Dicas para aplicar o marketing digital em seu negócio


O marketing digital é algo que vem ganhando cada dia mais espaço nos negócios, fazendo com que se ganhe muito mais oportunidades em relação ao mercado como um todo, independentemente do nicho de atuação.

Ademais, a economia atual exige que você aprimore cada dia mais a suas habilidades em relação aos seus concorrentes, afinal, se você não tiver tudo otimizado, eles não serão superados, não importa se seu negócio é de empresa de serviços terceirizados de limpeza ou uma sorveteria.

Apesar de atualmente estar em alta no mercado, o marketing digital não é tão simples quanto parece, e é muito diferente do marketing tradicional, por isso é necessário sempre estar atualizado com os comportamentos que a empresa adota e a elaboração de estratégias.

Pois bem, vamos supor que você presta assessoria fiscal para as empresas em geral, você deve estar com uma estratégia e uma abordagem adequada para chegar naquela empresa por vias digitais, bem como de uma forma que seja eficiente para aquele público.

Por isso, esse texto tem algumas dicas para que você aplique de maneira ideal o marketing digital em seu negócio, essa aplicação fará com que seu negócio oferte melhores conteúdos e soluções ao seu público-alvo.

Com tudo isso, certamente seu recado aos seus potenciais clientes será claro, não importa se seu negócio faz etiqueta para impressora térmica ou venda de calçados. Inclusive, a seguir, veja os tópicos que serão falados neste artigo:

  • Faça um planejamento de marketing digital;
  • Tenha conhecimento do perfil de seu público-alvo;
  • Use a linguagem de seu público-alvo;
  • Tenha um bom conteúdo;
  • Faça bom uso das redes sociais.

Agora vamos falar de cada ponto específico, principalmente para que você saia do texto sem dúvidas.

1 – Faça um bom planejamento de marketing digital

Absolutamente tudo o que você fizer em seu negócio precisa de um planejamento, por exemplo, se você for gerenciar os resíduos de sua empresa é necessário fazer plano de gerenciamento de resíduos.

Ademais, se você aumentar o preço das peças de roupas que você vende aos seus clientes, é necessário que seja feito um planejamento para isso, enfim não importa a situação, você precisa de um planejamento.

O marketing digital não é diferente, não importa qual a tipagem de seu projeto, a criação do planejamento é importante para que sejam evitados imprevistos desde o começo da implementação do projeto, evitando desconfortos com etapas que não foram concluídas.

Fazer uma boa análise do seu setor de atuação no mercado é o primeiro passo para se iniciar a elaboração de uma estratégia. Nessa análise é preciso constar se aquela área está em crescimento ou em declínio e o que pode potencializar a sua campanha.

Porém, tudo isso levando em consideração que devem ser pensadas estratégias para diferentes casos e mercados que possuem potencial de crescimento naquela área de atuação ou uma que já é mais antiga, seja serviços contábeis ou uma empresa de refrigerante.

Com isso já passado para o papel, agora é hora de saber qual é a imagem de seu negócio perante aos seus clientes, se você passa confiança e credibilidade a eles e quais possíveis oportunidades que podem surgir e podem ser exploradas.

Por último, é necessário que você tenha em mente qual é exatamente o objetivo da utilização do marketing digital e o que você quer atingir com ele. Lembre-se, o que você vai usar em seu marketing digital deve ser voltado exclusivamente para ele.

2 – Tenha conhecimento do perfil de seu público-alvo

O seu público-alvo, que também pode ser conhecido como persona, precisa ser estudado da cabeça aos pés para a aplicação do marketing digital, ou seja, você precisa traçar como essa persona age, os seus costumes de consumo e quais são suas preferências.

O perfil desse público-alvo será aquele que vai consumir o que você oferece de produto e informação, não importando se é virtual ou físico.

Desse modo, o que é chamado de persona é o que chamamos de uma representação da pessoa que vai consumir o que é oferecido, baseado em dados reais e nas características demográficas desses clientes.

Assim, se seu negócio faz caixa pallet papelão, então, a persona que você deve fazer o marketing digital são as que trabalham com transportadoras ou provavelmente estão fazendo a mudança de casa.

Dessa forma, isso já é um perfil traçado para o seu negócio e um conhecimento necessário para que se faça o marketing digital.

3 – Use a linguagem de seu público-alvo

Depois de conhecer direito o perfil de seu público-alvo, é hora de trabalhar a linguagem que será utilizada na abordagem de seu cliente no marketing digital.

Afinal, com base nesses conhecimentos, é possível traçar já qual será o linguajar usado, por exemplo, se será um mais formal ou um pouco mais moderno.

Ademais, não se esqueça de colocar imagens com elementos textuais adequados, ou seja, que ajudem a despertar alguma reação na pessoa que está consumindo, de alguma maneira, seu marketing digital.

Tudo isso, visa que a estratégia possua engajamento, por exemplo, por conta de compartilhamento, comentários ou curtidas. Inclusive, é até uma maneira de você observar como está indo aquela campanha que foi realizada.

Então, se você está oferecendo contabilidade para abertura de empresa no seu marketing digital, é evidente que você vai usar uma linguagem mais formal para empresários que estão querendo abrir sua empresa.

Diferentemente se você for fazer marketing digital de alguma marca de cerveja, que, no caso, terá outro tipo de linguagem, uma mais moderna que combina exatamente com os possíveis consumidores de cerveja.

Entretanto, lembre-se: mesmo sendo formal ou informal, você deve causar alguma reação para aquele público-alvo, principalmente para que se tenha alguma atitude em relação àquele marketing digital.

4 – Tenha um bom conteúdo

A produção de marketing digital de qualidade passa diretamente por um bom conteúdo, não basta você investir apenas na construção do site, blog ou canal, é necessário investir bem no conteúdo que você quer transmitir, isso é de suma importância.

O criador do marketing digital deve dar uma atenção especial no que o seu público vai consumir, inclusive, existem inúmeras possibilidades para a construção de conteúdo, por exemplo, vídeos que estão sendo consumidos com certa frequência por parte dos navegantes da internet.

Isso acontece porque ele possui a facilidade de ter áudio e vídeo em apenas um lugar, o que pode acabar fazendo que haja mais uma conexão e mais empatia em relação ao seu espectador.

Quando se é feito um texto em formato de marketing digital ou artigo, é algo que pode acabar esclarecendo dúvidas em potencial, como algum passo a passo.

Ademais, a fotografia também é algo que poderá ser melhor explorado no marketing digital, em especial quando é um produto que vai acompanhar um preço, principalmente se é em loja física, sendo necessário até mesmo deixar elas nas redes sociais.

Não interessa qual seja o tipo de conteúdo que você vai investir, você precisa sempre esclarecer todas as dúvidas e deixar claro todas as informações.

Assim, caso esses requisitos sejam cumpridos à risca, é muito provável que aquela pessoa que consumiu seu conteúdo tenha vontade de voltar outras vezes para consumir o que você oferece, independentemente de qual seja o nicho de atuação.

5 – Faça bom uso das redes sociais

Jamais se pode falar em investir em marketing digital sem o apoio das redes sociais, ou seja, isso deixa claro como é importante contar com a ajuda dessas plataformas digitais, que estão em uma forte crescente.

É necessário entender qual é o melhor meio, ou seja, que funcionará para seu negócio, seja ele em páginas de Facebook, canal no Youtube, perfil do Instagram, exploração do Twitter, entre outros.

Com as páginas e perfis devidamente criados, é hora de criar conteúdos que sejam atrativos em cada rede, lembre-se que mesmo sendo redes sociais, cada uma possui um perfil diferente, então, sempre faça a publicação mais adequada para cada tipo de situação.

Traçado o perfil de cada rede social e de cada público que frequenta aquela rede, é hora de você criar conteúdos e sempre manter as páginas atualizadas com alguma novidade em relação ao seu negócio.

As redes sociais também permitem que você possa fazer a promoção de seu conteúdo e o direcionamento para o público que você quer atingir nas plataformas, o que aumenta as chances de haver conversões em seu lead.

Então, se você possui uma loja de placas, por exemplo, e você quer vender letreiros nas redes sociais, é sempre necessário estar atualizado sobre o orçamento letreiro, quais novos letreiros estão no mercado, tirar todas as dúvidas daqueles letreiros, entre outras ações.

Lembre-se sempre, a rede social é um forte aliado para o marketing digital, não se esqueça delas e nem das outras estratégias que trouxemos!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.