Início de ano e hora de rever as métricas do seu marketing digital. Saiba como fazer essa análise!


Quando temos um negócio na internet, devemos estar atento às métricas, principalmente, quando o assunto é o marketing digital, é fundamental traçar novas estratégias. Por isso, listamos algumas formas de como fazer esta análise, afinal de contas, um novo ano está chegando.

Estar de olho nas métricas do seu marketing digital é fundamental para a saúde da sua empresa, já que é o resultado analisado que ajudarão a entender se as estratégias estão corretas ou se é necessário fazer alterações, por exemplo.

Porém, no dia a dia, algumas empresas acabam deixando este ponto de lado. Com a chegada de um novo ano, é essencial que os empreendedores online comecem a rever as métricas do seu marketing digital. Não sabe por onde começar? Nós vamos te ajudar!

Como fazer uma análise das métricas de marketing digital?

Antes de te ajudar com os passos que precisam ser dados para fazer uma reavaliação das suas métricas do seu marketing digital, é importante entender que elas são essenciais para a saúde do seu negócio na internet.

Mesmo que você tenha um negócio virtual lucrativo, se não tiver olho no resultado do marketing, poderá ter feito um esforço em vão. Portanto, fique de olho em algumas dicas que daremos abaixo.

1 – Público do site

Uma das principais métricas é entender quem realmente acessa a sua plataforma. Desta forma, será muito mais fácil criar estratégias de marketing e até mesmo construir os destaques da home page da loja virtual, por exemplo.

Por isso, entenda os dados demográficos (sexo, faixa etária, classe social, dentre outros) e veja quais são os seus principais interesses, de acordo com os conteúdos que navega na internet. Além disso, entenda de qual região você tem mais acesso. Isso pode te ajudar a focar na divulgação de promoções, por exemplo, com postagem segmentada nas redes sociais nas localidades onde você tem mais acesso.

2 – Avaliação das redes sociais

As redes sociais são as plataformas mais importantes, atualmente, para o marketing digital. Uma boa postagem do seu negócio online no Instagram, por exemplo, pode render muitos frutos.

Então, não deixe de ficar de olho no resultado que elas podem trazer para sua empresa. Avalie qual foram os posts que renderam mais tráfego para o seu site, os principais comentários, dentre outros pontos.

E, por falar em comentários, é essencial você ter esta “troca” com os seus clientes. Isso traz mais proximidade e os usuários gostam de marcas que estão próximas a eles, consequentemente, aumentando a retenção e a fidelidade de seus consumidores.

Outra avaliação que pode ser feita é no crescimento de seguidores da página do seu negócio online e como anda o engajamento das publicações (curtidas, comentários e cliques).

3 – Métrica do negócio na internet

Independente de qual o segmento do seu negócio online, é essencial que você entenda as razões do investimento que será feito no marketing digital. Desta forma, será mais fácil de dar o passo e, depois, fazer a análise do resultado.

Claro, que quando falamos em resultado de um e-commerce, estamos focados em vendas. Porém, existem diversas métricas que também podem ser avaliadas neste caso como, por exemplo, o ticket médio dos clientes, quantas vezes o consumidor voltou para comprar na sua loja virtual, dentre outros.

Uma pergunta que pode ajudar bastante a entender as métricas certas a serem avaliadas é “qual é objetivo do seu negócio online?” Se além de conversão de vendas, for deixar a sua marca famosa, será necessário criar estratégias de marketing digital focada em produtos e no institucional da empresa, por exemplo.

Além disso, é essencial entender de que o sucesso de um negócio na internet depende de diversos fatores, incluindo, preços das mercadorias (a empresa precisa ser competitiva entre os seus principais concorrentes), como será feito o retorno do investimento, e outros pontos que precisam ser colocados no papel para ajudar na revisão das métricas do seu marketing digital, principalmente, no início do ano.