Como melhorar os processos de vendas da sua empresa

Os avanços tecnológicos e a chegada da internet trouxeram muitas possibilidades para todos nós, assim, as organizações tiveram de se reinventar para atender esse novo público. Então, hoje, entenderemos como aprimorar o processo de vendas da sua empresa.

Para que uma empresa cresça cada vez mais no mercado e o alcance de sua marca se expanda, é necessário ter um longo e grande investimento em todos os seus setores, desde o cultural até o modo como os processos são realizados.

Porém, é bastante óbvio que para tudo isso acontecer, é necessário capital para ser investido e somente será possível ganhar esse dinheiro caso o negócio permaneça realizando suas vendas de modo constante e eficaz.

Seja uma empresa de uniformes ou de cosméticos, a verdade é que nem sempre o problema está no produto que se está vendendo, mas na forma como está se vendendo ou até mesmo em como você atrai os clientes.

Em poucas palavras, muitas vezes o maior inimigo do seu próprio negócio é o processo de vendas que já está enraizado desde o momento de criação dele. Mesmo que tenha sofrido melhorias, é interessante buscar novas formas para se tornar mais competitivo e eficaz.

O fato é: para que a sua empresa consiga se tornar cada vez melhor dentro do seu ramo de atuação, independentemente se ela vende roupas ou cursos profissionalizantes online, é necessário um processo de vendas bem estruturado e sólido para que isso aconteça.

Por esse e por outros motivos, vamos entender o que é um processo de vendas, como ele é estruturado e, posteriormente, algumas dicas que você deve levar em conta quando for montar o seu em sua empresa.

O que é um processo de vendas?

De forma resumida e bastante sucinta, um processo de vendas é uma espécie de modelo comercial que deve ser seguido por todos de uma determinada área, para se atingir o mesmo objetivo: realizar a venda do produto que a empresa oferece.

Em outras palavras, é um conjunto de ações, atividades e regras que, ao se juntarem de forma harmônica, conseguem ajudar uma empresa a expandir o seu negócio. Porém, é importante que todo processo tenha os seguintes elementos:

  • Deve ser ensinável para os envolvidos;
  • Tudo deve ser possível de mensurar;
  • Deve haver uma forma de escalar o processo;
  • A previsibilidade é a chave para as projeções.

Ou seja, desde a venda de cursos de contabilidade para empresas até o de grandes vendas de aparelhos eletrônicos, precisam se atentar a esses pontos para que o seu processo seja o mais eficiente possível.

Ele deve ser possível de ensinar a todos aqueles que trabalharão em uma segmentação, para que a chance de erros seja minimizada, bem como deve ter indicadores bastante claros para facilitar a mensuração de dados.

Também é necessário que seja feito de forma uniforme para que, caso aconteça aumento de demanda, o negócio consiga continuar entregando tudo dentro do prazo e sem desagradar os clientes, mantendo a qualidade e excelência do produto.

Por fim, um processo de vendas bem realizado permite que a empresa faça projeções de lucros, estoque e outros fatores que, quando juntos dos outros elementos, criam uma forte e potente estratégia, mesmo que o produto seja algo simples como mochilas promocionais.

Claro que tudo o que foi descrito acima é apenas uma parcela de um grande processo, afinal, outros fatores como público-alvo, tipo de produto, se está ou não ligado a campanhas e data de lançamento são de extrema importância para que tudo combine em algo único.

Qual a importância do processo de vendas?

Essa é uma pergunta que diversas pessoas fazem e ela é bastante fácil de ser respondida, afinal, sem um processo de vendas sólido bem construído, é muito provável que a sua empresa não consiga pagar as contas no final do mês.

Com o passar do tempo e com uma pesquisa sobre engajamento, é notável que as pessoas começarão a perder o interesse nos seus produtos, pois se não tem uma padronização bem feita e se não segue os elementos citados, eles começarão a perder qualidade.

Dificilmente a sua empresa conseguirá extrair o potencial completo de um vendedor caso não tenha um caminho para ele trilhar, uma direção para ele seguir. Sendo assim, um processo é um guia macro que todos devem seguir para que a empresa lucre.

Os malefícios vêm em formato de cascata. Caso o negócio não vá bem, não conseguirá vender, começará a ter crises dentro da empresa e pode então começar a ter atrasos e perder clientes, sem mencionar muitos outros que são extremamente prejudiciais.

Seja a sua empresa uma fornecedora de serviços de terceirização de TI ou de serviços mecânicos, saiba que quando o processo é detalhado e padronizado, embora ainda aconteçam imprevistos, eles serão muito mais fáceis de contornar.

Como otimizar seu processo de vendas?

Agora que você já sabe o que é e a importância do processo de vendas, separamos algumas dicas que podem ser úteis caso o seu objetivo seja otimizar o processo inteiro. Sem mais delongas, confira algumas delas:

01 – Treine e motive os seus vendedores

De nada adianta ter um ótimo processo de vendas e ter tudo detalhado e alinhado com o melhor que o mercado tem a oferecer, se os seus vendedores não estão motivados ou não estão bem qualificados para realizar o procedimento e conseguir converter os leads.

Não importa se estão vendendo peças de carro ou sinalização de segurança, sua empresa deve ficar atenta não só a obter lucros, mas também, em gerenciar as pessoas que fazem parte do processo, afinal, são elas que estão na linha de frente do processo.

Faça treinamento e capacite todos os seus vendedores com o que tem de melhor no mercado, desde os melhores profissionais de vendas até mesmo o melhor material de aprendizado. Recompense eles pelo bom trabalho e faça questão de ver a satisfação deles.

Profissionais bem remunerados, normalmente, tendem a se esforçar mais para atingir os objetivos da empresa, ofereça campanhas de folgas ou bônus salarial, caso você tenha condições, para fazer com que todos se empenhem em oferecer sempre o seu melhor.

Um profissional bem treinado e qualificado não é um gasto, mas sim, um investimento.

02 – Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia sempre está avançando e a todo momento novas formas de empreender, realizar vendas, fazer marketing e inúmeras outras ações são criadas, cabendo a você se adaptar a esse mercado de trabalho tão dinâmico e rápido.

Para isso, é necessário utilizar softwares de gestão, tanto de processos quanto de pessoas, para que desta forma você economize tempo em tarefas que são bastante demoradas e possa investi-lo em outras que precisam mais de sua atenção.

Os CRMs tem sido cada vez mais aprimorados e podem te ajudar e muito a atingir o objetivo de sua empresa, então comece a pesquisa e veja qual melhor atende às suas necessidades, aumentando a sua marca e gerando alcance de forma mais natural.

03 – Conheça muito bem o seu público

Então, você tem o melhor processo de vendas que o mercado pode oferecer e construir atualmente, tem os melhores profissionais e todos são muito bem qualificados, mas de nada adianta se o produto que é vendido não é o que o cliente quer.

Faz parte do processo de vendas identificar também o que o cliente deseja, quais as vontades, qual o seu público-alvo e perfil dele, para que assim, toda a estratégia de vendas, alinhada com o marketing, seja certeira e decisiva para a conversão do consumidor.

Embora sejam departamentos diferentes, o marketing e as vendas andam lado a lado para trazer capital para o negócio, sendo assim, faz parte conhecer e explorar o que o seu cliente tem de melhor, além de atrair novos leads.

Considerações finais

No texto de hoje, você aprendeu e entendeu como melhorar os processos de venda da sua empresa, além de compreender o impacto que eles causam em seu negócio, formas de otimizar o trabalho e dicas de aplicação.

Claro que todas as informações disponibilizadas são de suma importância para o crescimento e expansão do seu negócio, além do sucesso do processo de vendas, mas é interessante adaptá-las para a realidade de sua organização.

Somente você sabe quais as maiores dificuldades encontradas e, com toda certeza, saberá a forma ideal de contorná-las.
Sendo assim, comece desde já a aprimorar todo o processo e utilize todas as dicas e estudos possíveis para converter ainda mais leads, seja na venda de etiquetas para produtos, venda de camisetas ou qualquer que seja o seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.