Os cuidados em relação à administração do estoque de uma loja permite com que o administrador de um negócio consiga identificar se ele está dentro de um ritmo positivo ou não, ou seja, se os seus produtos vêm tendo uma boa performance de vendas.
Tratando-se de um índice importante não apenas para a gestação de um negócio em níveis atuais, mas também com os propostos futuros que podem estar relacionados a ele, a partir da relação de compra e venda dos produtos ali comercializados.
Um dos índices mais importantes de serem avaliados por quem administra um negócio, para que seja possível adotar ações que possam impactar diretamente no processo de gerência de um estabelecimento, tendo acesso a informações importantes de tal negócio.
O que para um fornecedor de abraçadeiras pode se tratar do índice de vendas entre os seus produtos, ou então do número de clientes interessados em suas mercadorias, para que seja possível definir o nível de produção, com base na procura por tais objetivos.
Sendo assim uma das taxas de alta importância a serem observadas por quem atua na posição de gerência de um empreendimento, permitindo com que um comércio consiga definir o nível de produção indicado para o crescimento e manutenção do seu negócio.
A partir das ferramentas disponíveis para o processo de gestão de um empreendimento, com base nos tipos de índices a serem conquistados, torna-se possível adotar uma expansão desse negócio ou qualquer que seja o seu propósito com relação a ele.
Como uma loja de materiais de construção, que pode definir quais são os produtos a serem pedidos com maior frequência pelos seus fornecedores, a partir do nível de vendas alcançado por um acrilico acetinado ou qualquer tipo de venda associada a tais lojas.
Existindo dessa forma diferentes maneiras de cuidar de pontos que podem ser importantes para o alcance de bons resultados em relação ao seu negócio, passando pelos modelos que devem ser adotados para se chegar a uma boa performance.
Passando, então, pelo processo do chamado controle de estoque.
Como funciona um controle de estoque?
Essa estratégia se trata da forma com que o seu nível de estoque é administrado, permitindo com que o comando de um estabelecimento tenha acesso a práticas utilizadas ao que se refere ao processo de gestão de elementos importantes para uma companhia.
Passando pela sua relação com o público externo, mas também pela quantidade de itens presentes em seus galpões ou qualquer que seja o ponto usado como espaço para um armazenamento de estoque, facilitando o acesso a tais materiais após uma compra.
Com base nisso, é possível afirmar que o controle de estoque referente a sua loja pode ser responsável, até mesmo, pela otimização das suas atividades comerciais. Trata-se de um tópico que está diretamente associado ao movimento de compra feito pelos clientes.
Já que um alto número de encomendas só poderá ser feito caso exista material suficiente para responder a essa demanda, fortalecendo a relação entre uma empresa e o seu público, diante do elo de ligação entre eles, que são os produtos a serem consumidos.
Uma relação tradicional presente em qualquer tipo de atividade comercial, diante da necessidade que um vendedor tem de se relacionar tem com os seus clientes, para que essa troca comercial possa ser feita entre ambos os público presentes em uma associação comercial.
Seja na fabricação de moldes para injeção de plásticos, com a venda de roupas em uma loja de departamento, ou com a produção de bolos para uma padaria. Todos a dependerem de uma boa relação comercial entre vendedor e cliente, independentemente da área.
E junto a essa relação existem outros tópicos que podem fazer com que essa atividade comercial alcance melhores índices, com um planejamento de estoque sendo algo de importante destaque, por contar com o controle dos produtos a serem comercializados.
Com esse tipo de administração tendo uma relevância maior para as companhias que trabalham com o fornecimento de matérias-primas para a indústria. Sendo responsáveis então por alimentar uma enorme cadeia de lojas presentes no mercado.
Nesse caso lidando com a comercialização das chamadas commodities, materiais que servem de base para a construção de outros produtos especializados, como pedras e minerais preciosos usados na modelação de joias, como colares, brincos e pingentes.
Para que essa produção seja possível é preciso ter um estoque de matéria-prima, da mesma forma como esse controle é importante no mercado digital e no varejo, junto a um controle e automação de processos industriais, por exemplo.
Tudo a provar a importância de controlar o seu estoque, tendo uma boa gestão sobre ele.
Como realizar um melhor controle do seu estoque
Existem algumas práticas que podem auxiliar no processo de gestão do seu estoque, facilitando o acesso a todos os pontos comerciais benéficos a esse controle, levando seus produtos de maneira rápida e eficaz ao acesso dos seus clientes.
Entre essas ações, é possível destacar:
Fazer um balanço dos produtos
O primeiro passo para organizar o seu estoque de produtos é fazer um mapeamento sobre a quantidade disponível em suas dependências. Um trabalho que se expande dependendo do tamanho do negócio ou da variedade de produtos que ali serão comercializados.
Então, para que seja possível uma melhor ordenação dessas peças em estoque é preciso fazer um balanço geral de tudo. Algo importante tanto para a venda junto ao público, como para definir o índice de encomenda que deve ser feito aos seus fornecedores.
Cadastramento dos produtos
Após ter acesso ao valor exato de produtos disponíveis em seu estoque, é importante apartar para o cadastramento desses itens, utilizando softwares que possam facilitar esse processo.
Aumentando assim o controle das quantidades de ribbon para impressora presentes em uma loja de materiais gráficos, para que esse estabelecimento comercial consiga ter um domínio adequado sobre a realidade do seu negócio.
Ordenação dos produtos
Da mesma forma com que um cadastro digital ajuda a ter um maior controle sobre os produtos disponíveis em seu estoque, uma categorização física também facilita o manuseio dessas peças. Principalmente em lojas que trabalham com armazéns distantes.
Podendo utilizar etiquetas adesivas industriais para fazer essa seleção de peças, de forma a melhorar o controle sobre o seu estoque, separando esse depósito entre modelos de produtos ou aos locais aos quais eles serão transportados.
Ferramentas de gestão
Anteriormente foi citado a importância de trabalhar com um software que ajude no registo dos seus produtos, mas essa não é a única ação que pode ser otimizada a partir da aplicação de algum programa digital, com ferramentas diversas disponíveis no mercado.
A integração do seu sistema de estoque e da sua loja virtual pode inclusive ajudar no seu sistema de vendas, ao informar ao público a quantidade disponível de um produto. Fazendo com que esse cliente faça uma compra rápida, para não perder sua chance de consumo.
Escolha por um modelo de organização
Após a decisão de procurar ter um maior controle sobre o seu estoque, é importante saber também que existem diversas formas de cuidar da organização desse seu armazenamento de peças, materiais ou produtos. Sendo possível destacar alguns:
- PEPS;
- UEPS;
- Just in Time;
- Curva ABC.
Sistemas que ajudam a ter um maior controle sobre o seu estoque, assim como de suas finanças, sendo modelos reconhecidos pela Receita Federal, ao que se refere na declaração do seu sistema de gastos internos, em relação ao seu armazenamento.
Com o PEPS sendo uma sigla para “Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair”, um sistema adequado para produtos perecíveis, evitando o estrago dessas mercadorias ao garantir que eles saiam para as vitrines das lojas dentro do tempo adequado de consumo.
Já o UEPS, “Último a Entrar, Primeiro a Sair”, é destinado a supervalorização do preço de produtos antigos, em um sistema adequado para produtos de longa durabilidade.
Enquanto esses dois modelos agem em cima do controle do estoque disponível, o sistema Just in Time é voltado à existência de estoque nenhum, ou seja, lidando com uma produção por encomenda, com a quantia exata de mercadorias a serem comercializadas.
Como na contratação de uma empresa responsável por fazer fachada acm com letra caixa, cujo serviço será feito somente em cima dos valores e quantidade de fachadas as quais esse material será aplicado, com algo customizado para cada cliente.
Outro modelo de estoque é o sistema de curva ABC. Um modelo diretamente associado aos números de venda dessa companhia, fazendo uma separação do seu estoque em cima de três níveis de produtos: os mais vendidos, os de circulação média e os menos consumidos.
Facilitando dessa forma ter um controle sobre a quantidade desejável sobre cada tipo de peça em seu armazenamento, diante do número de vendas de tais produtos. Sendo assim uma forma de otimizar a saída desses produtos, de acordo com a quantidade produzida.
Pois da mesma forma com que um serviço de retrofitting de maquinas pode auxiliar no controle da sua maquinaria, ter um bom sistema de estoque, pode ajudar no controle desse armazenamento, levando assim a melhores soluções comerciais.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.