Trabalhar com uma persona é muito importante para aplicar seus conhecimentos adequadamente e garantir resultados muito mais expressivos em sua empresa, uma vez que pode fazer perguntas sobre suas estratégias de marketing e estudos de impacto ambiental.
Uma persona é um personagem ficcional, criado com base em dados coletados para a compreensão de quem é seu público-alvo, em conjunto com transações realizadas anteriormente com consumidores reais de sua empresa.
Como resultado, você acaba criando uma figura muito complexa, quase real. Ela possuirá uma série de informações relevantes, como nome, endereço, renda e outros pontos básicos de qualquer pessoa existente.
Mas o grande diferencial de uma persona é a atenção dada ao seu perfil psicológico. Quando você está estipulando o que a persona é ou faz, é possível identificar uma série de itens que podem gerar respostas e resultados diferentes, como:
- Medos;
- Desejos;
- Anseios;
- Padrões de consumo.
Todos estes itens são cruciais para estruturar corretamente sua persona, garantindo uma ação mais efetiva a longo prazo para trabalhar com o marketing digital com fornecedores de plantas ornamentais usando essas figuras.
A criação das personas é atribuída ao programador e designer Alan Cooper, que estava desenvolvendo um sistema para gerenciar projetos. Sua primeira utilização foi ainda nos anos 80.
Nesta ocasião, em especial, Cooper entrevistou a gestora de projetos Kathy, para entender melhor o trabalho dela e conseguir desenvolver um software que atendesse as demandas solicitadas pelo cliente.
Durante todo o processo de produção, Alan teve conversas internas, como se Kathy ainda estivesse no local e pudesse responder, explicando detalhes do software que eram necessários para sua produção.
Nesse momento, ele entendeu a importância de usar uma persona. Isso porque quando você está se comunicando com alguém que tem necessidades reais do que está sendo produzido e possui dúvidas por não ter conhecimentos técnicos, é mais fácil resolver uma série de questões.
Entretanto, foi apenas em 1998 que Alan formalizou o conceito de personas, lançando um livro a respeito dessa técnica e de como aplicá-la de forma prática, apresentando seus próprios métodos de desenvolvimento.
Com o tempo, as personas acabaram saindo do nicho do design e alcançaram o marketing, onde foram recebidas de braços abertos por empresas dos mais variados segmentos, como as de plano de gerenciamento de resíduos, principalmente com o início da utilização do marketing focado no cliente, conhecido também como Inbound.
Uma vez que o foco das campanhas de marketing atuais são diretamente nos consumidores, é preciso ter em mente que suas ações devem se comunicar diretamente com eles.
A persona é um intermediário para esse processo, permitindo um planejamento estratégico mais efetivo.
Entender o potencial dessa funcionalidade permite que o consumidor receba um produto final muito mais efetivo em questão de marketing, uma vez que você saberá exatamente o que fazer e onde se comunicar de forma inteligente para garantir resultados mais expressivos.
Persona e público-alvo
Estes são dois conceitos que muitas vezes se confundem na mão de empreendedores que não têm um conhecimento muito técnico acerca de ações de marketing sobre abertura ou encerramento de empresa. Entretanto, ambos são diferentes, ainda que se complementam.
O público-alvo é um grupo de pessoas cujo principal objetivo é identificar padrões em comum que os tornam consumidores de sua marca. Essa técnica ajuda a segmentar o público em geral para encontrar um nicho de atuação para a empresa.
Porém, na maioria dos casos, esse ainda é um nicho muito genérico, que pode apresentar dificuldades na aproximação da empresa ao dialogar com esse grupo, em grande parte porque o público-alvo não leva em consideração a situação individual de um cliente.
As pessoas nem sempre estão no mesmo momento da vida, e ainda que duas pessoas diferentes se encaixam em seu público-alvo, pode não ser o momento de uma delas investir com produtos ou serviços, o que acaba atrapalhando suas vendas.
Além disso, para atingir um resultado adequado, o público-alvo muitas vezes trabalha com estereótipos e ações pouco funcionais, o que gera uma simplificação dos consumidores de serviços de conservação que pode acabar atrapalhando seus resultados a longo prazo.
Isso não significa, entretanto, que você deve abrir mão da análise de público-alvo e ficar apenas com as personas. Na verdade, ambas as estratégias funcionam muito bem juntas, usando o público-alvo como base para criar suas personas mais adequadamente.
Criando sua persona
Agora que você entende melhor o conceito de persona e suas principais utilizações, é hora de começar a criar sua própria opção. É importante ter em mente que, embora ela seja feita de maneira razoavelmente simples, isso não significa que deva ser feita de qualquer jeito.
As personas são frutos de pesquisas e análises do público-alvo, e nunca de “achismos” ou intuições do gestor.
Você nunca deve achar que conhece seu público, pois isso pode levar a criação de uma persona errada que não gerará o conteúdo necessário para sua empresa de mão de obra qualificada e especializada.
Por isso, é preciso entender o método de criação e como aplicá-lo de maneira efetiva para conseguir obter respostas mais adequadas para suas ações.
Coleta de dados
O primeiro passo é coletar dados dos consumidores para ter como base ao criar sua persona, o que deve ser feito com muita atenção para gerar os resultados que você está esperando com as questões que serão elaboradas.
A definição de público-alvo pode ser de grande ajuda nesse momento, uma vez que ele ajuda a determinar o tipo de público que você fará a coleta de dados, entendendo melhor o perfil de seus clientes para conseguir atingir as pessoas certas.
Outra maneira de conseguir informações adequadas para a persona é identificar clientes já existentes em sua empresa. Entenda o porque eles consumiram seus produtos e como perceberam o valor de sua marca de terceirização em TI (Tecnologia da Informação).
Dessa maneira, você consegue uma expressividade maior para suas personas, uma vez que entenderá as bases de sua criação e como eles podem se comunicar diretamente com você durante o planejamento de suas campanhas de marketing.
Análise de dados
Depois de coletar esses dados, é importante analisá-los para extrair o melhor resultado possível para a criação de suas personas. Em um primeiro momento, é interessante procurar padrões de respostas.
De todas as pessoas entrevistadas, busque elementos em comum para identificar o que a maioria de seus clientes pensa ou deseja, pois esse tipo de ação entra diretamente no conceito de sua persona.
Para isso, é preciso estruturar as respostas coletadas na primeira etapa de maneira efetiva, para trabalhar com mais qualidade. Em muitos casos, isso é feito com a ajuda da tecnologia.
Programas de planilhas e outras ferramentas podem ajudar a tornar muito mais fácil essa análise, permitindo que a equipe de gestão encontre as similaridades e discrepâncias nas respostas e ajudando a interpretar melhor seus resultados.
Assim, as personas serão muito mais efetivas quando estiverem prontas para a comunicação junto a equipe de marketing de um despachante aduaneiro.
Estruturação da persona
Estruturar uma persona é dar vida a ela. Aqui, você escolherá todos os elementos que a tornam quase real, como características e comportamentos relevantes para responder suas perguntas durante a estruturação da campanha de marketing.
O grande diferencial para conseguir resultados expressivos com sua persona é pensar nela como um verdadeiro ser humano, que vai acompanhar o que a marca tem a oferecer e adquirir seus produtos ou serviços.
Uma pessoa é um ser complexo, e não uma lista de tópicos e atividades. Por isso, é importante pensar em maneiras de explorar esse tipo de conteúdo. Uma boa forma de destacar a estruturação de sua persona é com o conceito de storytelling.
Ao contar uma história, você gera toda uma narrativa interessante sobre esta figura que está sendo criada, dando base para suas interações como um todo, identificando hábitos e a forma de se relacionar com a marca.
Aplicando as personas
Depois de todo o processo de criação, é o momento de aplicar em suas ações de marketing. Para isso, é preciso que toda a equipe esteja familiarizada com a persona e como ela pode interagir com o grupo.
Para resultados realmente efetivos, o ideal é que seus colaboradores participem de todas as etapas de criação, tomando para si parte desse processo de estrutura da persona como um todo.
Considerações finais
As personas são uma importante maneira de entender melhor seu público e como interagir com eles de forma adequada. Por conta disso, é fundamental aplicar o conhecimento adequado para esse tipo de interação.
Quanto mais você consegue trabalhar com as personas, mais profundo será seu conhecimento sobre os desejos e gostos de seus consumidores, permitindo que suas estratégias de marketing digital sejam muito melhor aproveitadas e renderão resultados positivos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.