Tendências para o marketing em 2022

A expectativa para o ano de 2022 é que a tecnologia seja o fator principal para que novas tendências comecem a surgir no mercado de marketing.

A tendência é que o marketing e as novas tecnologias sejam mais presentes em inteligência artificial, análise de dados e uma nova realidade virtual.

Podemos considerar que o marketing é um dos personagens de um ambiente complexo formado por pilares sociais, econômicos, ambientais e políticos que envolvem o objetivo entrelaçar as organizações.

Por sua vez, empresas que trabalham com serviços de contabilidade conseguem aplicar estratégias de marketing aprimoradas no ano passado, para o ano de 2022, afinal, o público começou a estar mais presente dentro de suas casas, logo, as campanhas de marketing também foram intensificadas.

De acordo com os especialistas da área de marketing no Brasil, a tendência é que o ramo cresça mais ainda pelo fato de estarmos em um ano onde vai ocorrer a copa do mundo e as eleições.

Nessas épocas, é importante que as empresas pensem em administrar melhor suas questões administrativas para se organizar melhor.

Portanto, considere contratar uma empresa de mão de obra terceirizada a fim de assegurar o negócio em meio aos jogos da Copa do Mundo.

Nos últimos anos, a indústria do marketing de influência ganhou uma grande movimentação no mercado de trabalho. A principal tendência é que muitas práticas que nasceram em 2021, decorrente da pandemia, continuem sendo aplicadas em 2022 e no decorrer dos próximos anos.

Fora das esferas que o marketing consegue ser aplicado, não devemos pontuar também as novas medidas utilizadas em eventos, que por sua vez, faz com que uma recepcionista para eventos tenha novas responsabilidades no trabalho, devido a pandemia.

Umas das preferências para os analistas de marketing é, sem dúvidas, a utilização de vídeos curtos, a inclusão e a diversidade de influenciadores, o apoio a causas sociais com o uso de personagens que geram conteúdo criativo e relacionamentos a longo prazo.

Esse tipo de alternativa para gerar mais engajamento, também pode ser utilizado em outras questões, como uma empresa de consultoria ambiental, a fim de explicar melhor a sua forma de atuar no mercado.

Como sabemos, as redes sociais estão lado a lado quando se trata de marketing e tecnologia, portanto, o Facebook, por exemplo, estará apresentando novos formatos de anúncios.

O mesmo se aplica para as outras plataformas, entre elas:

  • Instagram;
  • Google;
  • TikTok;
  • Kwai;
  • Twitch;
  • YouTube;
  • LinkedIn.

Para as empresas, é extremamente favorável ter várias plataformas digitais disponíveis para trabalhar, isso porque as chances para se destacar dentre as demais companhias do ramo aumentam, basta saber usar as redes sociais de maneira correta.

Com um mercado tão saturado, empresas de todos os setores, como as que trabalham com terceirização de serviços de impressão, podem considerar as estratégias do marketing digital para se diferenciar da concorrência e garantir o melhor serviço prestado no ramo.

O comércio digital, atualmente, pode ser resumido em na grande ascensão das plataformas de streaming, além de incluir as redes sociais dedicadas aos games.

Nesses sites, houve uma grande enxurrada de dados que fizeram com que as empresas conseguissem alcançar os consumidores facilmente.

Para o marketing, o setor de privacidade e inteligência de dados se tornou prioridade diante da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que entrou em vigor em agosto de 2021.

A expectativa para os especialistas é que, com as mudanças feitas no algoritmo, o alcance orgânico se torne a opção menos usada entre os gestores de marketing.

Isso porque apesar do marketing orgânico ser o mais vantajoso a longo prazo, as pessoas estão com cada vez menos tempo para lidar com as redes sociais.

Desse modo, a demanda por analistas de marketing cresce e uma empresa de aluguel de cabine de fotos, por exemplo, quebra as barreiras na internet e consegue novos lucros através do auxílio de um profissional de marketing.

As marcas também estão considerando cada vez mais o YouTube como uma das principais plataformas para divulgar as ações da marca, isso porque através dos vídeos é possível mostrar ao público de várias formas como o produto ou serviço pode ser útil para ele.

Para o ano de 2022, o mercado do marketing está comentando cada vez mais o metaverso, que por sua vez, é a terminologia utilizada para indicar um mundo alternativo que tenta se assemelhar à realidade através de dispositivos digitais.

Retorno dos eventos presenciais

Não podemos deixar de falar que ainda estamos vivendo um período de pandemia, contudo, as atividades e eventos estão retomando à normalidade, mas com todas as precauções necessárias.

Porém, já está sendo cogitado nas universidades as aulas presenciais retornarem, bem como o curso de piloto privado a distancia e outras instituições focadas em diversas áreas de atuação no mercado de trabalho.

Apesar de muitos eventos virtuais que foram realizados, o público ainda anseia por eventos presenciais, isso porque o clima e o contato são sempre diferentes, o que é um ótimo atrativo para o público.

Profissionais mais conectados e tecnológicos

Na internet, com tantas informações disponíveis, a expectativa é que a importância de ferramentas e plataformas capazes de fazer o gerenciamento destes dados estará cada vez mais ligada aos profissionais do marketing ao transitar em nos ambientes digitais.

Trabalho remoto

Como sabemos, a pandemia nos trouxe algumas mudanças que, em sua grande maioria, chegaram para ficar pelo menos até o ano de 2022. Contudo, o trabalho remoto é, de longe, uma das maneiras de trabalhar que tendem a continuar nos próximos anos.

O home office se tornou cada vez mais realidade, não apenas pelo fato de que as pessoas ficam mais produtivas no conforto da casa, e sim porque há a possibilidade do horário de trabalho ser flexível, e isso é o principal fator para que 48% dos trabalhadores permaneçam com os empregos atuais.

No setor de marketing, o cenário não é diferente. De acordo com os estudos feito pela Salesforce, 76% dos profissionais entrevistados acreditam que as mudanças colaboram e se comunicam com suas equipes durante o trabalho e irão permanecer em suas respectivas profissões.

A ideia de que o trabalho remoto permanecerá se torna ainda mais reforçada quando a maioria dos entrevistados disseram estar mais conectados aos seus gestores, colegas de trabalho, amigos e familiares. De fato, ter um tempo para si mesmo é uma maneira de estar melhor nas atividades do trabalho.

Colaborações remotas

É possível também que, após as empresas terem se adaptado a reuniões a distância para discutir assuntos importantes para a empresa, o hábito de realizar essas reuniões virtuais permanecem por bastante tempo, afinal, nem todas as pessoas da equipe conseguem estar disponíveis no horário exato dos encontros.

Lives e social commerce

Podemos considerar que o Instagram foi uma das redes sociais que mais tornou popular a realização de uma transmissão ao vivo em uma plataforma social.

Por isso, a demanda do público por interações feitas em tempo real é uma grande opção, para que o marketing seja aplicado a fim de melhorar o alcance da determinada página.

Ao contrário do que muitos pensam, as lives podem ser usadas por qualquer usuário da rede social, desde um seguidor comum até as páginas voltadas para vendas.

Portanto, até mesmo uma empresa administradora de condomínios pode abrir uma live para discutir algo importante ou responder perguntas comuns que rondam a área de atuação.

Influenciadores mais transparentes

Uma das previsões para 2022 é a profissionalização dos influenciadores digitais. Em outros países, como nos Estados Unidos, Espanha e Inglaterra, já possuem uma regularização para pessoas que possuem influência na internet.

Pequenos influenciadores populares

Nas redes sociais, os perfis de micro influenciadores estão ganhando cada vez mais a atenção das marcas devido ao nicho em que elas conseguem ser presentes.

O público que eles influenciam, e a criatividade que é usada na criação de conteúdo, é uma das características que são consideradas através das grandes marcas.

Por outro lado, temos os nanos influenciadores, que são perfis que possuem de mil a 10 mil seguidores.

Os mesmos chamam a atenção pelo fato dos seus conteúdos serem mais autênticos e realistas sobre os assuntos que a página trabalha. Isso resulta em uma das grandes ambições dos analistas de marketing, que é conquistar clientes fiéis.