipo de cenário ou informação que possa vir a ser importante para a gestão de um negócio, sendo possível dar destaque a alguns em específicos dentro do mercado B2B, entre eles:
- CPA;
- CLV;
- MQL;
- SQL;
- ROI.
Antes de explicar cada sigla dessa e sua relação com o marketing, é preciso entender melhor ao que se refere um negócio B2B, tratando-se então de uma empresa Business to Business, ou seja, um negócio que trabalha para vender diretamente para outro negócio.
Um exemplo disso pode ser um fornecedor de esteira transportadora industrial para as fábricas, cuja visão diferente de público faz com que alguns indicadores específicos de marketing tenham que ser vistos para indicar sua performance, sendo alguns eles:
CPA – Custo por Aquisição
Aponta para os custos que um negócio tem para garantir com que o seu público realize alguma ação em específico, destacando-se a compra de um produto ou contratação de um serviço, o que envolve, por exemplo, os gastos com publicidade dentro da internet.
CLV – Customer Lifetime Value
Esse cálculo aponta para o valor de um cliente dentro de todo o seu tempo de proximidade com uma empresa, podendo ser o caso de uma companhia que atua com terceirização de cosméticos, com o tempo de contrato de um cliente pode ser visto em tempo total de lucro.
MQL e SQL – Marketing e Sales Qualified Lead
Esses valores apontam para a situação de um lead, ou seja, um cliente em potencial. Tal indivíduo pode estar qualificado para o marketing (MQL), sendo preciso trabalhar a imagem de um negócio, ou já para a venda (SQL), onde é feita a oferta de um produto ou serviço.
ROI – Return over Investiment
Associado ao retorno de um investimento, no caso a quantidade de lucro que um negócio pode alcançar, como quem faz laudo hidrogeológico dentro do setor industrial, o ROI é um dos indicativos mais importante de um negócio, pois aponta o seu sucesso.
Quanto maior for o ROI dessa empresa, melhor pode ser o seu rendimento no mercado, com tal cálculo sendo feito a partir da relação de lucros com todos os investimentos de uma empresa, sendo necessário incluir também suas ações de publicidade, por exemplo.
O mesmo pode ser dito em relação às suas atividades de marketing, com esse sendo um investimento bastante importante em cima das ações das empresas B2B, tratando-se de algo que possa vir a dar um maior destaque para quem trabalha com filtro para piscina.
A grande dificuldade nesse sentido pode ser em como realizar esse tipo de análise, levando em conta a situação diferente de cada tipo de empresa, ainda mais quando olhamos para o cenário do B2B, que normalmente trabalha com um ambiente muito mais específico.
Diante disso, algumas ações específicas precisam ser tomadas, para que assim seja possível entender melhor sobre a performance de marketing de um negócio que faça parte desse cenário de empresa com empresa.
Medindo o ROI de uma campanha de marketing no B2B
Para que seja possível realizar a melhor medição sobre os resultados de marketing sobre um negócio B2B algumas análises específicas devem então ser adotadas, sendo possível destacar entre elas:
A compreensão de uma empresa e seus produtos
Cada companhia lida com um perfil diferente de mercadorias e serviços, com isso se expandindo também para o público ao qual um negócio pode estar em busca de atingir, sendo importante estudar todo esse cenário para saber sobre como lidar com ele.
Entender melhor sobre a demanda existente de estante para estoque ou qualquer outro tipo de produto pode fazer com que as ações de quem fornece essa mercadoria sejam melhor gerenciadas, conquistando e compreendendo o sucesso de suas atividades.
Uso de ferramentas de dados
O avanço tecnológico vem se mostrando bastante relevante tanto ao público como ao mercado, sendo possível destacar também a sua utilidade quando falamos sobre o ato de analisar a sua real performance, existindo ferramentas que trabalham justamente com isso.
Esse acaba sendo o caso dos diferentes programas de análises, que ao verificarem os dados de um negócio e do seu público, podem melhor medir o desempenho de uma campanha de marketing, sabendo como melhor se programar para ações futuras.
Definição dos indicadores de importância
Conforme foi apontado antes, diversos são os índices de performance que podem ser adotados junto ao marketing, como é o caso do ROI. Agora, para entender melhor sobre esse retorno de investimento, é válido também trabalhar com outros indicadores.
Cada negócio pode se beneficiar de um indicador diferente, com esses componentes podendo apresentar informações de valor para uma empresa, tal como uma etiqueta de composição têxtil que apresenta os componentes disponíveis em uma peça de roupa.
Realização de testes A/B
Ao se trabalhar com uma campanha de marketing, é importante analisar seu desempenho, até mesmo para não repetir possíveis erros que podem custar a performance de uma empresa B2B.
Para se evitar isso, é indicado trabalhar então com diferentes versões de campanha, adotando uma estratégia de teste A/B, colocando em circulação versões diferentes de um anúncio, mantendo no ar aquele que tenha conquistado uma maior visualização.
Foco ao longo prazo
Por fim, é importante adotar uma nova percepção de mercado, principalmente no cenário B2B, no qual é necessário pensar na performance de um negócio a longo prazo, olhando não só para o seu lucro atual, mas como tais números podem se manter e crescer.
Ao olhar para essas ações, é possível garantir a melhor performance possível para um negócio, sabendo então como o setor empresarial lida com um perfil diferente de negócio, mas que precisa da mesma atenção do marketing para se chegar a um bom retorno.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.