Técnicas avançadas de SEO para sua pequena empresa


Dentro de um cenário competitivo, é necessário fazer mais do que o básico para conseguir destaque. Saber técnicas avançadas de SEO é uma das alternativas que os empresários possuem para conquistar um espaço para os seus negócios.

Neste artigo iremos te mostrar 10 técnicas que você pode adotar para elevar a pesquisa orgânica da sua empresa.

Para que você consiga melhorar os resultados do seu negócio, é necessário dizer que você precisa dedicar um tempo do seu dia para aprender as técnicas que serão citadas neste artigo.

Quando aplicadas em site dedicado a capachos personalizados de porta, por exemplo, os resultados tendem a aparecer a longo prazo, portanto se dedique às técnicas.

Na busca para melhorar o desempenho do seu site, é bem provável que você já esteja desempenhando alguma delas. Contudo, as chances de você encontrar técnicas novas nesse conteúdo é, também, muito grande.

Na maioria das vezes, essas técnicas são aplicáveis para as pessoas que já possuem um site, ou que tenham os recursos necessários para fazer essa implementação.

Ou seja, se você tem uma empresa que fabrica crachá de identificação pvc e também trabalhe com isso de forma online, seja por venda no site ou em algum marketplace, automaticamente já torna mais fácil a aplicação das técnicas.

No geral, todos aqueles que já trabalham em sites ou blogs novos ou menores precisam encontrar maneiras para implementar essas táticas para impulsionar suas estratégias.

Quando aplicadas, as técnicas tendem a funcionar como uma automação industrial, onde as práticas levarão o seu site para as melhores posições possíveis de maneira automática.

1. Atualize conteúdos já publicados

É muito comum que as pessoas dediquem boa parte do seu tempo para criar conteúdos novos. Contudo, a grande maioria dos sites tem grandes oportunidades para melhorar os conteúdos já existentes.

Portanto, se você tem uma assessoria contábil para abertura de empresa, o site da sua organização deve possuir inúmeros conteúdos prontos para serem atualizados, conteúdos que podem ser tanto de divulgação do seu serviço ou apenas explicando alguns termos.

Na prática, o conteúdo novo que você se dedicou a desenvolver pode demorar mais tempo para ranquear e trazer tráfego, mas não desista no começo, porque para trabalhar com SEO é preciso ter paciência.

Uma das coisas mais difíceis de se ver é publicar um conteúdo novo e ranqueá-lo imediatamente, deixando-o no topo das pesquisas. Se a realidade realmente funcionasse dessa forma, o processo em si seria bem mais fácil.

No entanto, se você optar por melhorar o conteúdo que já está publicado, as chances de você obter mais tráfego e melhorar a posição do seu site são grandes.

E isso é essencial para uma empresa de consultoria em gestão financeira que depende muito do alcance para conseguir manter os seus resultados.

Mas a pergunta que fica é: por que a atualização dos conteúdos é tão relevante? A resposta é simples, basta olhar para o que foi publicado no passado e procurar melhorias baseadas em duas coisas: tendências e fatos atuais, dados de desempenho disponíveis no Google Search.

Atualizando tendências e fatos atuais

Quando você posta um conteúdo no seu site, saiba que ele pode ficar desatualizado rapidamente. Portanto, quando ele fica desatualizado, torna-se menos relevante para os mecanismos de busca.

Muitas vezes você pode ter um conteúdo com um bom desempenho anterior e que, com o tempo, ele comece a perder visibilidade.

Em outras palavras, quando você tem um post sobre filmagem com drone profissional, deve considerar a ideia de atualizar a publicação para voltar como as primeiras sugestões do Google.

Casos como esse, ao ajustar o conteúdo para os fatos atuais, pode aumentar as chances de recuperar a visibilidade que foi perdida com o tempo.

As ideias para atualização podem ser da seguinte maneira: atualizar posts do ano passado, para o atual ano; atualizar fatos com as versões mais recentes.

Assuntos sobre programa de vendas para restaurante, por exemplo, precisa ser frequentemente atualizado, o mesmo vale para outros temas. Ou seja, caso você tenha notado uma queda de visibilidade dos seus conteúdos, o mais correto a se fazer é atualizá-los.

Usando o Google Search

Nessa parte você vai utilizar a ferramenta do Google para acessar o relatório de desempenho das páginas. Para isso você deve ir em Desempenho, Resultados de pesquisa e em seguida Páginas.

Nessa parte você pode visualizar todas as consultas de pesquisa e os seus dados relevantes, como:

  • Impressões;
  • Cliques;
  • Posição média para um URL específico.

Para melhorar a sua busca, filtre a tabela por posição para que você possa ver os termos mostrados na parte de baixo página 1 ou ainda mais abaixo.

Até aqui você pode ter acesso a todas as consultas de pesquisa que estão acionando impressões em suas páginas não ranqueadas nos primeiros lugares. Tente ir mais fundo e classifique isso para mostrar as consultas com mais impressões primeiro.

Logo em seguida você terá acesso a uma lista de palavras-chave que podem ser usadas nos próximos conteúdos.

Você pode melhorar o seu conteúdo dando um foco maior para essas palavras. Esse foco irá resultar em um ganho maior de tráfego e visibilidade, o que é essencial para um site de serviço de transporte de veículos, afinal quanto maior o alcance, melhor para a empresa.

2. Crie Topic Clusters

Caso o seu site não esteja estruturado com base em grupos de tópicos, é necessário que você comece a trabalhar nisso.

Mas o que são topic clusters? Resumidamente, os topic clusters são centralizados em um único tópico, oferecendo várias oportunidades de links internos para que os usuários permaneçam em seu site.

Assim como as outras técnicas avançadas, o topic clusters é uma tática de SEO extremamente eficaz que ajuda você a criar partes agrupadas de conteúdo, que mostra a relevância e especialização do tópico.

3. Elimine os conteúdos de baixo desempenho

Cada página presente no seu site possui um propósito, portanto é necessário que você se livre ou melhore os conteúdos que não estão apresentando resultados.

Uma ótima tática para isso é fazer uma auditoria de conteúdo para descobrir as páginas que estão atrapalhando o seu site.

4. Encontre e resolva canibalização de palavras-chave

Muitas pessoas não sabem, mas a canibalização de palavras-chave é nada mais que um problema. Resumidamente, trata-se de um problema que tem a ver com a intenção.

Essa canabilização acontece quando você tem duas ou mais páginas que visam a mesma intenção. Em outras palavras, você pode ter mais de uma página otimizada para uma determinada palavra-chave, desde que ela tenha como alvo uma intenção diferente.

Para entender melhor, segue o exemplo: imagine que uma página é focada em assuntos transnacionais e o outro é informativo, mas os sinais comuns de que o seu site pode ter esses problemas que precisam de atenção incluem:

  • URLs ranqueados mudam frequentemente de posição nos SERPs;
  • Suas posições continuam flutuando;
  • Você não consegue aumentar a posição de uma palavra-chave;
  • O URL errado está ranqueado para uma página.

Felizmente na internet há sites que possuem softwares para identificar esse tipo de problema, o que vai te ajudar bastante.

5. Melhore links internos

Pode-se dizer que os links internos são uma das táticas de SEO mais subestimadas. Ao trabalhar com SEO, diariamente corremos atrás de backlinks novos antes de nos certificarmos de que já os temos, estão funcionando da melhor maneira possível.

Dentro desse cenário você pode realizar uma melhora com os seus links internos baseando-se nas páginas do seu site.

6. Otimize para Featured Snippets

Entre os últimos anúncios do Google, a empresa informou que estava removendo listagens orgânicas duplas nos resultados de pesquisa para sites que estão posicionados na primeira página e também no featured snippets

Antes desse anúncio você poderia manter a posição zero, contudo isso não vem ao caso. A grande maioria dos especialistas em SEO ainda segue otimizando para featured snippets, visto que estar na posição zero significa superar todas as outras listagens orgânicas.

Para isso, basta pegar as páginas que já estão ranqueadas nas primeiras 10 posições e fazer melhorias. 

7. Resolva problemas de links 404

Caso você tenha links apontando para páginas 404 em seu site, saiba que eles estão sendo ignorados. Não é difícil se deparar com links que, na teoria, iriam direcionar o usuário para um determinada página, mas na realidade ela está sem nenhum conteúdo para mostrar.

Para resolver ou eliminar essas páginas, há empresas que disponibilizam softwares dedicados para esse tipo de problema na internet.

8. Trabalhe com links para páginas 404 do concorrente

Especialistas em SEO viram isso não apenas como uma oportunidade para corrigir erros do site, mas também como uma tática de link building que pode ajudar a roubar links que apontam para uma página morta do concorrente.

9. Use a marcação “perguntas frequentes”

Ter uma parte do seu site voltado para perguntas frequentes faz com que a sua visibilidade na SERP melhore. Essa técnica faz também com que os seus concorrentes desçam de posição.

10. Analise seus arquivos de log

Por fim, terminamos a lista com uma técnica que é ignorada por alguns especialistas em SEO. Isso acontece porque parte desses profissionais não se preocupam em analisar os arquivos de log. Ao analisá-los, você terá acesso a:

  • Onde o orçamento está sendo desperdiçado;
  • Identificar as causas de erros de rastreamento;
  • Encontrar páginas que não são rastreadas com frequência.

Ao ter esses dados você consegue implementar correções e melhorias no site da sua empresa, o que automaticamente ajuda o Google a rastrear o seu portal com mais eficiência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.