Planejamento é ideal para qualquer projeto que deseje seguir em frente e prosperar, quando pensamos então em empresas, é impossível que elas consigam se manter ativas, gerando lucro e continuar oferecendo qualidade em seus produtos e serviços sem ele.
Todo começo de ano, sempre é bom pontuar e verificar quais as principais medidas e ações que devem ser tomadas para que o negócio continue em bom funcionamento e as estratégias estejam alinhadas com os princípios e objetivos da marca.
Sendo assim, independentemente se é uma empresa de TI ou qualquer outro ramo, o texto de hoje irá abordar algumas das estratégias de planejamento mais funcionais para a sua organização, assim como o impacto que elas causam no negócio e a importância em se antecipar e ter um planejamento.
Os anos passam e, com eles, as pessoas mudam, consequentemente, as empresas também. Com a chegada da internet e da tecnologia, diversas marcas tiveram de se adaptar a novos modelos de negócio e as mudanças dos clientes e, em um meio tão competitivo e cruel, quem não se adapta fica para trás.
Desde uma empresa de consultoria em desenvolvimento organizacional ou até mesmo uma grande logística, todas tiveram de se adaptar à nova era digital que envolveu cada vez mais pessoas ao redor do mundo e, consequentemente, marcas e negócios também.
Enquanto antigamente, realizar a venda de um produto de qualidade era o suficiente para conseguir estar nos holofotes, hoje em dia, também é preciso saber se vender no meio, além de prestar um bom atendimento e saber como lidar com as mais diferentes maneiras de compra que existem no mercado.
Em outras palavras, as empresas precisam estar muito mais preparadas para conseguir prosperar e crescer dentro do seu segmento e, para ajudar, o mercado muda a todo momento, fazendo com que do dia para a noite, seu serviço de cabeamento estruturado empresas já não seja tão bom, ou pior, não tão necessário.
Sendo assim, constantemente, além de precisar de um planejamento para ser seguido e conseguir responder rápido a contratempos e erros de marketing, gestão ou investimento, também é preciso estar buscando a evolução, fazendo com que a marca continue sempre atualizada e atrativa para os clientes e leads.
Sendo assim, os tópicos a seguir irão abordar um pouco sobre o impacto que um bom planejamento pode causar no dia a dia do seu negócio de, por exemplo, laudo de periculosidade, e como as principais estratégias de planejamento atuais podem garantir ainda mais o sucesso da sua organização.
Sem mais delongas, confira.
O impacto de um bom planejamento
De forma simples e direta, o planejamento serve para que a sua empresa tenha um norte, uma espécie de guia para se orientar ao longo do ano ou do projeto no qual está investindo tempo e dinheiro, garantindo que as ações estão sendo seguidas e cumpridas, para que no final, o objetivo seja alcançado.
Caso não se tenha um planejamento ou um planejamento bom, é muito provável que a empresa encontrará vários obstáculos no caminho, porém, diferente de uma que se preparou para isso, talvez não consiga se livrar com tanta facilidade do mesmo, comprometendo o restante dos esforços.
Seja uma assessoria aduaneira ou até mesmo uma empresa que vende perfumes, parte do sucesso da empresa está no quão bem ela se planeja e consegue contornar situações difíceis, assim como consegue engajar seus leads e clientes com seus produtos e serviços, conseguindo um equilíbrio e, consequentemente, o sucesso.
Seguindo essa linha de raciocínio, um bom planejamento traz diversos benefícios e vantagens para a marca, como:
- Maior probabilidade de sucesso comercial;
- Maior lucro e número de vendas;
- Maior margem para erros controlados;
- Estratégias melhores elaboradas e montadas;
Portanto, mesmo um curso de comissário online precisa saber o que fazer e como se portar para atrair mais clientes e engajar mais público, além de garantir que tudo estará seguindo o escopo do seu projeto.
Entenda, é normal que as coisas não saiam sempre como planejamos, faz parte do processo. Mas é justamente por isso que é necessário estar sempre acompanhando de perto o que foi previamente decidido, fazendo as devidas alterações conforme as ações são concluídas e novas tomam o seu lugar.
Sendo assim, os tópicos abaixo irão explorar algumas estratégias e formas possíveis de melhorar o planejamento ou criar um para a sua empresa, fazendo com que mesmo uma empresa de contabilidade online consiga se beneficiar e se adaptar conforme as necessidades suas e de seus leads.
01 – É preciso ter uma missão, visão e valores
Toda empresa precisa saber o que a move, o que a motiva e qual o intuito de suas ações e tomada de decisões. Claro que todas precisam e querem dinheiro em algum nível, afinal, sem capital, não tem como empresa alguma se manter de pé.
Porém, quando se define esse trio, fica muito mais simples direcionar suas estratégias para que elas não entrem em conflito com os ideais e princípios de sua marca, independentemente se ela vende curso técnico à distância ou produtos cosméticos.
A missão define o motivo, o porquê da sua empresa existir, englobando o seu maior propósito. Já a visão consiste em determinados objetivos que a marca deseja atingir a longo prazo, motivo pelo qual a visão de uma empresa pode mudar conforme o tempo passa.
Já os valores são os princípios, ideais, a moral e a ética que a sua empresa acredita, vendo o que é prioridade e o que não é. Quanto mais próximo o planejamento estiver dos três, maiores as chances da organização prosperar e conseguir manter a sua essência no mercado em que atua.
02 – Trace as metas e objetivos da empresa
Para qualquer negócio, é preciso estipular uma meta para saber até onde se quer chegar e qual caminho deve ser percorrido até que o objetivo seja conquistado, sendo ideal para criar novas metas e conseguir estimular ainda mais o crescimento da empresa.
O ideal nesses casos é conseguir pensar em metas que sejam palpáveis e possíveis de serem alcançadas, além de pensar em uma para cada área da empresa e, quando todas atingirem o que foi determinado, consequentemente a marca estará crescendo junto.
Também é necessário uma equipe responsável por gerenciar e mensurar esses dados, informando sempre o quão perto da meta os colaboradores se encontram, criando um estímulo e ajudando-os a dar tudo de si, principalmente se existir algum tipo de bonificação por marco ou metas alcançadas.
O acompanhamento e o reporte diário e semanal são essenciais, as tratativas com funcionários, feedbacks e mudanças de táticas podem ser necessárias, portanto, não tenha medo de errar e continue tentando.
03 – Saiba quem é o seu cliente
Ter conhecimento de quem é o seu cliente, quais são as suas particularidades e entender a fundo a importância que o seu público-alvo tem é apenas uma das diversas prioridades que uma empresa que deseja se expandir precisa se atentar.
Através de questionários, pesquisa, acompanhamento das redes sociais, é possível traçar o perfil do seu cliente, ficando muito mais simples de compreendê-lo, facilitando a tomada de decisões da organização e ajudando a prever o comportamento dos leads.
Uma excelente alternativa é criar personas que representem o seu cliente ideal, com nome, lugar de moradia, faixa etária, profissão, gostos próprios e até mesmo personalidade. Quando o cliente deixa de ser um número e se torna uma pessoa, a empresa se importa muito mais com ele e se preocupa em oferecer do bom e do melhor ao mesmo.
Isso refletirá no planejamento, fazendo com que os números subam e seja possível verificar a efetividade das estratégias de negócios utilizadas, podendo se adaptar em um ou outro caso, dependendo do porte da sua empresa, ramo no qual trabalha e até mesmo modelos de negócio utilizados.
Considerações Finais
O texto de hoje abordou algumas dicas de planejamento de estratégias para a sua empresa, mostrando a importância de um bom planejamento e o impacto que o mesmo pode causar no dia a dia do seu negócio, explorando inclusive alguns benefícios e vantagens que a empresa tem em investir em um bom planejamento.
Ele deve ser o esqueleto do seu negócio, uma bússola que irá guiar as decisões e garantir que a empresa está tomando as decisões corretas em prol dos objetivos que ela tem. Não tem problema mudar o planejamento ao fazer uma análise da situação atual da marca, mas é importante mensurar os dados e ver até onde é possível chegar.
Com isso, mudanças podem e serão necessárias, mas quando se tem um norte como guia, elas são bem menos desafiadoras, problemáticas e fazem com que a organização continue sempre em movimento.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.