O e-mail marketing, atualmente, é uma das estratégias mais usadas pelos sites para que eles consigam construir um relacionamento com os seus clientes.
Considerando que sempre há novos canais de comunicação e estratégias voltadas somente para esse fator, o e-mail marketing ainda impera como uma das alternativas comunicativas das companhias.
Quando uma empresa decide investir no marketing, precisa ter em mente que o e-mail marketing é um recurso indispensável, afinal ele faz parte do inbound marketing.
Para as pessoas que não conhecem, o inbound marketing é um conjunto de estratégia que faz com que o cliente vá até a empresa.
Na prática, é como se uma companhia de fretamento de vans para empresas estivesse em seu lugar, apenas desenvolvendo estratégias em que os clientes fossem até o endereço onde estão localizados, ou procurá-los na internet mesmo.
Para reforçar, é o contrário do que acontece no modelo de origem do marketing, que consistia em estratégias que faziam com que a empresa fosse atrás dos seus clientes.
Pelo fato de permitir contato direto com o público, as marcas conseguem alcançar diferentes objetivos, como nutrir leads e vender produtos, com alto potencial de alcance e retorno financeiro.
A nutrição de leads, por sua vez, é essencial para que o potencial cliente decida, finalmente, comprar com a empresa. Ou, por outro lado, entenda que uma máquina de pizza pode, na prática, ser útil para o seu negócio.
Nesse processo de nutrição, naturalmente a empresa estará construindo uma relação com ele, afinal ele estará por dentro sobre qualquer novidade que a companhia tiver.
Portanto, nutrir o lead através do e-mail é essencial para os números da companhia, visto que é um recurso que pode influenciar diretamente na decisão de compra do cliente.
Com essa alternativa, muitas empresas focadas em serviços específicos, como filmagem com drone profissional, usam o e-mail marketing para mostrar como o drone pode ser essencial para os profissionais que trabalham com audiovisual.
Contudo, o e-mail marketing não se limita apenas a nutrição de leads. No caso, é uma ferramenta que pode ser útil em vários fatores, entretanto é necessário entender o conceito desse recurso que vem sendo utilizado diariamente pelos sites.
O que é e-mail marketing?
Resumidamente, o e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que utiliza a prática de envios de mensagens personalizadas em massa para públicos segmentados, justamente pelo motivo de que cada mensagem possui um impacto diferente em cada tipo de consumidor.
Atualmente, é bastante utilizado por lojas virtuais, fábrica de camisetas promocionais e qualquer segmento voltado para vendas diretas.
Trata-se de uma das estratégias mais eficientes para se aproximar das pessoas, que o contato entre a empresa e o cliente é direto.
O empreendedor que estiver disposto a investir no e-mail marketing precisa saber que há vários recursos de segmentação, personalização e automação, o que torna o processo ainda mais prático.
Isso faz que o lead interessado em aluguel de impressoras para gráfica fique ainda mais perto de concluir sua compra.
Mas vale pontuar que o spam é uma das coisas que devem ser evitadas a todo custo, visto que esse tipo de mensagem é enviada em massa, sem o consentimento do usuário, e a expectativa para isso é só prejudicar a imagem da marca.
Vantagens do e-mail marketing
Assim como outras estratégias de marketing, o e-mail consegue oferecer uma série de vantagens que refletem diretamente nos resultados da companhia.
Principalmente de empresas que trabalham com camisas de silicone a pronta entrega ou qualquer outro ramo ligado a vendas. Conheça quais são os benefícios:
Grande alcance
Atualmente, quase todas as pessoas que usam ativamente a internet possuem ao menos um e-mail. De acordo com os dados que foram levantados pelo Statista, são mais de 4 bilhões de usuários de e-mail no mundo.
Na prática, a liberdade é tanta que você pode se comunicar com essas pessoas justamente para aumentar o alcance da sua marca ou utilizá-lo como canal principal de comunicação dentro de uma fábrica onde há corte a laser de chapas metálicas e qualquer outra atividade que está sujeita a novidades.
Previsibilidade
Uma das coisas que foi possível observar nos últimos anos foi que as redes sociais diminuíram o alcance das publicações, e além disso você nunca sabe quem vai receber suas postagens.
Entretanto, no e-mail marketing você trabalha com uma base de contatos que tem interesse sobre o que a sua empresa pode propor. Ou seja, você tem uma previsibilidade de pessoas que irão receber suas mensagens e postagens.
Retorno financeiro
Por sua vez, o e-mail marketing é uma das estratégias que mais traz retorno financeiro para os empresários e ainda é o que tem menos custo para uma empresa de aluguel de empilhadeira, por exemplo.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, você não precisa investir muito dinheiro nesse recurso. Basta ter a ferramenta, um domínio e um profissional que as conquistas e as conversões irão surgir.
Flexibilidade
A liberdade é ainda maior quando lembramos que, no e-mail marketing, você pode criar o layout da mensagem da forma que desejar.
Você pode optar tanto por layouts mais simples, começando do zero, ou utilizar templates que as ferramentas costumam oferecer. Além de ser flexível, ainda é fácil de montar.
Marketing digital e o e-mail marketing
O e-mail marketing é uma estratégia muito versátil, e isso é um fato. Através dele, você consegue cumprir diferentes objetivos do marketing. Conheça os principais papéis que ele pode assumir dentro da sua estratégia digital:
Estreitar relacionamentos
O e-mail marketing pode ser definido como a ferramenta principal para que uma empresa possa estreitar o seu relacionamento com o cliente.
Através da ferramenta, a companhia pode humanizar e se aproximar dos consumidores, e por esse motivo é considerada como uma dos principais canais do marketing de relacionamento.
Promover conteúdos
Quando você posta conteúdos relevantes sobre a sua marca dentro de uma rede social, por exemplo, ela pode ganhar ainda mais engajamentos quando é integrada a um e-mail marketing.
Ou seja, os usuários que não tiveram a oportunidade de ver a postagem podem saber o conteúdo através do próprio e-mail.
Nutrir e educar os leads
A nutrição, como já foi dito no artigo, é essencial para influenciar a decisão do cliente. Contudo, ela também é utilizada para educar o consumidor, de uma maneira que ele entenda a importância do seu produto.
Vender
A venda fica mais fácil de acontecer quando a empresa se mostra disposta a entregar todos os benefícios que o produto pode oferecer, e para isso o e-mail marketing se torna uma das melhores opções para que a descrição do produto possa ser colocada.
Pós-venda
O pós-venda em si é fundamental para que uma empresa consiga construir um número de clientes fiéis. O e-mail marketing, como já foi dito, é uma alternativa para que a companhia tenha uma relação mais próxima com os seus consumidores.
Através desse recurso, os gestores podem cuidar das dúvidas ou problemas que podem surgir após a venda.
Tipos de e-mail
Por fim, confira agora quais são os tipos de e-mails que você pode utilizar com os seus clientes. As possibilidades são muitas, e consequentemente as estratégias também.
E-mails de boas-vindas
Como o próprio nome já diz, o e-mail de boas-vindas serve justamente para recepcionar as pessoas na sua base. Nele você pode colocar o que pretende enviar e os pontos mais importantes sobre a sua marca.
E-mails promocionais
Os e-mails promocionais são focados em converter os leads que você teve contato. Esse tipo de e-mail pode ser usado para divulgar produtos ou até mesmo um material gratuito.
E-mails sazonais
Tipo de e-mail que é usado em datas comemorativas, ou seja, pode ser usado no aniversário do cliente ou em períodos promocionais.
E-mails transacionais
Esse tipo de e-mail, além de reforçar a movimentação financeira que o cliente fez, também é uma maneira de proporcionar mais segurança sobre a compra que o consumidor efetuou.
E-mails para e-commerce
Esse tipo de e-mail costuma ser lembrado de maneira mais fácil pelas pessoas. Trata-se de um e-mail focado em dizer coisas do tipo “o produto X está no seu carrinho”, ou seja, usado tanto para falar sobre um pedido que está em andamento ou está prestes a ser finalizado.
E-mail para cliente inativo
Como já é possível imaginar, o e-mail para cliente inativo é uma alternativa da empresa conseguir resgatar uma pessoa que já demonstrou interesse ou já fez compras com a marca. Especialmente nesse tipo de e-mail a empresa pode:
- Mostrar novos produtos;
- Mostrar promoções exclusivas para ele;
- Recuperar o cliente;
- Manter sua lucratividade.
Portanto, todos os tipos de e-mails que foram citados neste artigo funcionam como uma complementação, já que ambos possuem suas respectivas finalidades.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.