Vantagens da criação de sites responsivos


Sites responsivos se referem a uma estratégia de design que cria sites que funcionam bem para dispositivos móveis, tablets e desktops. 

Ou seja, refere-se a um site que foi codificado em HTML para criar layouts fluidos ou grades fluidas que podem reagir a qualquer alteração na janela de visualização ou na largura da tela.

Projetar um site responsivo deve fornecer a mesma experiência em dispositivos móveis e em dispositivos desktop. Seus visitantes não devem ter dificuldades para navegar no site, ler o conteúdo ou interagir com elementos porque estão usando um dispositivo móvel.

Por exemplo, uma empresa de box de banheiro que optar por investir em uma melhor experiência do usuário, certamente pode obter as taxas de conversão mais altas e de rejeição mais baixas, por exemplo.

Pensando nisso, este artigo explorará alguns métodos pelos quais eles podem fazer isso e testar sites para níveis adequados de capacidade de resposta.

Qual importância e vantagem de melhorar a experiência do usuário?

Em muitos países, o número de celulares é maior do que o número de pessoas. Isso demonstra a importância da compatibilidade de um site para dispositivos móveis.

Se você não tornou seu site compatível com dispositivos móveis, deveria. A maioria dos usuários que acessam seu site provavelmente está usando um dispositivo móvel.

Não ser responsivo em todos os dispositivos é um dos principais motivos para um site ser redesenhado. Naturalmente, os desenvolvedores e designers de sites colocam grande ênfase na criação de sites responsivos em primeiro lugar. 

Abaixo estão listadas algumas das vantagens da criação de sites responsivos:

  • Criação de autoridade;
  • Maximização da experiência do usuário;
  • Atração de visitantes;
  • Carregamento mais rápido;
  • Melhora o posicionamento em sites de busca;
  • Aumento na taxa de conversão de leads;
  • Adaptação a dispositivos futuros;
  • Aumento das vendas;
  • Redução da taxa de rejeição.

Por exemplo, o design responsivo do site de uma consultoria ambiental que estava alinhado com a resolução de um dispositivo comumente usado, não correu o risco de perder um segmento de seu público-alvo. Pelo contrário, ganhou mais ainda.

Site mobile ou site responsivo? Design responsivo ou design adaptativo? 

O design adaptativo significa que os sites geralmente têm vários designs de layout responsivos codificados com pontos de interrupção específicos que funcionam com diferentes tamanhos de tela. Isso permite que o site se adapte a uma nova situação.

Outra razão pela qual o web design responsivo é importante está relacionado à compatibilidade dos sites com dispositivos móveis. Só porque uma página da Web é responsiva não significa que também seja compatível com dispositivos móveis.

A primeira é o fato de que, à medida que o uso de smartphones se expandiu, os usuários não querem mais ver uma versão reduzida do conteúdo de um site em um dispositivo móvel.

Eles querem se envolver totalmente com seu conteúdo e não podem fazer isso se tiverem que alternar constantemente entre os tamanhos de desktop e dispositivos móveis.

O site de uma empresa de projetos estruturais fornece aos visitantes do site uma melhor experiência do usuário. Com isso, permite atrair um público mais amplo, pois os visitantes usarão vários dispositivos para acessar seu site.

Há também o reflexo no SEO ao usar sites móveis separados. Se errar, você poderá ver suas classificações de pesquisa caírem devido a desafios de indexação e problemas de conteúdo duplicado.

Com o design responsivo, você não precisa se preocupar em desenvolver duas versões separadas do seu site. Isso significa que não há necessidade de mapear a versão para desktop e a versão móvel, ou se preocupar com problemas de conteúdo duplicado.

Também há menos manutenção envolvida quando você tem um único site responsivo. Por fim, será mais fácil acompanhar suas análises, pois você não precisa acompanhar a jornada de um visitante por vários caminhos de conversão.

Por exemplo, uma distribuidora de fibra de vidro adotou a estratégia de usar botões grandes para serem facilmente pressionados em telas menores, mas não ultrapassam o tamanho de tela permitido. 

Mais especificamente, um aplicativo móvel é necessário quando seus usuários precisam de um conjunto específico de recursos e funcionalidades que funcionam melhor em um aplicativo.

Exemplos comuns incluem aplicativos de banco móvel ou sistema para emissão de nota fiscal. Caso contrário, se você tem uma loja online ou é um provedor de serviços, um site responsivo é mais do que suficiente para atender às necessidades de seus visitantes.

Com o uso de telefones celulares em ascensão, você pode ficar tentado a optar por um aplicativo móvel em vez de descobrir o que é um web design responsivo e como você pode usá-lo. No entanto, nem todos os sites precisam de um aplicativo.

O que é importante na criação de um site responsivo?

Todo site é acessado por meio de dispositivos com diferentes tamanhos e resoluções de tela. O software utilizado por uma empresa de usinagem e ferramentaria renderiza perfeitamente em cada tamanho de tela. O conteúdo ou as imagens não podem ser distorcidos, cortados ou obscurecidos.

Para permitir isso, os desenvolvedores precisam usar pontos de interrupção responsivos, às vezes chamados de pontos de interrupção CSS ou pontos de interrupção de consulta de mídia. Estes são pontos definidos no código. 

O conteúdo do site responde a esses pontos e se ajusta ao tamanho da tela para exibir o layout preciso.

Grade fluida

Anteriormente, os sites eram baseados em medições de pixels. Agora, no entanto, eles são construídos sobre o que é chamado de grade fluida. Basicamente, ela posiciona e define os elementos da web em um site em proporção ao tamanho da tela em que ele é exibido. 

Em vez de fazer as coisas em um tamanho único e específico definido em pixels, os elementos em uma grade fluida responderão e serão redimensionados para caber no tamanho da tela.

Uma grade fluida é dividida em colunas, alturas e larguras não definidas para dimensões fixas. As proporções de texto e elementos dependem do tamanho da tela.

A formulação das regras de uma grade fluida é feita trabalhando no código-fonte do site. Uma grade fluida também ajuda a manter um site visualmente consistente em vários dispositivos.

Uma empresa de automação elétrica industrial se utiliza da grade para oferecer um controle mais próximo sobre os alinhamentos e permite uma tomada de decisão mais rápida relacionada ao projeto.

Pense nas telas sensíveis ao toque 

Ao se perguntar como tornar um site responsivo, pense em telas sensíveis ao toque. A maioria dos dispositivos móveis (telefones e tablets) agora está equipada com telas sensíveis ao toque. 

Naturalmente, um site responsivo terá que se calibrar para ser acessado por meio de telas sensíveis ao toque. Por exemplo, digamos que haja um menu suspenso na página inicial.

Na visualização da área de trabalho, cada item de menu deve ser grande o suficiente para que possa ser pressionado com a ponta do dedo de uma tela sensível ao toque.

Em telas de dispositivos móveis, elementos menores, como botões, também devem ser mais fáceis de detectar e selecionar.

Para isso, use imagens, CTAs (call to action: geralmente uma imagem, texto, botão ou vídeo que contém um link para uma página com uma oferta atraente) para renderizar corretamente em várias telas.

Tipografia, tema e layout

Geralmente, os desenvolvedores da web definem os tamanhos das fontes com pixels. Eles funcionam em sites estáticos, mas sites responsivos precisam de uma fonte responsiva.

O tamanho da fonte deve ser alterado em relação à largura. Isso é necessário para ajustar a tipografia ao tamanho da tela e ser facilmente legível em vários dispositivos.

Se desenvolvedores e designers estão se perguntando como construir um site responsivo em um prazo excepcionalmente curto, eles podem optar por usar um tema ou layout pré-projetado com propriedades responsivas integradas. 

Existem sites que oferecem várias opções a esse respeito (gratuitas e pagas). Tudo o que os designers precisam fazer, depois de escolher um tema, é decidir a cor, a marca e o texto.

Teste de responsividade em dispositivos reais

Ao pesquisar como tornar um site mobile responsivo, algo que muitas vezes passa despercebido é a necessidade de testar em dispositivos reais. Os desenvolvedores podem ajustar o código o quanto quiserem, mas sua funcionalidade precisa ser verificada.

Ao definir e implementar o design responsivo, é importante verificar como o site aparece em diversos dispositivos. Na medida do possível, teste o design responsivo em dispositivos reais, para verificar como o design ficará exatamente para os usuários finais.

Depois de codificado, passe o site por um verificador de design responsivo.Depois que a pesquisa estiver concluída e o site responsivo for construído, ele precisa ser testado.

Se um site precisa ser validado como responsivo, ele deve ser testado em vários navegadores e dispositivos reais. Essa é a única maneira de verificar o sucesso do design responsivo em condições reais de usuário.

Verifique como o design responsivo do seu site é renderizado nos dispositivos e navegadores mais recentes para que você não deixe nada ao acaso. Minimize as chances de um site visualmente distorcido, aumentando a cobertura do dispositivo com facilidade.

Por exemplo, uma empresa de inspeção de equipamentos, assim como qualquer outra, deve sempre querer garantir que qualquer site seja perfeitamente complementar a todos os dispositivos que possuíssem – desktop, tablet ou celular.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.