A utilização da inteligência artificial traz benefícios significativos tanto para a experiência do cliente quanto para a empresa.
Por um lado, ela permite um atendimento de qualidade e humanizado, com soluções rápidas e eficientes. Por outro, ajuda a empresa a operar com mais eficiência e reduzir custos.
A tecnologia de automação inteligente revoluciona a coleta, análise e uso de dados, permitindo que as empresas obtenham insights valiosos e tomem decisões informadas.
Além disso, a inteligência artificial é capaz de compreender a linguagem humana e atuar como um agente humano, respondendo às solicitações dos clientes por meio de comandos de voz.
Ao centralizar as operações de atendimento em torno da inteligência artificial, os agentes da empresa podem ser capacitados para lidar com interações mais complexas que exigem insights e análises.
Isso não apenas melhora a qualidade do atendimento, mas também ajuda a gerenciar a carga de trabalho e rotear interações de forma mais eficiente, tornando a experiência do cliente mais ágil e personalizada.
Como resultado, a empresa pode reduzir custos e evitar a necessidade de novas contratações.
O que é experiência do cliente?
A experiência do consumidor com uma empresa é formada pelas interações que ele tem e pelo seu sentimento em relação a ela.
Se essas interações são satisfatórias e superam as expectativas, como uma máquina de manutenção de empilhadeiras elétricas, as chances de retenção e fidelização aumentam consideravelmente, além da possibilidade de indicações positivas que constroem uma imagem positiva no mercado.
Para garantir a satisfação do cliente, surgiu uma nova prática chamada Customer Success, amplamente utilizada em startups. Essa prática busca garantir que todos os clientes atinjam os melhores resultados ao utilizar os produtos e serviços oferecidos pela empresa.
O Customer Success não se limita a fornecer um bom suporte, mas também busca identificar e antecipar problemas.
O foco está sempre em alcançar resultados reais e, mesmo que o cliente já esteja satisfeito, permitir que ele alcance ainda mais sucesso, superando suas próprias expectativas.
Importância da experiência do cliente
Todos nós já fomos consumidores e clientes em algum momento.
Certamente você conhece alguém que deixou de comprar um produto de determinada marca ou loja ou de adquirir um serviço, como um curso de nr10 e nr35 devido a uma experiência ruim. Isso é algo comum que muitas pessoas já passaram.
É por isso que é fundamental entender a importância da experiência do cliente, ou “customer experience”, como é chamada atualmente. Seja você um empreendedor, gestor ou colaborador, oferecer um atendimento de qualidade deve fazer parte da rotina da empresa.
É fundamental direcionar esforços para atrair potenciais clientes para um negócio, pois essa é a estratégia que garante o crescimento da empresa. No entanto, tão importante quanto isso é proporcionar uma experiência diferenciada para o público-alvo.
Além disso, é importante lembrar que conquistar um novo cliente é mais caro do que reter um cliente antigo.
Pense que você seja dono de uma fábrica de chocolate fino. Você quer ter sempre mais clientes e quer que a sua carteira esteja sempre atualizada com novas pessoas todos os dias.
Nesse contexto, não se pode esquecer dos clientes inativos. Resgatar esses consumidores é um dos pontos fundamentais.
Qual é o objetivo da Inteligência artificial?
O objetivo inicial dos estudos sobre a Inteligência Artificial (IA) remonta ao Teste Turing, que buscava criar uma máquina capaz de imitar e mapear o comportamento humano.
O objetivo central da IA é simular o comportamento e a inteligência humana, sem depender da presença humana. Ao longo do tempo, os estudos em IA têm aprimorado a capacidade das máquinas em aprender com dados e até mesmo tomar decisões, a partir do uso de algoritmos.
É através desses algoritmos que os dados são analisados e transformados em ações.
A utilização da inteligência artificial já foi amplamente comprovada e está presente em diversos setores, desde a realidade virtual até a medicina, educação e marketing.
Independentemente do ramo de atuação da sua empresa, a implementação da IA pode aproximá-lo ainda mais dos seus potenciais clientes, resultando em uma maior proximidade com o seu público-alvo.
Imagine, por exemplo, que uma empresa que fabrica climatizador para galpão pode produzir a mais se tiver muitos dados e alguns processos realizados por IA.
Como a inteligência artificial pode transformar a experiência do cliente?
Nos últimos tempos, a inteligência artificial (IA) tem sido apontada como uma das tecnologias mais disruptivas.
Seu potencial transformador se estende por diversas áreas, da saúde à indústria, permitindo:
- Aumento na eficiência;
- Redução de custos;
- Melhoria da qualidade de produtos e serviços;
- Entre diversos outros benefícios.
Uma das áreas em que a IA pode causar um grande impacto é no atendimento ao cliente, trazendo uma transformação significativa na experiência do consumidor, e ajudando a identificar, por exemplo, uma pessoa interessada em locação de geradores a diesel facilmente.
Existem diversas maneiras em que a inteligência artificial (IA) pode aprimorar a experiência do cliente. Por exemplo, é possível utilizar a IA para fornecer suporte em tempo real, oferecendo sugestões de produtos, soluções para problemas e outras informações relevantes ao cliente.
Atendimento ao cliente
Com a inteligência artificial (IA), as empresas são capazes de fornecer atendimento ao cliente ininterrupto, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Imagine que você esteja procurando uma empresa para fazer o seus móveis planejados e quer informações rápidas sobre o serviço.
Os clientes podem obter respostas para suas perguntas e soluções para seus problemas a qualquer hora do dia, aumentando a conveniência e melhorando a satisfação geral.
Além disso, a IA pode ser utilizada para automatizar o atendimento ao cliente, permitindo que as empresas lidem com um grande volume de consultas e solicitações sem sobrecarregar sua equipe.
Fim do tempo de espera
Com o uso de sistemas baseados em soluções de Inteligência Artificial, as longas e entediantes filas de espera em serviços de atendimento ao cliente estão sendo eliminadas, assim como os frustrantes e entediantes fluxos ou processos associados ao antigo modelo de serviço.
Com isso, a capacidade de atendimento torna-se ilimitada, em tempo real e todos os dias do ano. Além disso, a criação de empatia com o usuário e a melhoria na satisfação do cliente têm se mostrado fatores-chave para a fidelização do cliente.
Isso faz com que o foco agora esteja na criação de experiências excepcionais para o usuário em vez de simplesmente cumprir processos estabelecidos.
Análise de dados mais completa e integrada
Com o suporte das soluções de IA, as empresas agora são capazes de lidar com uma quantidade crescente de tráfego de dados sem comprometer a velocidade do sistema.
Imagine que você seja o responsável pela recuperação de áreas degradadas pela mineração. Os dados podem te ajudar a melhorar cada vez mais a sua produtividade.
Através da utilização e distribuição do conhecimento das empresas, bem como das informações recebidas de seus clientes.
Combinando essas informações com a capacidade de se integrar facilmente a qualquer sistema de terceiros ou CRM interno, as empresas podem atender às necessidades dos clientes de forma mais simples, prática e com um custo reduzido, aproveitando ao máximo todos os recursos disponíveis.
Automação
Um dos maiores benefícios imediatos para um contact center que adota a IA é a automatização de processos, informações, perguntas e transações frequentes.
Isso permite a redução significativa dos custos operacionais, além de aumentar a quantidade de vendas, a produtividade e a capacidade de resolução de problemas em tempo real.
Conclusão
Uma gestão eficiente da experiência do cliente requer estratégias que envolvam ciência de dados e inteligência artificial para agilizar a análise de dados e a tomada de decisões.
E cada vez mais setores estão se adaptando para aplicar a IA, até mesmo uma empresa de esculturas metálicas. Oferecer uma experiência agradável e eficiente aos clientes, desde a captação até o pós-venda, vai além de apenas ter uma boa estratégia de aquisição.
É essencial monitorar dados e KPIs para medir a eficácia da estratégia de aquisição. Com a ajuda da IA, é possível monitorar resultados em tempo real, identificar lacunas com rapidez e tomar decisões ágeis e embasadas em dados para aprimorar as ações ou solucionar problemas.
Há muitas vantagens em adotar essa tecnologia em sua empresa. Uma vantagem crucial é que o uso de chatbots permite que sua equipe de atendimento se concentre em casos mais complexos quando necessário.
As oportunidades de aprimorar a experiência do cliente com o uso da Inteligência Artificial são numerosas, abrangendo tanto as estratégias de vendas quanto a gestão de marcas, e podem ter um impacto real na lucratividade.
No entanto, qualquer progresso que possa ser alcançado com essa tecnologia depende do uso consciente e, acima de tudo, especializado das ferramentas disponíveis.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.