Martech: saiba o que é e como funciona


O mercado conta com um número amplo de setores, cada um com as suas características próprias, no entanto existe um objetivo geral, que é o de agradar os seus respectivos públicos, ação ligada à adoção de diferentes estratégias, como o martech.

É importante conhecer a fundo todos os atributos de sua audiência almejada, de forma a estabelecer uma tática capaz de alcançar os melhores resultados possíveis, seja crescer o seu percentual de público, aumentar as vendas ou se tornar um líder em sua área.

Para cada objetivo existe uma prática específica que pode ser adotada, garantindo dessa forma com que tal companhia consiga estabelecer uma relação adequada com o seu público, sendo algo que permita a tal negócio conquistar posições de destaque no mercado.

No que pode ser o caso de um escritório de assessoria contábil para empresas, cujo serviço é essencial para que outras companhias possam ter um melhor controle sobre as suas transações financeiras, o que pode ser algo a ser destacado em sua comunicação.

Pois para que uma empresa consiga se destacar em frente ao seu público, é preciso que tal negócio informe a sua audiência almejada sobre a necessidade que pode estar associada aos seus produtos e serviços, sendo assim uma forma de incentivar a procura do público.

A criação de um laço que pode ser essencial para que uma companhia consiga crescer no mercado a partir da fidelização de um público específico, que após esse contato constante pode resultar na formação de um cenário positivo tanto às empresas como aos clientes.

Como pode ser o caso de um fornecedor de gerador para salão de festas, cujo sucesso de vendas está atrelado à expectativa dos seus clientes, na mesma medida em que essa audiência depende do bom funcionamento deste produto para ter uma festa satisfatória.

Mas para que tal situação positiva a ambos seja possível, é essencial que uma companhia saiba como trabalhar com todo tipo de estratégia de mercado que esteja disponível, incluindo muitas vezes a integração de diferentes setores de trabalho dessa empresa.

Tal como pode ocorrer com o setor de marketing e de tecnologia, dando início a um conceito que cada vez mais cresce a sua importância no mercado, o chamado martech.

Martech: o marketing otimizado pelas tecnologias

A sociedade vem passando por mudanças cada vez mais frequentes, o que resulta em um novo tipo de comportamento não só do público, mas também de qualquer ativo que esteja associado às características dessa audiência, tal como ocorre com o mercado em si.

E tais modificações constantes acontecem principalmente por causa dos avanços tecnológicos, apresentando em uma frequência veloz a presença de novas ferramentas e estratégias, tudo a permitir mudanças presentes nos mais diversos campos sociais.

Sendo possível citar, por exemplo, o crescimento do mercado digital, no qual as mais diferentes companhias podem contar com novas maneiras de comercializar os seus produtos e serviços, visando uma melhor aproximação com seus clientes em potencial.

Isso em um cenário no qual um usuário pode usar das ferramentas de busca na internet para pesquisar sobre capachos personalizados de porta e, baseado nesta pesquisa, realizar a aquisição de tais materiais para assim decorar a frente da sua residência.

Um novo cenário que faz também com que os serviços de marketing tenham que adaptar os seus métodos de atuação, utilizando dos canais digitais para estabelecer uma melhor relação com o público almejado por uma empresa de forma a concluir vendas em potencial.

Tamanha evolução tecnológica, torna-se importante agregar certos conceitos inovadores ao setor de marketing para assim alcançar uma melhor posição de vendas no mercado, tudo ao contar com uma relação de otimização de vendas a partir de certas aplicações digitais.

Situação que nos leva diretamente ao conceito de martech, uma combinação das áreas de marketing e de tecnologias, de forma a otimizar qualquer tipo de serviço comercial, auxiliando uma empresa a obter os melhores resultados comerciais possíveis em seu setor.

Uma combinação que torna importante para um negócio trabalhar com os serviços de uma empresa de suporte técnico, a oferecer o auxílio necessário para lidar com diferentes ferramentas e por exemplo um software para gestão de franquias que possam otimizar suas ações no mercado.

Por meio de novos métodos de atuação, tal como a adoção de uma estratégia data-driven, ou seja, um planejamento baseado no uso de dados, algo que será possível através da combinação dos serviços de marketing de tecnologia.

Isso além de outras características que estão associadas ao conceito de martech.

Atributos associados aos martechs

Diante das possibilidades comerciais, o número de agências voltadas a essa prática torna-se cada vez maior, de forma a responder as expectativas do mercado, que pela combinação dos serviços de marketing e das tecnologias pode oferecer bons resultados.

E ao recorrer aos serviços de um martech, uma companhia pode trabalhar com uma série de aplicações otimizadas para o novo cenário social, que envolve a relação entre as empresas e o público. Entre essas ferramentas é válido destacar:

Gestão de processos

Quanto maior o tamanho de uma companhia, maiores se tornam as suas responsabilidades, sendo importante atuar com a melhor gestão possível dos seus processos internos.

Algo que é válido tanto para uma companhia de perfil tradicional, como um fornecedor de comunicação visual em acrílico, assim como a uma empresa do ramo digital, tal como um provedor de programas de edição na internet.

Ambos os negócios tendo que lidar com a produção dos seus serviços, a distribuição de tais ativos ao seu público, além de outros processos necessários para que tal companhia consiga estabelecer uma boa relação de vendas.

Funil de vendas

E para finalizar uma venda, antes é preciso direcionar seus possíveis consumidores por todo um processo de compra, sendo essa a principal função de um funil de vendas, uma estratégia que pode ser otimizada ao contar com o uso de certas ferramentas digitais.

Facilitando, por exemplo, a disponibilização de conteúdos que leve um usuário a ser convencido a finalizar uma compra.

Automação de marketing

Um dos grandes avanços trazidos pelos meios tecnológicos para a indústria como um todo é o processo de automação no qual diferentes programas e equipamentos são capazes não de substituir, mas de melhorar a qualidade dos serviços produzidos pelo ser humano.

Processo esse que chega também ao setor de marketing, sendo possível até mesmo realizar uma venda de forma totalmente digital, com programas da empresa realizando todas as etapas de compra sem a necessidade de um profissional físico.

Para que esse serviço de automação possa ocorrer de forma adequada, é importante trabalhar ao lado de uma consultoria em gestão de vendas adequada, que possa gerenciar qualquer tipo de programa que será usado nos processos de tal companhia.

Mensuração de resultados

Da mesma forma em que tais aplicações tecnológicas podem levar uma empresa a obter melhores resultados, esses programas podem ser usados também para analisar a performance alcançada por um negócio de forma a entender o seu real sucesso.

Uma mensuração necessária para que seja possível expandir qualquer estratégia que apresente bons resultados a um negócio, assim como a precisão de repensar suas estratégias caso exista algum tipo de problema que possa prejudicar sua performance.

Relação com o consumidor

Entre os benefícios mais perceptíveis em relação à combinação do marketing com as novas tecnologias está a conexão entre uma empresa e o seu público, apoiada nas diferentes aplicações voltadas a estabelecer uma comunicação com sua audiência.

É importante também saber como integrar os diferentes canais que podem ser adotados por essa companhia para que, como em um serviço de entrega de encomendas, seja possível ter acesso a melhor prestação de serviço possível, mas nesse caso como algo voltado ao público.

Entre esses canais é possível destacar:

  • Redes sociais;
  • E-mail;
  • Site;

Opções de contato a serem trabalhadas pelos martechs para que os melhores resultados possam ser alcançados, estabelecendo assim um cenário positivo para os mais diferentes empreendimentos presentes no mercado, dependendo apenas das tecnologias adotadas.

Um cenário que acaba por destacar o valor dos martechs, contudo é importante ter atenção para não confundi-las com outro tipo de conceito similar disponível no mercado.

O que diferencia um martech de um Adtech?

Enquanto um martech trabalha especificamente com a união das estratégias de marketing com as tecnologias disponíveis, os adtechs trabalham de maneira similar, porém estão voltados especificamente aos serviços de anúncios e de publicidade.

Usando então das ferramentas tecnológicas para obter um melhor desempenho com anúncios e campanhas, de forma a garantir que um produto possa ser melhor anunciado, contando com embalagens de papel cartão personalizadas otimizadas para a rede.

Como com a aplicações de um QR Code que possa levar o seu proprietário a ter acesso a características específicas do produto recém-adquirido.

Seja por meio dos martechs ou dos adtechs, a verdade é que o avanço tecnológico é responsável por um número enorme de possibilidades, sendo preciso apenas estar de olho em todo tipo de novidade ou soluções que podem ser apresentadas nesse sentido.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.