Durante a quarentena muitas são as preocupações das pessoas com educação à distância, emprego, home office, saúde financeira familiar, entre muitos outros. Mas nem só desses temas se ocupam os brasileiros em isolamento social e o tempo livre é aproveitado também para colocar séries e filme em dia e passar muito tempo nas redes sociais.
Se antes do isolamento social o Tik Tok já estava viralizando no Brasil, com esse momento de descoberta de novas redes ele se tornou a grande sensação e querido no mundo da internet.
Mesmo que você não tenha um Tik Tok, certamente você já assistiu algum vídeo produzido nessa plataforma que foi compartilhado no Instagram, Facebook ou Whatsapp, não é mesmo? Os vídeos curtos e cheios de efeitos, danças e dublagem ganharam muitos fãs e estão fazendo grande sucesso no Brasil. Vamos falar um pouco mais sobre ele?
O fenômeno Tik Tok
O Tik Tok surgiu em 2016, na China, quando uma empresa desenvolveu um aplicativo que serviria como uma plataforma de divulgação de micro vídeos. Em 2017, o Tik Tok fez a compra e junção com o aplicativo Musical.ly, que já era conhecido pelos seus vídeos musicais.
Com a união, o aplicativo passou a ter ferramentas de edição e filtros com músicas, ampliando o funcionamento do aplicativo e conquistando diversos nichos e usuários. Em 2018, o Tik Tok já tinha recordes de instalações mensais e já fazia muito sucessos nos Estados Unidos.
Presente no Brasil há alguns anos, mais do que nunca o Tik Tok tem sido descoberto pelos brasileiros e é cada vez mais baixado e utilizado por diferentes públicos. Mais do que apenas um aplicativo de dublagem, música e efeitos, o Tik Tok se tornou uma rede social, afinal, promove encontros e conversas de diversos usuários em seu ambiente.
Como funciona o Tik Tok?
Os usuários dessa rede social podem criar e editar vídeos, adicionar trilhas sonoras e compartilhar com seus seguidores. É uma plataforma focada na produção de vídeos curtos, entre 15 e 60 segundos, e que estimulam a criatividade das pessoas por meio de apresentações e desafios em vídeo.
Mais do que apenas criar conteúdos musicais, o Tik Tok tem se popularizado por seu apelo humorístico e, graças a facilidade dos usuários criarem vídeos mesmo sem saberem muito sobre edições, eles viralizam rapidamente e caem no gosto dos públicos.
As dublagens também fazem grande sucesso e muitos são os vídeos com cenas marcantes, animais e seus donos e criação e montagens de cenários. Além disso, os desafios de perguntas, musicais, de dança, individuais ou em grupo são grandes conquistadores de usuários.
Na rede social é possível segmentar vídeos por meio de hashtags, há possibilidade de enviar e receber mensagens diretas, fazer gifs, participar de diferentes desafios com outros usuários e receber conteúdo segmentado de acordo com suas preferências.
O Tik Tok tem grande poder de inteligência artificial e assim como diversas outras redes, analisa os gostos e formas de utilização dos usuários para disponibilizar conteúdos específicos a partir de suas interações, deixando os usuários presos aos eternos vídeos disponíveis na rede.
Muitos já são os usuários que estão aproveitando bem a nova rede, os chamados musers, que profissionalizam seus vídeos, criam legião de seguidores e, assim como em outras redes sociais, promovem marcas e monetizam seus conteúdos.
Graças aos musers e seu poder de interação, muitas empresas já perceberam o poder dessa rede social e passam a fazer parte da rede oferecendo conteúdos segmentados e específicos para seu público por meio dos influenciadores digitais.
Tik Tok e monetização
No aplicativo é possível usar moedas virtuais, que são compradas com dinheiro real, para trocar por emojis, diamantes e presentear influenciadores durante as lives realizadas pelo aplicativo.
E, além do uso para entretenimento, muitos usuários já têm utilizado o Tik Tok como forma de monetização, mesmo não sendo influenciadores digitais. O aplicativo conta com a campanha Tik Bônus, em que os usuários ganham dinheiro divulgando a rede social e assistindo vídeos na plataforma.
O sistema de recompensas funciona através de convites para novos usuários e cumprimento de metas diárias propostas pelo Tik Tok. Dessa forma, mesmo que não sejam altas quantias como ganham os influenciadores, qualquer pessoa pode ganhar através do aplicativo.
O conteúdo rápido, com pegada humorística e simples do aplicativo explica seu poder de viralização e fenômeno. Você já está presente nessa rede social? Aproveite que agora você sabe um pouco mais sobre ela e passe seu tempo livre conferindo os vídeos e desafios disponíveis!
Fonte: Red Ventures