Como realizar uma consultoria de marketing eficaz


Uma consultoria de marketing é essencial para um negócio, visto que ela consegue saber se as estratégias da empresa estão sendo aplicadas de maneira correta. Em outros casos, os profissionais da área conseguem identificar se a estratégia precisa de ajustes ou não.

Neste artigo iremos te explicar o que faz uma consultoria de marketing e como ela pode ser essencial para o marketing digital da sua empresa.

O que é uma consultoria de marketing?

Resumidamente, uma consultoria de marketing aconselha empresas em suas tomadas de decisões, visando as metas e objetivos que a companhia tem para alcançar os melhores resultados.

Para isso, a consultoria faz um amplo diagnóstico das ações de uma empresa, observando seus prós e contras.

Dessa forma, através de uma visão de um profissional que trabalha dentro de uma consultoria de marketing, automaticamente são desenvolvidas estratégias que, de alguma forma, irão consertar todos os estragos feitos com as tomadas de decisões erradas.

Portanto, podemos dizer que uma consultoria de marketing pode ser implantada em qualquer negócio, desde uma loja virtual até uma empresa que possui um ex tarifário como parte dos seus procedimentos operacionais.

A consultoria de marketing existe para que os negócios de uma empresa possam ser melhorados através das ferramentas online.

Nesse processo, a ideia principal é orientar a empresa a se adaptar ao novo perfil do consumidor: aquele que tem a internet como a sua principal aliada na hora de comprar alguma coisa.

Esse novo comportamento do consumidor reflete diretamente nas estratégias da empresa, que por sua vez está cada vez mais cuidadosa com as suas atividades, incluindo uma companhia de avaliação de ruído para conforto acústico que busca atender todas as expectativas do cliente.

O que esperar de uma consultoria de marketing?

Quando uma empresa, de qualquer porte ou setor, ou uma pessoa física contrata uma consultoria de marketing, naturalmente espera que ela ofereça novas estratégias para que a companhia possa alcançar novos e melhores resultados quando comparados com os anteriores.

Esse, no caso, é o cenário que qualquer empresa procura ter, afinal, imagine uma auxiliar de limpeza terceirizada trabalhar em uma companhia onde os resultados começam a ser melhores e posteriormente é bonificada por conta do resultado da organização.

Logo, ela e outros funcionários estarão motivados a fazerem os procedimentos necessários para que os resultados permaneçam.

Dessa forma, a consultoria passa a fazer um monitoramento nas táticas usadas pela empresa para se conectar com seus clientes. Essa conexão é fundamental para uma empresa de restauração de fachadas, visto que ela trabalha diretamente com vendas.

Se caso existir lacunas nesse relacionamento, o consultor de marketing digital interfere e redireciona a estratégia em curso, inserindo ou retirando suas ações.

Contudo, é importante saber que, mesmo que suas vendas estejam boas e o plano de marketing esteja sendo bem executado, não pense que a sua empresa não precisa de uma consultoria de marketing.

Atualmente, qualquer empresa pode contratar uma consultoria, até mesmo uma companhia de máquina empacotadora, que irá auxiliar na nova coleta de potenciais clientes.

Afinal, quando você está envolvido em várias atividades dentro da sua empresa, pode passar um ou dois pontos despercebidos.

Esses mesmos pontos podem ser fundamentais para os seus resultados, principalmente quando são melhorados, isso porque eles podem refletir diretamente no resultado de uma empresa de reforma de fachada, por exemplo.

Portanto, o que você pode considerar como uma pequena falha no sistema do seu trabalho, a longo prazo pode se tornar uma barreira para o crescimento da sua empresa.

Em casos mais extremos, se essas falhas não forem cuidadas rapidamente, pode abrir a possibilidade da sua empresa não existir mais.

Portanto, esteja sempre atento a cada ponto que a sua empresa tem, afinal nenhuma empresa é blindada de falhas. Qualquer ação que o seu negócio tomar pode estar sujeito a erros, e isso dentro de uma fábrica de camisetas promocionais, por exemplo, pode afetar os negócios.

Quando você decide entrar em contato com uma consultoria de marketing, esse é, com certeza, um grande passo a ser dado para cuidar dos seus negócios.

Como é o funcionamento da consultoria?

Antes que todo o suporte seja dado, a consultoria precisa saber como funciona o marketing digital da empresa, para só então começar a auxiliá-la.

O processo, inicialmente, começa por um diagnóstico de avaliação que a consultoria de marketing faz através de algumas etapas. São elas:

  • Conhecimento da missão da empresa;
  • Estudo da presença online da marca;
  • Constatação da direção a ser tomada depois da análise;
  • Indicar o plano estratégico mais adequado.

Essas etapas só são alcançadas quando a consultoria coloca em prática algumas atividades, que no caso são:

  • Análise do público-alvo e concorrência;
  • Verificação da atual fase de vendas virtuais;
  • Mensuração de resultados por métricas;
  • Planejamento e alinhamento de campanhas;
  • Diagnóstico de erros;
  • Monitoramento de tendências;
  • Adaptação de novas estratégias.

Esses tópicos ajudam, naturalmente, o negócio a direcionar melhor os seus esforços e estratégias para o público certo. No mais, a consultoria de marketing faz com que o cliente tenha uma série de vantagens que refletem diretamente nos resultados.

Assim que a contratação acontece, a empresa economiza o tempo de treinamento do time, e além disso tem um especialista em estratégias digitais para cuidar da imagem da companhia nos veículos digitais.

Ela também desenvolve uma visão ampla de mercado e além disso acompanha os resultados pelo ângulo certo e analisa a melhor ação a ser feita.

Dicas para uma consultoria de marketing eficaz

De nada adianta saber o que é e o que faz uma consultoria de marketing digital se não consegue extrair ao máximo as vantagens que o serviço pode proporcionar para um negócio.

Por esse motivo, listamos algumas dicas que são essenciais para que você não erre na hora de contratar uma consultoria.

1. Objetivos claros

Você só deve entrar em contato com o profissional de consultoria quando suas metas já estiverem definidas. Se você, que é dono do seu próprio negócio não sabe qual o futuro da empresa, provavelmente não será outra pessoa que irá definir isso para você.

2. Pesquisa

A segunda dica está relacionada a propostas tentadoras que sempre irão aparecer para você. Nesse momento, o mais importante é ter pé no chão e não deixar se levar por um preço acessível.

3. Canais

Faça com que a sua empresa fique integrada aos canais de comunicação para que a companhia tenha uma relação sólida com os clientes.

4. Conversas com cliente

Quando você tem uma conversa com um cliente que está em uma empresa que você está de olho, é possível ter uma noção sobre o que te espera. Tente saber a experiência deles e a expectativa que eles tiveram. Por fim, procure saber se a consultoria conseguiu entregar o que foi combinado.

5. Estudo

Muitos empreendedores têm o pensamento de que, ao contratar uma consultoria de marketing digital, não precisa ter noções sobre esse mundo de estratégias digitais.

Muito pelo contrário, você vai contratar um profissional que irá colocar o seu negócio no direcionamento certo. É como uma filmagem com drone profissional, que precisa seguir os passos certos para capturar as melhores imagens.

Ter noções sobre o marketing digital é essencial para que você possa acompanhar as atividades que estão sendo feitas pelo seu contratado.

6. Organização

Conectado com a dica acima, a organização é fundamental para que você possa assimilar suas responsabilidades com o seu trabalho e o momento que você adquire novos conhecimentos.

Associe a organização também no momento em que você for procurar a consultoria, para que posteriormente você possa escolher a melhor opção possível para o seu negócio.

7. Relacionamento

O relacionamento entre você e a consultoria é fundamental para os negócios. Tente ao máximo acompanhar de perto cada ação que a consultoria for fazer para que você saiba qual o nível de comprometimento que os profissionais estão tendo para aumentar os seus resultados.

8. Custos

Os custos são outro ponto importante que merece ser citado. Trata-se de um acompanhamento de perto sobre os fatores que influenciam no resultado final.

Média de valores de uma consultoria

O preço que é praticado pelas consultorias entram, na maioria das vezes, custos fixos e variáveis, como a energia, internet e tempo para realizar o trabalho, gastos de divulgação de marca, compra de softwares e atualização de ferramentas.

Para que você possa se aproximar do valor que será cobrado pela consultoria, basta somar todos os custos e dividir pelo número de projetos em atividade no mês. Imagine que os custos são de R$ 2 mil e você tem 12 projetos.

De acordo com as plataformas tradicionais dessa área, você deve incluir, em média, R$ 167 em cada um desses projetos para que compense a contratação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.