O mobile marketing é uma estratégia que não pode ser ignorada por quem deseja aumentar seus resultados e construir uma empresa cada vez mais humanizada e otimizada em seus processos.
Quando falamos de mobile, nos referimos aos aparelhos portáteis, como os celulares, que se tornaram uma espécie de extensão do nosso próprio corpo, ou seja, hoje é quase impossível encontrar uma pessoa que não possua um celular com acesso à internet.
Por conta disso, investir em estratégias de marketing que tenham como alvo o aparelho móvel é extremamente importante para qualquer negócio, seja uma empresa de placas de sinalização de trânsito ou até mesmo uma agência de advocacia.
Isso porque o número de usuários de smartphones cresce cada vez mais em todo o mundo e, além disso, as pessoas usam esses aparelhos como principal fonte de acesso e pesquisas na internet.
Atualmente, mais da metade da população mundial possui um aparelho celular e acesso à internet, o que nos prova que, se a sua empresa deseja alcançar mais pessoas e aumentar seus resultados, o mobile marketing é o caminho.
Por essa razão, preparamos este texto para te ajudar a entender ainda mais sobre esse conceito e algumas dicas para que você comece a aplicar essa estratégia em seu negócio e obtenha ótimos resultados.
Conheça o mobile marketing e a sua importância
O mobile marketing trata-se de uma estratégia que busca interagir, influenciar e relacionar um determinado público por meio das diversas funções que os dispositivos móveis possuem, os mais utilizados hoje são os celulares e tablets.
Investir em mobile marketing é investir na estratégia ideal para qualquer empresa que queira destaque no mercado. Ele oferece diversas vantagens para as marcas que apostam nestas ações para a captação e relacionamento com os clientes.
Por exemplo, uma empresa que vende balão inflável gigante consegue atrair bem mais clientes através do mobile marketing do que se dependesse apenas de tráfego pago em determinadas plataformas, pois o alcance e a resposta do mobile é maior e mais rápida.
Não é novidade para ninguém que os usuários querem a praticidade de solucionar tudo pelo celular, de qualquer lugar e a qualquer momento. A tecnologia mudou nosso mundo, o nosso comportamento de compra e a maneira como consumimos informações.
É vantajoso para as pessoas ter a possibilidade de realizar compras, se informar, estudar, e até mesmo agendar serviços por meio de um pequeno dispositivo que está, a quase todo momento, na palma da nossa mão.
Por isso, aplicar as estratégias do mobile marketing é essencial para qualquer negócio que deseja ter um lugar notório no mercado e atuar de maneira inovadora, investindo em meios de comunicação cada vez mais personalizados e que o deixe próximo de seus clientes.
Benefícios do mobile marketing
Obviamente uma estratégia tão bem estruturada e com um grande alcance também oferece ótimos benefícios e um grande desempenho para as empresas que investem no mobile marketing.
Seja o seu negócio uma marca de brindes personalizados para feiras ou até mesmo uma clínica médica, os benefícios do mobile marketing se aplicam a toda e qualquer empresa que aposta com confiança e estratégia neste conceito. Confira alguns dos benefícios abaixo:
Melhor segmentação
Com o mobile marketing é possível segmentar de maneira mais assertiva diversas informações importantes sobre a sua empresa e seus clientes, como:
- Público-alvo;
- Região;
- Desejos e necessidades;
- Serviços e produtos mais procurados;
- Plataformas mais utilizadas.
Essa segmentação afunilada irá te ajudar a ter uma visão maior sobre os seus potenciais clientes, o que, consequentemente, também auxilia na elaboração de estratégias mais assertivas e resultados de qualidade.
Mais comunicação
A comunicação é uma parte importante de qualquer empresa que deseja crescer e criar um relacionamento com seus clientes, e o mobile marketing facilita esse processo justamente por se comunicar com eles de maneira ágil e através de aparelhos e meios acessíveis.
Vamos imaginar que uma fábrica de corte a laser utilize o mobile marketing para se comunicar com seus clientes através do WhatsApp. Com certeza essa empresa terá um retorno muito maior e criará um relacionamento ainda melhor com esses clientes.
Aumenta as vendas
Qualquer empresa sabe a importância de cada real que entra e como ele faz a diferença para a sustentação da marca no mercado, e com o mobile marketing você ainda conta com a chance de aumentar as suas vendas, o que todo empreendedor deseja.
O número de compras através dos aparelhos móveis tem crescido bastante nos últimos tempos, por isso, contar com essa estratégia irá facilitar o processo de compra do seu cliente e, consequentemente, aumentar o seu número de vendas e faturamento.
Esses são apenas alguns dos diversos benefícios que a sua marca pode adquirir ao aplicar os passos e dicas do mobile marketing que iremos ensinar logo a seguir.
Aprenda a aplicar o mobile marketing em seu negócio
Um dos pontos mais positivos do mobile marketing, é que se trata de uma estratégia muito versátil, ou seja, qualquer empresa pode utilizá-la. Desde uma marca de embalagens de papel cartão personalizadas até mesmo uma loja de brinquedos infantis.
E para te ajudar ainda mais nesse processo de conhecimento e aplicação da estratégia, selecionamos alguns passos que irão te auxiliar no começo da prática deste método em seu negócio. Confira:
SMS
Esse é um dos principais meios e que se provou ser bastante eficiente. Mesmo que nos dias de hoje poucas pessoas utilizem o SMS, ele ainda é uma ótima ferramenta de comunicação com seus clientes.
Com o SMS, você consegue manter um relacionamento ativo com o seu cliente por meio do envio de mensagens com promoções, informações sobre a empresa, datas de pagamento, status de atendimento e muito mais.
O WhatsApp é a plataforma de comunicação e troca de mensagens mais usada em todo o mundo, e a sua empresa também pode usá-lo como um canal de atendimento ao cliente, pois sua comunicação e agilidade é ainda maior que as demais.
Por exemplo, uma empresa fabricante de etiquetas consegue se comunicar com seus clientes para conversar sobre os pedidos, pedir uma validação ou até mesmo realizar uma venda apenas através do WhatsApp, pois é simples e acessível para quase todos.
Redes sociais
As redes sociais também se tornaram plataformas de extrema funcionalidade e acessibilidade para a maioria das pessoas. Não é novidade para ninguém que ter um perfil da sua marca nas redes sociais é essencial para que você aumente seus resultados.
Entretanto, a maioria das plataformas hoje também possuem espaços para que você troque mensagens com as pessoas, o que facilita seu contato com os clientes, melhora o relacionamento entre vocês e ainda aumenta as chances de mais vendas.
Páginas responsivas
As páginas responsivas são grandes responsáveis pela satisfação dos clientes, pois a rapidez e agilidade no momento em que abrem e mostram para o usuário tudo o que ele precisa saber sobre o seu produto ou serviço, aumenta as chances daquela pessoa comprar de você.
Se uma fábrica de capachos personalizados entregar ao usuário uma página de compras em seu site que não apresente lentidão ou burocracias para realizar uma compra, esse possível cliente irá se sentir ainda mais atraído e abraçado pela acessibilidade da marca.
Esses são apenas alguns dos diversos meios pelos quais você pode começar a aplicar o mobile marketing em sua empresa. Essas dicas servem para todo negócio que deseja começar a ingressar nesse meio.
Seja honesto e não invada o espaço do seu cliente
Apesar do mobile marketing ser uma ótima estratégia, muitas empresas acabam se perdendo nesse caminho e utilizam dele para invadir a privacidade de seus clientes, o que pode acarretar em graves problemas para a marca.
Antes de qualquer coisa, é importante se lembrar que você está lidando com pessoas que, assim como você, possuem sentimentos, pensamentos e uma privacidade que precisa ser respeitada, até mesmo dentro do meio digital.
Se a sua empresa vende crachá de identificação pvc, por exemplo, lembre-se sempre de pedir a permissão desses clientes para enviar uma mensagem via SMS, WhatsApp, pelas redes sociais ou até mesmo por e-mail.
Seja sempre honesto com seus clientes, pois isso fará com que eles se sintam confiantes em relação a sua marca, mesmo que não te conheçam pessoalmente. A honestidade é uma característica que não pode faltar em uma empresa que se preze, até mesmo na internet.
Dessa maneira, você irá não apenas atrair novos clientes, mas melhorar a avaliação da sua marca e o seu relacionamento com os atuais consumidores, criando uma comunicação cada vez mais humana e honesta com eles.
Mesmo com tamanha tecnologia e inovação, não podemos deixar de lado características que fazem da sua empresa uma marca diferente no mercado: honestidade, sinceridade e transparência. Dessa maneira o mobile marketing será o trampolim para você ir ainda mais longe.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.