Fez compras online na Semana do Consumidor? Saiba quais são seus direitos


À medida que nos despedimos de uma semana repleta de promoções e descontos, é importante lembrar que os consumidores têm direitos que devem ser protegidos independentemente das ofertas tentadoras. De acordo com uma pesquisa realizada pela Méliuz, uma empresa de cashback e pagamentos, 47,3% dos brasileiros planejavam fazer uma compra na Semana do Consumidor, que ocorreu entre os dias 12 e 15 de março.

Alice Carneiro de Castro, advogada especializada em Direito do Consumidor, que presta serviços pelo GetNinjas, o maior aplicativo para contratação de serviços do Brasil, destaca 4 direitos básicos do consumidor. “Segundo o Código de Defesa do Consumidor, é direito fundamental do consumidor que as informações sobre produtos ou serviços sejam fornecidas de forma clara e precisa, incluindo a especificação adequada de quantidade, características, composição e preço. O descumprimento pode ser considerado como publicidade enganosa,” explica Alice.

O que você precisa saber sobre suas compras na internet

1. Informação clara e completa: Os consumidores têm o direito de receber informações claras e precisas sobre os produtos ou serviços que estão adquirindo. Isso inclui detalhes sobre características, preços, formas de pagamento, prazos de entrega e políticas de devolução.

2. Direito ao arrependimento de compra: Em compras online, o consumidor tem o direito de se arrepender da compra dentro do prazo de sete dias a partir do recebimento do produto, sem necessidade de justificativa. Além disso, a devolução do item a empresa é obrigada a realizar devolução integral do valor pago.

3. Direito à troca e devolução: Em caso de produtos com defeito ou que não atendam às expectativas do consumidor, o cliente pode solicitar a troca ou devolução do produto, com reembolso integral do valor pago e, em alguns casos, ressarcimento de despesas adicionais.

4. Direito à entrega do produto: O consumidor tem o direito de receber o produto conforme o prazo de entrega informado pelo vendedor. Caso haja atraso na entrega, o consumidor pode exigir o cumprimento do prazo ou cancelar a compra com reembolso integral.

No GetNinjas, é possível encontrar mais de 500 tipos de serviços, como advogados, contadores, consultor pessoal e entre outros que são oferecidos por mais de 5 milhões de profissionais cadastrados na plataforma. Para mais informações sobre a contratação de serviços, baixe o aplicativo “GetNinjas: Clientes” e faça seu cadastro. Em seguida, é só escolher o tipo de serviço que deseja, e contar mais detalhes sobre a solicitação. Ao concluir o pedido, é possível acompanhar o status da solicitação em tempo real enquanto aguarda o contato de até quatro profissionais para realizar a negociação e escolher qual deles pode atender melhor a demanda.

Sobre o GetNinjas

Disponível nas plataformas digitais – Android, iOS e web, o GetNinjas é um aplicativo de serviços que conecta profissionais a potenciais clientes em todo o Brasil, listado no Novo Mercado da B3 (NINJ3). A companhia foi listada no ranking 1000 Maiores Empresas do Brasil pela IstoÉ Dinheiro em 2022 e venceu o Prêmio Consumidor Moderno, no segmento Serviços de Tecnologia 2022 e 2023. Além disso, foi listada no ranking inédito Negócios em Expansão da revista Exame e reeleita Top10 em Economia Colaborativa pelo iBest 2022. Em 2021, a empresa foi listada pela Exame Maiores e Melhores 2021 no Setor de Tecnologia, venceu o Prêmio Reclame AQUI na categoria Classificados – Serviços Gerais por dois anos consecutivos (2021/2022) e foi eleita Top3 do iBest 2021. Possui mais de 500 tipos de serviços disponíveis em todo o território brasileiro, que são realizados por 5 ,1 milhões de profissionais cadastrados em diversas áreas, como reformas, assistência técnica, moda e beleza, serviços domésticos, aulas e eventos, que atendem de forma presencial e remota. O GetNinjas foi fundado em 2011 e tem como CEO Leonardo Meneses à frente das operações.

Fonte: Tamer Comunicação Empresarial