Porque é importante contratar um profissional de marketing no momento de abertura de uma empresa


O momento de abertura de uma empresa é marcado por desafios que ameaçam a sobrevivência do negócio. Encarar uma concorrência já estabelecida e um orçamento enrijecido torna vital a contratação de serviços de marketing nesta etapa.

Para um empreendedor inexperiente, os procedimentos que abrangem atividades de ordem administrativa, contábil, logística e jurídica são complexos e numerosos, por onde é difícil definir um ponto de partida. Assim, a nova empresa deve definir seu produto e sua identidade.

Definir o tipo de produto ou serviço a ser exposto no mercado é uma tarefa que envolve o estudo da matéria-prima, equipamentos necessários para sua produção, possíveis entraves logísticos quanto aos meios de transporte usados e prazo de validade dos componentes.

O aspecto ambiental onde o negócio se estabelece é outro ponto importante para medir a viabilidade da operação. Neste aspecto estão contidas avaliações sobre a distância de centros urbanos, possibilidade de terceirização de processos e mão de obra qualificada.

A disponibilidade de matérias-primas ou instrumentos indispensáveis para a produção pode encarecer ou baratear o valor do produto final, traduzindo-se em uma vantagem ou desvantagem diante de sua concorrência.

Ademais, os prazos de validade de componentes e as questões jurídicas e tributárias exclusivas da região têm o potencial de gerar prejuízos que possam ser dificilmente cobertos pela receita gerada inicialmente, quando o negócio ainda não está aquecido.

Pensar em termos de publicidade é uma lente perspicaz para identificar todos estes problemas, afinal, o início de um plano de ações robusto em marketing parte do princípio de definição da identidade da marca de uma cola uv para vidro, por exemplo.

O profissional de marketing atribui as propriedades corretas, identifica as demandas existentes e aponta soluções que aumentam lucros e reduzem prejuízos. Por sua importância, a função está presente nas empresas mais robustas, pequenas e grandes.

Entenda mais alguns detalhes sobre a natureza do marketing

O marketing carrega consigo a missão de encontrar os consumidores ideais para cada perfil de produto, um organizador necessário desde os tempos de globalização dos mercados. A publicidade moderna se afasta de seus ancestrais a partir desta mudança de princípios.

O conceito anterior que circundava a ideia de publicidade estava limitado ao ato de vender produtos para o público. Aos poucos, a função ganhou contornos que incluíam o estudo da persuasão, ou seja, a arte de convencer e modificar opiniões e decisões.

Então, a persuasão se tornou um ato de motivar alguém para realizar um movimento que gere consequências positivas ao ente persuasivo.

Logo, notou-se que executar esta tarefa dependia da capacidade de apresentar a ação como geradora de uma consequência vantajosa para a audiência a ser persuadida. A publicidade, assim, incorporou a noção de benefício mútuo.

Desde então, fazer marketing significa estudar a natureza de um produto e encontrar a pessoa que necessita daquele produto. No vasto quebra-cabeça do mercado global, o profissional de marketing é a mão que encaixa peças compatíveis.

Os benefícios da contratação do profissional

O novo empresário inicia sua trajetória buscando seu lugar no mercado, um espaço onde seu negócio pode acrescentar à vida de uma carteira de clientes e criar lucros que sustentem a subsistência de seu proprietário.

Para alcançar tal objetivo e vender qualquer produto, de perfumes até uma cola para acrílico, o marketing atua sob um conjunto de princípios que se condensam em quatro frentes de desenvolvimento:

  • Gerência do artigo;
  • Definição de valor;
  • Distribuição;
  • Publicidade.

Entende-se então a separação entre os termos marketing e publicidade, onde o último está associado à propaganda. Apesar de compor parcela importante do setor, a propaganda não tem poder de descrição completo da área.

Gerência do artigo

Para o profissional de marketing, é imprescindível dominar o produto com o qual está trabalhando. Este produto principal, fonte de receita e aposta da empresa correspondente, será referenciado como artigo, podendo ser uma porta de enrolar automática.

O momento de abertura de um negócio é o estágio perfeito para contratação de um profissional de marketing, visto que sua adição ao planejamento estratégico concederá as ferramentas necessárias para a tomada de decisão, prevenindo futuros prejuízos.

Esta etapa de desenvolvimento de uma estratégia de marketing consiste na fomentação de critérios de pesquisa que analisam a viabilidade de fabricação do artigo, o público-alvo e as qualidades oferecidas pela aquisição.

O profissional pode dispor de instrumentos de coleta e tratamento de dados, propor soluções para seleção de amostras, aplicação de princípios de design na elaboração da identidade de marca e identificar fraquezas do artigo diante de sua concorrência.

Definição de valor

O conceito de valor do artigo é repartido em duas lentes: a investigação do valor tangível, ou seja, o preço do artigo no mercado e o valor intangível, representando as ideias, status e benefícios que são percebidos pelo consumidor como atrelados ao produto.

Por exemplo, uma pequena confeitaria que fornece topo de bolo personalizado para eventos está lidando com dois tipos de valores vinculados ao artigo que produz. O preço destacado na vitrine é resultado de uma análise de valor de primeiro nível.

Esta análise acontece quando o profissional de marketing observa a concorrência a fim de calcular a média de preços que todas as empresas exigem pelo mesmo item. A partir de então, conclui-se qual a faixa de preço aceitável, observando as consequências de cada.

Um valor abaixo da faixa média de preço pode atrair clientes, mas reduzir o volume de lucro adquirido com a venda, diminuindo a liquidez do caixa. Um valor acima da faixa de preços engorda os lucros de cada operação, mas reduz as vendas totais.

O preço que um empreendedor estipula para seu artigo pode exercer uma menor influência de acordo com o nível de proximidade com o preço médio. Trata-se do estudo do valor tangível. Empreendimentos duradouros observam com atenção o valor intangível.

O valor intangível de um artigo é construído a partir do desenvolvimento de uma imagem pública para a marca que o financia. Isto é, uma marca bem posicionada transmite ideias e um status social valioso para o seu público-alvo, disposto a comprar seu artigo.

Este artigo ganha um valor especial, exclusivo, representando uma imensa vantagem diante de estabelecimentos concorrentes. O profissional de marketing constrói a marca de modo a unir qualidade, estética e ideal, transformando o artigo em conceito abstrato.
Distribuição
Aspecto consecutivo e incluso ao desenvolvimento do valor do artigo, o cuidado em definir meios de distribuição é função conjunta da logística e do marketing, em que o primeiro constrói as diretrizes e o segundo adapta-as para tornar palatável ao consumidor.

A distribuição nada mais é do que a criação e aplicação dos veículos de venda e entrega do artigo, os meios de alcance do produto físico ao cliente físico. A integração com os dois setores é importante, visto que um calibra o plano de ações do outro.

A logística define qual o material empregado na fabricação do papel para modelagem, enquanto o profissional de marketing indica se o modelo é aplicável em um esquema de vendas online para o país inteiro e como usá-lo para impactar positivamente o valor.

Esta fase define quais os métodos para abordagem do cliente serão ideais para o estilo de artigo e marca. Assim se integra ao planejamento estratégico a produção de redação online, mensagens de e-mail, chamadas audiovisuais ou atendimento por inteligência artificial.

Os canais utilizados, sejam estes remotos, como redes sociais, sites ou aplicativos, ou canais de atendimento presencial em loja, locação de tendas e eventos patrocinados, são investigados pelo profissional da área, que define métricas de desempenho.

As fases finais do atendimento como índices de satisfação, fidelização do cliente e ajustes na entrega ou abordagem são funções importantes para a fase de distribuição. O empreendedor delega tarefas que lhe permitem focar no que julga ser essencial.

Publicidade

Fase mais popular na percepção geral, a publicidade está ligada à criação da propaganda em si, o material de texto, vídeo ou áudio que entra em contato direto com o consumidor final. Está presente em decisões como a oferta de bolsas personalizadas para brindes.

O trabalho publicitário consiste na seleção das melhores qualidades do produto e transformação destas informações em conteúdo persuasivo direcionado ao público ideal. Cabe ao profissional de marketing definir quem é este público.

As propriedades que separam a publicidade das demais faces do marketing é o foco em identificar o perfil do consumidor que necessita de um artigo, guiando-o até o item. Assim, uma loja de rolo de filme stretch identifica a média de seus compradores para criação de persona.
Conclusão
Símbolo de uma área versátil, o profissional de marketing é uma peça-chave para o bom gerenciamento de uma empresa, vital no início do negócio, momento mais vulnerável para o empreendedor que fica propício a quebras e fortes variações.

Para além da propaganda, o marketing permite a otimização de processos e escolhas melhores para os consumidores, que encontram exatamente o que desejam de forma simples e intuitiva.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.