Sabe quando você quer comprar uma televisão nova e pesquisa os preços na internet antes de ir na loja ou quando você faz seu pedido de fast food pelo aplicativo ou totem de autoatendimento? Nesses momentos, você está consumindo no varejo digital, utilizando as novas tecnologias para melhorar as experiências de compra.
Talvez ninguém tenha parado para pensar nisso, mas já estamos vivendo a terceira era do varejo digital. Primeiro, presenciamos a replicação das lojas físicas para o ambiente digital. Depois, veio a era dos marketplaces – os shopping centers virtuais. E, agora, vivemos a terceira onda, a da experiência unificada, em que o consumidor acessa diferentes canais para escolher um produto, o que podemos chamar de omnichannel, sinônimo de múltiplos, diversos, vários canais de relacionamento com o cliente.
É importante ressaltar que não se trata da extinção do varejo tradicional, mas da realização de vendas com a participação conjunta de pontos de venda físicos e digitais. O resultado disso? Um novo conceito de loja física e de varejo, em que o cliente é conduzido a vivenciar novas experiências de consumo, a loja física funciona como um conector de estoques ou ponto de retirada, ou ainda a chamada prateleira infinita, quando incluiu os produtos de outras filiais, franquias e até mesmo de outras empresas.
Para ter sucesso, é necessário ter um Gestor de Varejo Digital, um profissional que domine novas ferramentas para aumentar o poder de conexão com o cliente, seja físico ou virtual. O importante é proporcionar ao cliente a melhor experiência de consumo possível, afinal de contas, vontade de comprar também passa.
Diante deste novo cenário, se você quer se tornar um gestor de sucesso na área de vendas no varejo, tanto de lojas físicas como virtuais, é essencial que desenvolva talentos criativos, inovadores e tecnológicos para atuar junto a este novo e exigente consumidor. Isto inclui conhecimentos novos como o Neuromarketing, o comportamento do consumidor na era digital, estratégias de marketing de relacionamento, operação multicanal – omnichannel, operações em plataformas de e-business e e-commerce, isto sem deixar de lado o marketing digital e sites de alta performance.
Neste contexto, surgem duas possibilidades de atuação para os novos profissionais de vendas: o Gestor de Varejo Digital e o Consultor de Varejo Digital.
Se a transformação digital já está em curso e as empresas estão à procura deste novo profissional de mercado, sairão na frente aqueles que mais rapidamente buscarem uma formação na área. Vendedores, coordenadores, supervisores, gerentes e diretores comerciais das empresas serão chamados a transformar seus modelos de negócios para o digital.
Seja gerindo o processo dentro de suas organizações ou atuando como consultor de outras organizações comerciais, este é o momento para investir em sua carreira profissional. Este conselho, serve para iniciantes e para profissionais de renome e tradição no mercado, o mundo está “mudado”, talvez seja a sua vez de ser o agente de transformação digital.
Autor: Elton Ivan Schneider é diretor da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios do Centro Universitário Internacional Uninter
Fonte: Página 1 Comunicação