Dicas para influenciar o poder de decisão de compra do consumidor


Na era digital, o consumidor se tornou muito mais sábio e seletivo, procurando conhecer melhor os produtos e serviços que compra, assim como as empresas que os disponibilizam, entendendo melhor suas necessidades e como saciá-las.

Em outras palavras, é cada vez mais difícil conquistar a atenção dos clientes e convencê-los, fazendo com que comprem seus produtos. Por isso, diversas empresas estão buscando novas maneiras de influenciar seus leads.

Por isso, mesmo que o foco da sua empresa seja ACM revestimento, o texto de hoje irá te contextualizar sobre a importância de influenciar o poder de decisão do seu consumidor, mostrando os benefícios da prática e algumas dicas de como aplicar na prática.

Entender o que o seu público-alvo quer e deseja é parte do processo de vendas de qualquer empresa e, oferecer um produto de qualidade e que valha a pena o dinheiro gasto tanto da empresa quanto do cliente é o mínimo a ser feito.

A internet possibilitou que muitas novas empresas surgiram, até mesmo aquelas que vendem baloes latex para festa, precisaram saber desenvolver o seu produto e convencer os leads que ele é o melhor do mercado e se adapta com muito mais facilidade ao dia a dia.

Mas a era digital nos trás um grande revés para as empresas, que é a alta concorrência que o e-commerce proporciona. Embora para os clientes seja bom, pois cria mais opções de compra e mais possibilidades no mercado, as organizações têm que ser ainda mais eficientes.

Ou seja, é muito mais difícil de se destacar dentro do seu segmento de mercado e conseguir convencer ou influenciar o cliente que, dentre todos, o seu produto ou serviço é melhor do que a manutenção de geradores de energia, por exemplo, da concorrência.

Além de tudo isso, as informações superficiais de um produto, como as anunciadas em um cartaz ou folder, não são mais suficientes para convencer o indivíduo, precisando de todo um processo de compras envolvendo e que mostre como sua marca é qualificada.

Tendo isso em mente, os tópicos a seguir irão explorar melhor esse conceito, mostrando diferentes maneiras de como se tornar mais atraentes para seus clientes e, através de algumas estratégias e práticas de mercado, influenciar a sua decisão de compra. Confira.

A importância de entender o seu cliente

Independente se o produto são etiquetas em folhas ou perfumes, é de extrema importância entender o comportamento do seu público-alvo. Quanto melhor conhecemos alguém ou determinado perfil, maior é o nosso poder de influência sobre a pessoa ou grupo.

Quando pensamos no processo de compra e na decisão do seu cliente, existe uma certa sequência de pensamentos e comportamentos que são mais comuns das pessoas, como:

  • Reconhecer a sua necessidade;
  • Buscar informações referentes a necessidade;
  • Avaliar suas alternativas;
  • Comprar o produto ou serviço.

Mesmo um serviço de aluguel de impressoras consegue utilizar essas características em seu negócio, afinal, embora seja usado em diversos lugares do mundo, o conceito é bastante simples e se aplica aos mais variados tipos de empresas.

A partir do momento em que a pessoa tem um problema, o mesmo começa a avaliar e entender o que motiva isso. Quando finalmente reconhece que esse problema é grande demais para ser ignorado, ele reconhece e começa a buscar informações sobre.

Ao buscar informações, ele encontrará a sua empresa de sinalização de segurança por causa das estratégias de marketing utilizadas, e a sua organização estará lá para nutrir o lead de informações relevantes e precisas sobre o produto, mas ainda sem tentar vender.

Ao avaliar todas as possibilidades, o cliente conseguirá enxergar valor na sua empresa e verá que, desde o começo ela ali estava e decidirá comprar. 

Caso tenha feito o processo de maneira que o cliente tenha gostado, oferecendo uma boa experiência, é muito provável que ele feche acordo com a sua marca.

Mesmo que os produtos ofertados sejam rótulos adesivos, isso se dá aos novos fatores que fazem os clientes conseguirem exercer muito bem a sua vontade sobre o mercado de trabalho, como os novos níveis de exigência e uma maior busca por variedades.

Isso sem mencionar os comportamentos complexos de compra. De qualquer maneira, tais hábitos quase sempre estão relacionados a preços caros e qualidade baixa, fazendo com que os mesmos tenham que sim pesquisar por mais produtos em mais lojas.

Influenciando o seu consumidor

Desde empresas de produtos promocionais a grandes logísticas, todas precisam saber influenciar o seu consumidor em algum nível. Caso contrário, o mesmo pode não se interessar pelo que ela vende, deixando parte do seu lucro baseado em sorte e acaso.

Diante disso, separamos algumas dicas que podem ajudar e muito na hora de fazer com que o seu cliente se interesse um pouco mais pelo seu produto e crie interesse genuíno por ele. Para ficar por dentro de tudo, confira.

  1. Facilite o processo de escolha

Quanto mais escolhas, mais liberdades temos, isso é verdade. Em contrapartida, quanto mais frequente isso acontecer e quanto mais complexas elas são, mais nos cansamos e isso torna o processo extremamente exaustivo e desgastante.

Nem sempre ter mais escolhas reflete que a qualidade delas é igualmente boa, sendo parte do trabalho da sua empresa facilitar esse longo processo e mostrar para o cliente de forma sutil que escolher A ou B pode ser melhor do que C, B, D, E ou F.

Pense nos canais de streaming. Quando você senta em sua casa para assistir televisão e vê que o catálogo possui mais de 1000 filmes e séries a sua escolha, você passa muito tempo decidindo o que assistir e, muitas vezes, acaba desistindo.

Se o seu negócio utiliza portfólio para apresentar ao cliente as possibilidades, procura novas ou diferentes maneiras de apresentá-lo para o consumidor. Talvez conteúdo audiovisual ou aqueles que melhor atendem às necessidades da média das pessoas.

  1. Fale a linguagem do consumidor

Às vezes a empresa até possui bons produtos e sabe como ofertá-los e torná-los interessantes, mas acaba pecando na forma como passa isso para o consumidor, errando ao não traduzir os benefícios para a linguagem dos clientes.

Toda marca, além de ter seu público-alvo, precisa pensar muito bem na forma como irá transmitir informações para os leads e clientes e buscar conversar em uma linguagem que melhor se adapta a esse perfil de consumidor, independentemente de qual seja.

Pense que é totalmente diferente negociar com pessoas mais velhas e que não estão acostumadas com a tecnologia e clientes mais jovens que nasceram por volta dos anos 2000. Tanto o modo de se expressar quanto as gírias e os termos se diferem e muito.

Portanto, pense em deixar as informações de modo claro e objetivo, buscando ou focar unicamente em um público e garantir que ele entenda, ou de modo que todas as pessoas que vejam consigam compreender o valor dos benefícios e a utilização do produto ou serviço.

Independentemente da decisão, é preciso um grande planejamento e análise, mas com bastante esforço, você e sua marca podem conseguir até mesmo alguns consumidores que não são o alvo do produto.

  1. Saiba argumentar

É preciso utilizar as armas que você tem a seu favor, ou seja, é preciso saber argumentar com o seu cliente, para que o mesmo sinta que o produto realmente pode ajudá-lo e fazer com que mude de vida ou reconheça os benefícios que terá ao consumir aquilo.

Isso significa que você deve sim deixar as informações claras, assim como destacar todos os benefícios que o mesmo ganha ao comprar, a garantia de uso, quanto ele economiza quando comparado a concorrência e outros produtos do gênero, entre diversas outras opções.

Mostre a quantidade de problemas que ele resolve e como ele pode ser exclusivo na vida do seu cliente. Essas ações trabalham o psicológico da pessoa e faz enxergar valor no produto, assim como ativar gatilhos mentais que o levam a comprar o produto.

Considerações Finais

Saber influenciar o consumidor é uma das estratégias mais abordadas por diversas empresas ao redor do mundo. É através dessa premissa que muitas delas conseguem desenvolver novas e influentes peças que podem moldar a indústria nos próximos anos.

Se pensar dessa forma, toda empresa acaba influenciando seus clientes de alguma maneira e isso não é um problema, desde que o que foi vendido pela mesma seja verdade, e que não prometa coisas que realmente não acontecem com o usuário da compra.

Quando alguém compra um produto de qualidade, exclusividade, por preço acessível e que resolve seus problemas, o sentimento de gratidão é grande. Tente explorar isso e, cada vez mais, estude novas maneiras de conseguir mostrar o seu poder ao seu consumidor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.