Hoje, se você está por dentro do meio digital e consome conteúdos desse universo, os influenciadores digitais estão presentes praticamente o tempo todo e têm um papel relevante através da sua vida e da vida de muitas pessoas.
Os influenciadores digitais têm esse papel fundamental através da produção de conteúdos, interferindo diretamente em questões ligadas ao consumo e propagação de uma marca.
Para se ter ideia, hoje desde uma empresa que presta serviço de pintura de fachadas a uma empresa de produtos naturais, trabalham suas estratégias de marketing através de influenciadores, tendo essa propagação e esse recurso a seu favor.
Por isso, conhecer os tipos de influenciadores e entender a sua importância através das estratégias da empresa é um dos fatores-chave, gerando esse holofote e fazendo com que sua empresa sempre tenha um destaque e uma amplitude através do mercado.
Afinal, com o meio digital tomando proporções gigantescas e sendo um dos fatores de maior importância para as empresas, se adaptar a esse meio e elaborar um marketing de influência é um dos principais diferenciais e um dos caminhos rumo ao sucesso.
Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre os influenciadores digitais, evidenciando os fatores que os fazem ter esse crescimento, suas classificações e principalmente os tipos de influenciadores digitais.
Influenciadores digitais e o seu crescimento
Que os influenciadores digitais têm um papel importantíssimo e de fato tem um poder de alcance único isso é evidente, mas muito se pensa no porquê desses influenciadores terem uma proporção e relevância tão grande.
A resposta para essa dúvida está bem diante dos nossos olhos, os influenciadores têm um papel de destaque devido à tecnologia, acesso à internet e principalmente as oportunidades que esse meio permite.
Devido ao crescimento da internet e as inúmeras inovações que surgem no meio digital, os influenciadores obtiveram esse papel essencial, aproveitando essa proporção e conseguindo ter um destaque em um universo repleto de oportunidades.
Para se ter ideia dessas oportunidades, vamos imaginar uma situação, se uma pessoa consome camisas de silicone e as indica para pessoas próximas devido à qualidade, as pessoas estão muito mais propensas a consumir devido a essa indicação.
Assim se faz com os influenciadores digitais, devido a sempre buscarmos uma referência ao consumirmos algum produto, esses influenciadores obtiveram esse papel e representam marcas e valores através do contato estabelecido.
Por isso, devido a esse crescimento e as oportunidades, os influenciadores têm esse meio a ser explorado, falando diretamente com o público e criando essa relação de conexão e interação única e totalmente determinante.
Dessa forma, continue acompanhando o texto e veja as classificações dos influenciadores digitais e como as empresas podem trabalhar com eles para aumentar suas vendas.
Classificações dos influenciadores digitais
Os influenciadores digitais vão muito além de apenas pessoas que têm esse poder através da divulgação, mas são de fato uma espécie de estratégia e um dos recursos principais ao pensar nesse meio digital e em uma propagação da sua marca.
Com isso, é importante entender as quatro classificações dos influenciadores digitais e começar a trabalhar com esses influenciadores em suas estratégias e ter o máximo de recursos a disposição.
Logo, acompanhe as classificações dos influenciadores digitais e tenha ainda mais conhecimento sobre essas pessoas que podem transformar sua empresa e gerar ainda mais vendas. Confira!
- Mega Influenciador: Mais de 1 milhão de seguidores;
- Macro Influenciador: 100 até um 1 milhão de seguidores;
- Meso Influenciador: 50 a 100 mil seguidores;
- Micro Influenciador: 10 a 50 mil seguidores.
Através das informações destacadas, já se tem uma ideia maior do quanto os influenciadores agregam uma série de fatores que devem ser considerados ao realizar a contratação dessas pessoas.
Por exemplo, se uma empresa deseja propagar uma filmagem com drone profissional a nível nacional, alcançando todo o Brasil, um mega influenciador é muito mais apropriado diante dessa meta.
Por isso, é sempre importante considerar as metas da empresa ao contratar esses influenciadores e considerar também os valores que a empresa pretende gastar ao realizar essa ação, assim a melhor escolha será feita alcançando de fato o que for planejado.
Com isso, ao destacar de fato as classificações e deixar claro o quanto os influenciadores agregam uma série de fatores a sua empresa, o texto nos conduz ao próximo ponto destacando como as empresas podem trabalhar com os influenciadores para aumentar suas vendas.
Como as empresas podem trabalhar com os influenciadores
Diante de tamanha importância e propagação dos influenciadores digitais, trabalhar com eles é algo necessário e pode ser um dos principais elementos de transformações e uma das maneiras de se estabelecer no meio digital.
Por isso, desde serviços de engenharia elétrica aos meios mais diversos, é importante considerar os influenciadores e sempre buscar formas de trabalhar com esse recurso e conseguir se beneficiar através desse contato.
Nesse momento, é importante considerar se o influenciador que a empresa está contratando tem influência no meio em que a empresa está estabelecida, assim de fato os resultados serão mais próximos da realidade e terão um impacto maior.
Por exemplo, uma empresa contrata um influenciador para ressaltar um auto atendimento fast food, mas essa ação só fará sentido se for para uma empresa que trabalha nesse meio.
Assim, devido a essa aproximação e conexão dos influenciadores com o público, de fato essa divulgação realizada faz muito mais sentido e tem um retorno praticamente certo.
Dessa forma, fica claro o quanto realizar esse marketing de influência pode ser determinante para as vendas da sua empresa, estabelecendo uma aproximação e estratégias cada vez mais assertivas e diretas a sua empresa.
Pensando nisso, para facilitar ainda mais e estabelecer esse cenário de evolução e crescimento em sua empresa, continue acompanhando o texto e veja os tipos de influenciadores digitais.
Tipos de influenciadores digitais
Você que está em suas redes sociais todos os dias e consome desde conteúdos como a produção de uma caixa de papelão para bebidas a vídeo aulas fitness e afins, com certeza já reparou que se tem uma espécie de separação dos conteúdos divulgados pelos influenciadores.
Quando pensamos em esporte, se tem uma referência ao se tratar dos influenciadores, assim como em assuntos relacionados à moda, economia e os mais diversos universos, fazendo com que esses influenciadores tenham essa relevância e impacto no meio em que são conhecidos.
Pensando nisso, para deixar claro esses tipos de influenciadores e fazer com que se tenha ainda mais conhecimento sobre esse meio importantíssimo, confira a seguir os tipos de influenciadores e suas características. Vamos lá!
Top celebridades
Esse tipo de influenciador é perfeito para propagar uma marca, mas não são os mais adequados ao se tratar de vendas, justamente por serem muito conhecidos mas nunca se aprofundarem em assuntos específicos.
Por exemplo, se uma empresa de declaração de importação nova no mercado busca se estabelecer e gerar um contato com o público, esses influenciadores podem ser primordiais.
Alguns exemplos desse tipo de influenciadores são os mais conhecidos como Whindersson Nunes e Felipe Neto.
Fit celebridades
Esses influenciadores são caracterizados devido a terem um poder de propagação e de relevância gigantesco, além de trazerem o público para empresa também interferem positivamente nas vendas e na audiência da empresa.
Entretanto o custo desses influenciadores costumam ser altos devido justamente aos fatores destacados. Um exemplo desses influenciadores é a tão conhecida Boca Rosa.
Autoridade
Por mais que não tenha uma proporção gigantesca através da sua audiência, esses influenciadores são caracterizados por ter alta relevância e um poder de influência totalmente importante em seu público.
Por exemplo, se o público está buscando um serviço como táxi aéreo custo, influenciadores do ramo aeronáutico são uma das referências de maior impacto e relevância. Lito do canal de YouTube Aviões e Músicas pode ser um exemplo de uma referência desse meio.
Trendsetter
Esses tipos de influenciadores têm uma autoridade gigantesca ao se tratar de alguns assuntos específicos, se demonstrando líderes e carregando sempre essa responsabilidade através dos conteúdos divulgados.
Por isso, geralmente as empresas que contratam esse tipo de influenciadores são empresas que desejam tratar de causas ou assuntos específicos. Um exemplo dos trendsetter são Nando Moura e Brie Larson.
Jornalista
Esse influenciador geralmente está diante de meios de comunicação e abrange uma série de pautas, tendo esse alcance e audiência ao seu favor, gerando esse cenário de influência e relevância.
Assim, ao acompanhar o quanto os influenciadores de fato têm essa amplitude e uma série de características e conceitos a serem considerados, para finalizar acompanhe o texto e veja a importância de uma marca buscar influenciadores para potencializar suas ações de marketing.
A importância dos influenciadores nas ações de marketing
A importância dos influenciadores digitais para as marcas está ligada justamente aos pontos destacados no texto, sendo atualmente um dos principais responsáveis por uma aproximação e interação com os consumidores.
Assim, ao optar pelos influenciadores através das ações de marketing da sua empresa, se tem uma identificação e cada vez mais o público se sente dentro da sua empresa.
Dessa forma, a empresa consegue algo único através desse meio digital, se fortalecendo e mostrando de fato o quanto seu serviço é algo importante e que deve ser consumido com frequência pelo público.
Por isso, optar por utilizar influenciadores digitais em suas campanhas de marketing faz com que sua empresa dê um passo rumo ao futuro, se aproximando do público e tendo esse impacto totalmente positivo.
Com isso, ao acompanhar todas as informações destacadas, chegou a hora de ir em direção a esse caminho positivo e dar esse passo importantíssimo em sua empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.