O live marketing é caracterizado por um conjunto de estratégias para gerar uma interação direta com o público de uma determinada marca. O termo se tornou uma principal influência para ser implantado para gerar conexão com o consumidor.
Relativamente novo no mercado, o live marketing chegou no mercado brasileiro em 2013 através de um site especializado em promoções e eventos. Apesar de recente, está ganhando cada vez mais espaço e influência em diversos meios de negócios.
Foi também nesse mesmo ano que aconteceu o primeiro Congresso Brasileiro de Field Marketing. Desde então, cada vez mais instituições e empresas adotam essa estratégia com os seus clientes.
Uma empresa que oferece curso de comissario de voo comercial, por exemplo, pode adotar este método em sua rotina e fazer com que se tenha diversas facilidades através desta implementação e do uso diário desta plataforma.
O live marketing se refere a uma série de atividades de marketing que proporcionam um diálogo vivo entre uma marca e as pessoas, levando a uma melhor aceitação e compreensão de um determinado produto, serviço ou propósito.
Isso faz com que a empresa ofereça um atendimento diferenciado, e se destaque em seu meio dos concorrentes, tendo este contato frequente com cada cliente, e não abrindo espaço para que se tenha uma insatisfação ou pouco contato.
Um fornecedor de flores, por exemplo, ao implementar o live marketing com os seus clientes, faz com que todo o atendimento e tratamento seja o seu diferencial, e esse é justamente o motivo para que os consumidores escolham sua empresa.
Acima de tudo, é uma promoção que estimula e inspira através de uma experiência sensorial. Em outras palavras, o marketing de campo decorre do desejo de proporcionar aos consumidores uma experiência de marca mais memorável.
Algo totalmente diferente e único diante de diversas experiências de compras no dia a dia dos consumidores, fazendo com que a empresa realmente se torne referência diante destas situações, oferecendo uma mão de obra qualificada e especializada.
Por isso, todas as ações ou atividades que utilizem campanhas de incentivo, ativações, principalmente no ponto de venda, redes sociais e aplicações para smartphones podem ser incluídas no âmbito do marketing em tempo real.
Alguns até pensam que o marketing promocional dará lugar ao conceito de marketing de campo, ganhando cada vez mais espaço e fazendo com que o crescimento seja de forma contínua e mútua, onde todos estudem e conheçam este método.
Sendo uma ferramenta vantajosa e única diante de todo o cenário apresentado, pois é extremamente importante para que as empresas continuem em alta e não passem por situações como o encerramento de empresa.
Vantagens do live marketing
Antes de aplicar o live marketing à sua estratégia de branding, é importante entender os benefícios dessa prática. Confira alguns deles a seguir.
Lembrança da marca
Ações interativas podem marcar positivamente os clientes, além de serem um aspecto fundamental para aumentar o reconhecimento do produto.
Então, ao investir em live marketing, você está investindo na experiência do consumidor e mostrando na prática quais vantagens ele terá ao fechar um negócio com você.
Dessa forma, isso mostra principalmente para o cliente a importância dele para o seu negócio e o quanto cada consumidor faz a diferença.
Essa prática é um passo para superar a concorrência e garantir uma ação diferenciada, pensando além do que vários acontecimentos do mercado, se antecipando diante de todas as empresas que fazem parte do meio.
Além disso, é uma ótima opção para que as empresas adotem estas ferramentas, conseguindo obter os resultados esperados, fazendo parte de segmentos como fábrica de caçamba agrícola e diversos outros.
Conexão com o público
É de extrema importância que se tenha algo único com o público que consome seu negócio, gerar uma identificação é algo que faz com que as marcas se antecipem e esteja no dia a dia dos seus clientes.
Portanto, é um dos pontos em que se deve ter a máxima atenção para que realmente, faça com que o público se sinta bem e a vontade, para conhecer cada produto e para que a cada dia consuma mais os produtos ou serviços.
Essa conexão gera frutos em diversos momentos em que a empresa faz parte, como exemplo, um cliente da marca que faz parte de uma empresa de terceirização de TI, ao estar satisfeito com todo o relacionamento com a marca, a divulgação dos produtos se torna única e diferenciada diante de tudo.
Interação nas plataformas
Mesmo com o uso do live marketing, e com a facilitação deste recurso que a ferramenta proporciona, é de extrema importância que o negócio se mantenha ativo e frequente em suas redes sociais, fazendo com que a experiência de compra seja realmente única.
Esse tipo de experiência é capaz de quebrar barreiras, e fazer de fato uma conexão única com o público atendido, usando principalmente as redes sociais para que esta interação seja de forma natural e única.
Um negócio que trabalha no ramo de imóveis para casa, por exemplo, ao fazer uma campanha em suas redes sociais sobre o controle de acesso para portas, faz o público sentir uma identificação única que os motiva a consumir mais produtos deste negócio.
Live marketing e sua conexão com as empresas
Em um mundo cada vez mais digital, as empresas estão sempre buscando as melhores formas de engajar o público, se comunicar, e o mais importante, criar novas experiências.
Isso faz com que realmente a experiência do público consumidor se torne especial e única, levando os clientes para uma posição de importância relevante, que faça com que o público veja a importância de cada um para o negócio.
Para isso, é necessário abranger todas as formas de mostrar aos clientes mais do que o produto, mostrando e proporcionando experiências e momentos únicos, proporcionando realmente momentos especiais para o público.
É aí que está o desafio. O mundo digital está em constante mudança, principalmente quando se é falado do meio digital, sendo constantemente bombardeados com conteúdos e informações.
Está cada vez mais difícil captar a atenção dos consumidores. Dessa forma, a empresa não mede esforços para gerar emoção no público-alvo, colocando-o no centro do relacionamento com a marca.
Diante disso, é preciso ganhar o público através desta conexão e destes momentos únicos, que fazem com que as experiências se tornem a parte fundamental para o negócio e para as relações, sejam elas de compra ou de geração de novos clientes.
Assim como seu consumidor está perto de você, ele também está seguindo seus concorrentes, e pelas redes sociais fica fácil descobrir as opiniões do seu público. Por isso, a atenção para os feedbacks e para o que está sendo dito em cada campanha.
Dessa forma, fica mais fácil entender o que você pode fazer de melhor ou de diferente para atender às necessidades de quem de fato está consumindo seu produto ou serviço.
Sendo de extrema importância está conexão com o live marketing, tornando cada momento, cada campanha e cada produto divulgado pela empresa único e especial.
Isso faz com que as empresas conheçam e procurem esta conexão e conhecimento da plataforma, para que realmente se tenha estes resultados positivos, sendo aplicado em empresas como empresas de esquadria proporcionando uma esquadria de alto padrão diante de tudo.
Como aplicar o live marketing em sua empresa
Os consumidores não estão mais aceitando passivamente a publicidade tradicional em outdoors, revistas ou televisão. Sempre exigindo uma publicidade mais atual e inovadora, gerando mais conexões e interações reais.
O live marketing traz a publicidade para o dia a dia e depende diretamente do engajamento do público. Alguns exemplos de ações nesse sentido são a criação de jogos envolvendo marcas, concursos com prêmios e distribuição de brindes.
Sempre optando por conteúdos mais atuais, gerando momentos marcantes para o público, é um diferencial em relação a outras marcas e segmentos.
Se você quer aprender a implementar campanhas de marketing em tempo real na sua empresa, os 10 passos básicos abaixo são essenciais:
- Conhecer seu público;
- Objetivos;
- Orçamento;
- Supervisione os resultados;
- Utilize a tecnologia;
- Redes Sociais;
- Transmissões ao vivo;
- Perguntas e respostas;
- Conhecer as tendências do mercado;
- Montar estratégias.
Com a junção dessas dez estratégias, é possível criar um plano de ação eficiente a partir do live marketing, que consegue proporcionar a experiência correta para o público-alvo do seu negócio.
Para que isso ocorra, lembre-se de considerar as métricas obtidas através das estratégias utilizadas. Somente realizando uma gestão eficiente do retorno obtido é que será possível saber onde aplicar novos esforços para continuar tendo sucesso nos negócios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.