Gestão do capital de um negócio é um dos grandes desafios que todo empreendedor deve saber lidar. Muitas vezes é preciso reduzir custos em momentos de necessidade para aproveitar as melhores janelas de negócios no futuro.
Existe também o dever de todo dono de empresa em investir corretamente em melhorias pontuais que visam reduzir gastos desnecessários no futuro de cada empresa. Desse modo, diferentes partes da empresa passam a evoluir consideravelmente como:
- Processos internos;
- Comunicação interna;
- Marketing direcionado;
- Retenção de colaboradores;
- Redução de demissões
Citamos apenas 5 pontos onde investir corretamente agregará uma redução de custos considerável dentro do seu negócio.
Porém, mesmo com essa mentalidade existe o desejo dos donos em criar algo que consiga cumprir com demandas de necessidade, por isso o investimento foi realizado. Economizar e investir de forma correta são meios cruciais para lidar com a saúde financeira da empresa.
Uma antiga história japonesa conta que um empreendedor muito conhecido pelo país foi visitar uma de suas maiores fábricas. No momento da visita, o dono que já era um senhor de idade avançada decidiu abaixar e pegar um clipe que estava jogado no chão.
Um dos gerentes que o acompanhavam se intrigou com a ação e perguntou ao dono o motivo de ter parado de caminhar para pegar simplesmente um simples clipe.
O dono da empresa olhou para o gerente e disse, “Imagine se todos os meus funcionários pensassem como você? Provavelmente estaríamos gastando mais com clipe do que o necessário.”
Essa pequena história ilustra a necessidade de se importar com o capital, e que muitas das vezes o real problema está em ações que até então não damos a devida importância como um pequeno clipe em uma empresa.
No artigo de hoje, separamos diversas dicas de como você pode reduzir de forma inteligente os custos do seu negócio.
Diminua campanhas de marketing tradicional
O marketing tradicional sempre terá o seu espaço dentro do mundo de negócios. A depender do tipo do negócio, a cidade que ele está instaurado e outros diversos fatores. Contudo, a chegada do mundo digital e dos e-commerces modificou muito essa realidade.
Por isso, se você gasta muito dinheiro com marketing tradicional ou precisa reduzir os custos na sua fábrica de caixa de papelão ondulado, faça uma análise de caso e veja se o retorno é realmente consistente para manter o valor investido.
Invista mais no marketing online
Já que falamos sobre a necessidade de reduzir custos com o marketing tradicional, estendemos essa informação para um tipo de investimento a longo prazo que faz a diferença e os valores podem ser mais atrativos para o bolso do seu serviço de pintura eletrostática.
Sem a necessidade de alugar carros de som, eventos ou brindes que custam dinheiro. O marketing digital trabalha diretamente com o público de interesse. O valor para quem começa é relativamente baixo e vai escalando de acordo com o alcance desejável.
Pensando nisso, investir em marketing digital conquista pessoas fiéis ao seu negócio mais interessadas em realizar a compra de fato. É uma opção que ajuda a reduzir os gastos com marketing tradicional e conquista uma audiência de qualidade para seu negócio.
Você pode criar vídeos para vender seus equipamentos para cozinha industrial ou simplesmente criar um site de vendas bem ranqueado nos sites de pesquisa. A verdade é que mais cedo ou mais tarde esse investimento deverá ser feito, mas com sabedoria.
Invista em tecnologia de softwares
Muitas empresas perdem dinheiro por utilizarem até os dias de hoje processos amplamente manuais. Com exceção de empresas centenárias de culinária ou arte que usufruem da nostalgia como marketing natural, a tecnologia precisa ser implementada.
Processos internos de controle de estoque, logística, venda e marketing são necessariamente dependentes da tecnologia para evitar erros absurdos e desatenções do dia a dia.
Automatize todos os processos possíveis
E já que estamos falando de tecnologia de softwares também é preciso aliar esse investimento ao aprimoramento constante de processos onde desperdícios e trabalho dobrado podem estar ocorrendo.
Processos de uma empresa funcionam como uma manutenção hidráulica predial todos os canos são interligados de alguma forma e precisam funcionar para que a água possa fluir entre eles. Qualquer defeito pode significar uma pane no sistema.
Essa pane inicialmente afeta apenas alguns setores, mas com o passar do tempo passa afetar toda a empresa. Não há como fugir disso, por isso, esteja constantemente estudando melhorias de processos internos com a ajuda de programas novos.
Tempo é dinheiro e erros custam caro. Aliar tecnologia processual é o meio para reduzir custos no seu negócio.
Invista no capital humano da empresa
Existem dois tipos de empresa. A primeira são aquelas que servem como andar degrau para as pessoas e a segunda que são aquelas que as pessoas querem criar uma história. Adiantamos que o objetivo de cada ser humano é inerente ao seu negócio.
Contudo, investir no capital humano é dar valor aos colaboradores que estão a fim de produzir um excelente trabalho. Recompensar a produtividade dessas pessoas é diminuir gastos com contratações, direitos trabalhistas e treinamentos.
Manter pessoas crescendo dentro da sua empresa de levantamento topográfico e criar janelas de contratações pontuais é o meio mais correto de gerar ganhos e reduzir custos desnecessários.
Negocie com os fornecedores
Fornecedores são os maiores companheiros do seu negócio. De fato estabelecer boas relações com eles é o diferencial no momento de conseguir um produto novo no mercado e abraçar oportunidades que fluem no caminho empresarial.
Entretanto, nesse caminho muitas pessoas entram e saem do seu cotidiano, o que é algo perfeitamente normal. A fidelidade de um negócio é interessante, mas tenha em mente que seu fornecedor comercializa com muitos outros negócios.
Essa é a realidade, portanto, não tenha medo de buscar concorrentes e preços que condizem mais com a sua realidade e aproveitar necessariamente todos os meios possíveis para reduzir custos. Se o cliente não paga o valor pedido e você não consegue vender.
Talvez o valor pago para o seu fornecedor seja maior, por isso, negocie valores e oportunidades. Mantenha uma boa relação com eles e crie um espaço de venda agradável para o seu negócio.
Substitua pequenos gastos por práticas mais sustentáveis
Esse ponto é bastante importante e gera também uma melhoria na imagem da sua empresa prestadora de serviço de pintura de fachadas. O conselho mundial do clima realizado em 2020 trouxe a necessidade das empresas em adotar práticas mais sustentáveis.
É um mercado que está promovendo produtos mais baratos e você pode investir em campanhas internas de conscientização para reduzir gastos pequenos dentro do seu negócio.
Papel é um deles, por exemplo. Porque não digitalizar o máximo de processos e documentos possíveis? Limitar o uso da impressora e outros afazeres podem diminuir gastos relevantes.
Lembra da história dos clipes? Você também pode substituir o café por coador e adotar cafeteiras, mictórios sustentáveis, e diversos meios que tornam a empresa mais amiga da natureza e do bolso do empreendedor.
Tenha controle do fluxo de caixa
Não dar a devida atenção para o fluxo de caixa da sua empresa é como deixar um serviço de gerenciamento de obras na mão de uma pessoa sem conhecimento administrativo. Todo o dinheiro da obra pode ser investido em materiais desnecessários.
Por isso, a empresa que deseja reduzir gastos precisa ter um controle extremo do seu fluxo de caixa. Tudo o que entra e sai da empresa precisa estar devidamente descrito em uma planilha para estudo de caso nos momentos de redução de custos ou investimentos.
O dinheiro do caixa é da empresa, nem sequer pode dizer que o valor é do dono do negócio, pelo contrário, o nome já diz: fluxo de caixa, ou seja, os valores devem estar constantemente em movimento.
Os desvios precisam ser analisados, mudanças abruptas e conhecimento de manejo precisam ser compreendidos. Se você não detém essa façanha alinhada, busque por cursos, ajude pessoas e aprenda a administrar o seu caixa.
E com isso na cabeça é válido citar que essas estratégias devem ser seguidas pelos mais diversos setores, desde um projeto de estrutura metálica para galpão, até mesmo uma academia de bairro.
Considerações finais
Reduzir custos do seu negócio é como guardar dinheiro para realizar uma viagem dos sonhos. O valor investido depois será para a vida toda, mas existe a necessidade de dar “aquela segurada”.
Mais de 70% das empresas no Brasil vão à falência em menos de 2 anos, segundo o Sebrae. Isso ocorre justamente porque grande parte dos empreendedores não sabem lidar com o dinheiro adquirido.
E esse é um problema crônico brasileiro, mas que pode ser mudado com o passar do tempo. Talvez com menos impostos e burocracia, mas principalmente com maturidade financeira. Reduza custos de forma inteligente e invista de forma coerente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.