O que é o Growth Hacking no Marketing Digital?

O Growth Hacking é o marketing que busca trabalhar com a experimentação. O objetivo desse tipo de estratégia é criar uma forma de descobrir novas oportunidades que ajudem a acelerar o crescimento de sua empresa.

Qualquer empresa que é aberta no mercado tem como primeira meta trabalhar o seu crescimento.

É esse crescimento que permite novas oportunidades de negócios, ampliações e uma estrutura mais qualificada para o atendimento, seja para um controle de acesso para condomínios ou na recepção de um salão de beleza.

Por conta disso, é preciso pensar em como acelerar esse crescimento, fazer as ações de forma que você consiga trabalhar com mais qualidade para ter uma boa estrutura para se comunicar.

Essa expressão começou a se tornar cada vez mais popular enquanto ferramenta, sendo uma força a se considerar para fazer novos negócios surgirem e crescerem cada vez mais com qualidade e efetividade.

Dessa forma, você começa suas estratégias de marketing digital já pensando nos objetivos a longo prazo para o crescimento de sua empresa, aumentando consideravelmente seu potencial de uso de recursos.

Quando você consegue identificar os pontos críticos de uma empresa, é mais fácil começar a planejar o crescimento sobre a utilização completa do potencial desses elementos.

Por conta disso, é importante usar o growth hacking como uma importante estratégia de negociação para trabalhar com vendas de bolsas personalizadas para brindes, por exemplo.

Essas ferramentas muitas vezes envolvem uma série de experimentos. É preciso elaborar novas hipóteses e testá-las, para descobrir as oportunidades mais adequadas para conseguir ajudar no crescimento de sua empresa.

O profissional que popularizou essa estratégia e cunhou o termo growth hacking foi o especialista em marketing Sean Ellis. Ele começou a testar esse formato com algumas startups que se tornaram a longo prazo gigantes no mercado.

Para conseguir trabalhar corretamente com o growth hacking, a ideia é utilizar os KPIs como medida do sucesso para a abertura de empresa em São Paulo ou em outras regiões.

Também conhecido como Key Performance Indicators, ou Indicadores-chave de Performance, são elementos importantes para o sucesso da empresa, como:

  • Tráfego;
  • Leads;
  • Engajamento;
  • Vendas.

Todos estes e muitos outros são explorados durante o conceito de growth hacking, identificando elementos que tenham um potencial a explorar e aproveitando-o para conseguir aumentar ainda mais as chances de venda para seu site ou loja.

A definição de quais KPIs serão utilizados é uma decisão singular da empresa, uma vez que cada pessoa identifica o sucesso de uma forma específica.

Um site de conteúdo desenvolvido por uma consultoria de TI para pequenas empresas se beneficiaria muito mais com o tráfego do que uma loja virtual.

Por conta disso, é importante fazer um bom planejamento de sua empresa e identificar quais são os pontos mais importantes para esse tipo de ação. Isso garante uma estrutura mais adequada para suas estratégias.

É importante ter em mente que nem todos os métodos de crescimento estão pensando em seus objetivos, o que faz você desperdiçar tempo e dinheiro. O growth hacking coloca isso como uma das principais prioridades.

Além disso, a ideia dessa metodologia é realizar os objetivos da forma mais rápida e mais econômica possível, trabalhando com experimentos para evitar gastos desnecessários e estratégias que podem não funcionar corretamente.

Para conseguir ter mais tranquilidade em seu trabalho, e levar os outros pontos da empresa, é interessante contar com um profissional que esteja focado na metodologia e que possa ajudar a adaptar sua empresa de rolo de filme stretch.

O growth hacker e suas funções

Não tenha medo de contratar um growth hacker para o crescimento de sua empresa. Muitos empreendedores ainda se confundem com os termos, principalmente com a palavra “hack” e seus derivados.

Um hacker é uma pessoa que consegue encontrar passagens abertas e desconhecidas para conseguir chegar em um objetivo mais rapidamente, com caminhos distintos.

Embora esse termo seja relacionado a ações antiéticas e cyber criminosas, esse não é o caso. O termo “hack” tem sido amplamente usado, significando outros temas e tirando o termo da marginalidade a qual ele foi imposto.

Por conta disso, é importante saber lidar com esse tipo de situação para conseguir trabalhar corretamente, seja com a venda de camisa polo uniforme para escolas, ou com a venda de cosméticos na internet.

O termo também é vinculado a conceitos de tecnologia, principalmente nos tempos atuais, em que o mundo passa por um processo de transformação digital e a maioria das pessoas está intimamente ligada com a tecnologia.

Esse não é o caso do growth hacker, entretanto. Esse profissional está muito mais ligado aos conceitos de marketing e comunicação, uma vez que a visão está voltada para fazer o empreendimento crescer.

Entretanto, não se trata de vender mais ou aumentar o faturamento, o growth hacker está interessado em trabalhar diretamente com os objetivos da empresa, criando conceitos com mais eficiência e um potencial de trabalho muito maior.

A pessoa que trabalha nessa função muitas vezes tem um perfil mais criativo, que gosta de explorar novas possibilidades e propor novas ideias para serem exploradas.

Porém, também é uma pessoa que precisa ter agilidade para testar rapidamente essas hipóteses e apresentar resultados para vender carimbo datador manual ou qualquer outro tipo de produto.

Em alguns casos, principalmente em empresas maiores, são montados growth teams, para dar conta de todas as ações da empresa e conseguir os resultados esperados para que você possa trabalhar com muito mais cuidados.

Aplicando o growth hacking

Para trabalhar com resultados mais expressivos, é importante ter em mente que você precisa ter alguns elementos básicos que podem ser muito importantes para esse tipo de estratégia.

Embora cada empresa seja única, e o growth hacker que trabalhar com você deva adaptar esse tipo de ação a sua realidade, é importante entender algumas das técnicas mais importantes para conseguir trabalhar efetivamente com o conceito.

Marketing de referência

Esta estratégia tem como principal objetivo transformar seu próprio cliente em um promotor. Normalmente, esse tipo de ação acaba alavancando muito os cadastros, principalmente quando o benefício pela indicação vale a pena.

Criar uma forma de favorecer o cliente que convida novas pessoas para conhecer sua empresa é uma excelente maneira de crescer rápido. Um totem luminoso de boas-vindas na porta da loja pode ajudar com essa estratégia.

Além disso, é possível oferecer descontos, promoções, novas possibilidades e muitas outras ações para trabalhar com qualidade.

Esse tipo de marketing é um grande incentivador do boca a boca, que até hoje é uma das melhores estratégias de aquisição de clientes. Quando um consumidor chega até você por indicação, ele já está instigado a consumir o seu produto ou serviço.

Esse tipo de estratégia então diminui consideravelmente o custo de aquisição de clientes, o que é fundamental para você obter resultados mais expressivos com suas ações de marketing.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das principais maneiras de trabalhar pela internet. Este método é responsável por boa parte do crescimento de tráfego de um site, seja um blog ou um portal maior.

Quanto mais relevante você começar a se tornar em um determinado assunto, mais visitantes vai conseguir conquistar, enquanto você começa a se tornar uma referência na área em que atua.

Entretanto, é preciso ter em mente que nem só de bons textos o marketing de conteúdo sobrevive uma empresa. Uma das principais maneiras de trabalhar seu material é aplicando as técnicas de SEO nele.

A Sigla, que significa Search Engine Optimization, é uma referência importante para que você trabalhe com qualidade esse tipo de ação, alavancando suas publicações dentro dos motores de busca.

Além disso, o contato através de links externos também é muito importante para você se tornar mais conhecido e alcançar uma posição de autoridade em um nicho específico para conquistar um crescimento muito maior em sua área.

Gatilhos mentais

Trabalhar com os gatilhos mentais também é uma excelente maneira de conseguir resultados satisfatórios para o growth hacking, uma vez que você consegue motivar as pessoas a comprarem mais um produto ou serviço.

O gatilho conhecido como princípio de escassez dá a impressão de que existem poucas oportunidades de alcançar esse tipo de resultado, o que pode ser muito importante para você trabalhar com mais qualidade, garantindo um acesso mais exclusivo.

Esse tipo de ação é muito importante para quem deseja ter um público mais rapidamente, uma vez que esse tipo de ação gera um senso de urgência no consumo desse tipo de produto.

Considerações finais

O growth hacking, apesar do que algumas pessoas pensam, não é um truque de mágica ou uma fórmula secreta de crescimento. Trata-se de trabalho duro e extenso, que busca novas formas de trabalhar e aumentar seu potencial.

Assim, você consegue explorar todos os recursos disponíveis para que sua empresa possa se adequar corretamente ao conceito de growth hacking, trabalhando de maneira efetiva para buscar um crescimento mais ágil e rápido.

Esse tipo de ação é muito importante para que você possa trabalhar com efetividade em alguns casos, garantindo assim uma estrutura mais adequada para a empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.