Quer alcançar o seu público alvo? Entre as estratégias que funcionam, investir nos melhores canais de comunicação está entre as de retorno certo. Saiba mais!
Ter visibilidade e presença é essencial para manter e conquistar novos clientes. Além disso, o contato com o cliente faz parte de praticamente todas as etapas de vendas, desde a divulgação até o suporte prestado depois da aquisição do produto ou serviço por parte do consumidor.
Por isso, ter um bom planejamento de comunicação como parte da estratégia de marketing é decisivo para negócios de todas as áreas. A quantidade de opções e metodologias à disposição dos empreendimentos podem deixar qualquer um perdido quanto à seleção da melhor maneira e melhor meio para conversar com o público.
Por isso, reunimos informações e as melhores dicas para acertar na escolha. Confira!
O que é importante saber?
Em primeiro lugar é importante considerar o contexto do seu negócio, conhecer o perfil e as preferências do público e identificar a razão da comunicação. Esta análise inicial é uma parte muito importante para que a comunicação tenha sucesso porque:
1. Uma marca precisa estar onde o consumidor de seu produto está. Não adianta ter uma estratégia de comunicação impecável se ela não alcança quem deve alcançar.
2. Analisar o segmento, o mercado e as tendências da área de atuação da empresa, dá respostas importantes sobre como o público chega a ela, como se comporta e o que tende a esperar dela.
3. Cada estágio em que o consumidor está na jornada de compra pode determinar um meio de comunicação ideal para o momento. Para passar informações sobre um produto, um e-mail pode ser perfeito, enquanto para o fechamento do negócio, o mais adequado pode ser uma ligação telefônica, por exemplo.
Para garantir a melhor e mais abrangente comunicação possível, uma ótima opção é combinar canais que possibilitem a mesma qualidade de experiência ao consumidor. Por isso, reitera-se: escolha os canais de comunicação a partir do público-alvo, do contexto do seu negócio e do propósito de comunicar-se com ele.
Tipos e vantagens de meios de comunicação usados por empresas para a comunicação com o público:
1. Telefone
Apesar de ter sido substituído em algumas situações, em outras ele continua essencial. Por vezes, resolver um problema através de uma ligação é muito mais prático do que trocar inúmeras mensagens. Além disso, em momentos mais críticos, o consumidor quer se sentir ouvido e ser atendido por uma pessoa, não uma máquina.
2. E-mail
Encher a caixa de e-mails de clientes não funciona, pode ter efeito contrário, inclusive. Mas uma mensagem de divulgação com periodicidade adequada e conteúdo relevante são importantes para uma marca permanecer presente na memória do público.
Quando usado para comunicar-se diretamente e individualmente com o consumidor, o e-mail tem como principais vantagens o fato de toda a interação ficar documentada, construindo confiança e transparência na relação com o cliente. Além disso, este meio de comunicação não sucumbiu ao imediatismo, a conversa flui com mais tempo e quando for conveniente ao consumidor.
3. Sites e blogs
Estas plataformas possibilitam gerar relevância, credibilidade e lucratividade às marcas. Por meio do marketing de conteúdo, por exemplo, uma empresa que vende seguros pode atrair o consumidor ao oferecer informações importantes sobre a área.
Dicas sobre como escolher um seguro, vantagens e desvantagens de planos, ferramentas de cotação e tabelas de preços do seguro auto, por exemplo, são dados que interessam o leitor e funcionam muito bem.
4. Redes sociais e mensagens
Práticas e muito mais baratas, se comparadas às mídias tradicionais, as redes sociais se destacam no que diz respeito ao engajamento que provocam. A interação entre a empresa e seu público neste meio de comunicação é intenso e bastante valorizado.
As redes sociais e aplicativos de mensagens são excelentes para a divulgação da marca, produtos e serviços, atendimento a dúvidas e perguntas, além de, atualmente, permitirem a realização de vendas. Há ainda a opção de publicações pagas e alto grau de segmentação.
Além disso, as redes sociais e mensagens em aplicativos servem como link, um atalho para chamar o público para sites e blogs das empresas.
5. Rádio e TV
Junto com o impresso, essas mídias tradicionais geralmente têm preços mais elevados. Portanto, investimento em anúncios nestes meios requer uma análise minuciosa.
Apesar de ainda deterem a maior parte dos investimentos em propaganda, essas opções são as melhores quando o orçamento é apertado ou quando o público da marca é muito segmentado, por exemplo.
Por: Andreia Silveira, editora de conteúdos no site SeguroAuto.org.