Veja quais são os principais modelos de E-commerce


Quando se pensa em um e-commerce (Loja Virtual), as pessoas imaginam um site focado na venda de produtos ou serviços, mas existem vários modelos de e-commerce que podem ajudar os empreendedores a fazer a melhor escolha para o seu negócio.

O foco do e-commerce deve estar sempre voltado às necessidades do cliente e, ao mesmo tempo, em adotar estratégias que ajudem a alavancar as vendas e melhorar a lucratividade.

Sendo assim, é interessante pesquisar e analisar alguns modelos de negócio mais adequados para a suas ideias.

Entender o que é e-commerce, como funciona e os seus benefícios são maneiras de se preparar melhor para ter uma loja virtual e assim vender seus produtos e serviços com qualidade, seja uma manutenção de eletrônicos ou em outros setores.

O que é e-commerce?

Um e-commerce, em português, comércio eletrônico, se refere aos negócios que estruturam os processos de compra e venda na internet. Deste modo, todas as transações comerciais acontecem, graças às ferramentas online.

Sendo assim, torna-se mais fácil compreender que os processos de e-commerce vão muito além de criar um site para vender produtos.

O e-commerce é um tipo de empreendimento que se diferencia dos outros, justamente pela sua forma de funcionamento, totalmente focada no digital.

O e-commerce consegue digitalizar e transformar integralmente dois processos simples que são o de atendimento ao cliente e venda. A partir desse trabalho, surgem novas oportunidades de automações: financeira, marketing, controle de estoque, entre outras.

Desta maneira, o e-commerce consegue facilitar o trabalho de gestão em diversas frentes. Entretanto, tem um grande peso estratégico na parte logística, por isso é importante avaliar bem para garantir que as entregas da sua empresa de filtros a vácuo sejam feitas com sucesso.

Diferenças entre e-commerce e loja virtual

Para compreender o conceito de e-commerce é importante que os empreendedores entendam as diferenças entre o e-commerce e loja virtual.

Por envolver diversos processos comuns ao de um comércio, o e-commerce não se limita apenas a um site ou portal destinado às vendas, algo que, na verdade, é chamado de loja virtual.

A loja virtual é uma parte importante do e-commerce, mas não é considerada o todo.

Diferente do que é difundido no mercado, entende-se que a loja virtual é um dos únicos canais de vendas de um e-commerce e o e-mail marketing, redes sociais e outros meios de divulgação são utilizados apenas como um recurso para levar os usuários à loja.

Como funciona um e-commerce?

Ao entender o conceito de e-commerce, é importante saber como ele funciona na prática. Esse formato de negócio exige que o cliente passe por algumas etapas que são:

Primeiro, ele visita o site, navega pelas categorias, escolhe os produtos ou serviços que deseja. Em seguida, ao ter os itens no carrinho, é necessário seguir para a página de fechamento do pedido.

No momento chamado checkout, o consumidor precisa preencher os seus dados: CEP e e-mail para que o frete da entrega possa ser calculado.

Na sequência, vem o pagamento, ou seja, ele pode selecionar uma das opções disponibilizadas, que, em geral, são cartões de débito, crédito, boleto ou transferências bancárias.

Após a aprovação do pagamento, o empreendedor pode fazer o envio da mercadoria via Correios ou uma transportadora. Para que esses processos tenham sucesso, é importante ter atenção com:

  • Fornecedores;
  • Disposição dos produtos;
  • Meios de envio;
  • Meios de pagamento.

Para que serve o e-commerce?

Da mesma forma que você vê uma loja de peças para compressor de ar e de outros setores nas ruas ou nos shoppings, um e-commerce tem o objetivo de vender produtos ou serviços para os seus clientes.

Para os consumidores, a compra pela internet trouxe mais praticidade, tornando o processo mais simples. Seja do conforto do seu lar ou de qualquer lugar, as pessoas podem adquirir diversos produtos.

Aos empreendedores, um e-commerce, permite iniciar um negócio com baixos investimentos comparado a uma loja física, além de ter mais flexibilidade para lidar com uma empresa, já que você pode fazer seus horários e trabalhar de onde estiver.

Um ponto interessante do comércio eletrônico é a possibilidade de realizar vendas a qualquer hora, sem a necessidade de ter um atendente para executar o processo. Essa autonomia dos clientes torna a rotina deles mais prática e ajuda os empreendedores.

Modelos de e-commerce

Muitas vezes o empreendedor tem a ideia do que deseja vender, mas não sabe fazer boas escolhas para destacar o seu produto ou serviço.

Isto posto, conhecer alguns modelos de e-commerce é interessante para entender melhor esse formato de negócio e com as informações, conseguir escolher um modelo que atenda às suas necessidades.

As principais opções são:

B2C (Business to Customer)

Conhecido como o modelo de empresa para o consumidor, esse é um dos mais conhecido do público. É uma relação comercial em que as empresas realizam a venda direta para o consumidor, ou seja, seus clientes finais.

Empreendimentos de pequeno e médio porte podem investir neste modelo, um dos motivos pelo qual o e-commerce tem crescido nos últimos anos e apresentado ótimos ganhos.

B2B (Business to Business)

Neste modelo, as empresas realizam vendas para outras empresas, por exemplo, fabricantes de máquinas e equipamentos industriais podem realizar a venda para empresas que precisam desse equipamento.

Uma loja online, por exemplo, que realiza compras diretamente do fabricante e oferece um produto no site, ganha uma margem de lucro em cima de cada item vendido.

Os volumes de compra costumam ser maiores, há vários processos complexos e pessoas que podem influenciar ou não na tomada de decisões.

B2B2C (Business to Business to Customer)

Neste modelo, há uma relação de uma empresa com outra empresa para o consumidor. Aqui o B é o primeiro fornecedor, o segundo B é uma loja virtual e o C é o cliente final.

Essa operação é iniciada quando os clientes entram no site e realizam, por exemplo, a compra de uma ponte rolante 5 toneladas ou outros produtos/serviços.

No mesmo momento, o fornecedor é acionado para enviar os pedidos para o centro de distribuição, processo chamado de cross docking ou para o consumidor em um processo de dropshipping.

C2C (Customer to Customer)

Nesse modelo, as vendas acontecem de pessoa física para pessoa física. É uma operação muito comum nos chamados marketplaces.

Nesses espaços, os produtos ficam expostos e o próprio consumidor entra em contato diretamente com o vendedor e acerta os termos de compra. Esta é uma opção válida, seja para a venda de uma máquina de solda mig mag ou para serviços.

C2B (Customer to Business)

Diferente de outros modelos de e-commerce, o C2B é um modelo onde as pessoas físicas realizam vendas para as empresas (pessoas jurídicas). O interessante deste modelo, é a inovação que pode ser vista nos processos de compra e venda.

M-Commerce

É considerado um modelo cada vez mais necessário, devido ao crescimento do consumo por meio de tablets e smartphones.

Aqui o ambiente da loja virtual é todo pensado para ser utilizado em dispositivos móveis, mas sem prejudicar a experiência e com a mesma qualidade de um navegador na internet.

Para isso acontecer, os empreendedores do segmento de reciclagem de cobre, entre outros, podem contar com duas possibilidades: o desenvolvimento de um aplicativo ou de um site responsivo.

O M-commerce não elimina outros modelos de e-commerce. Pelo contrário, você pode escolher uma das opções citadas acima e ainda combiná-la com outros modelos para conseguir atrair mais clientes.

B2E (Business to Employee)

O B2E é um modelo onde as empresas criam plataformas de e-commerce com o formato intranet, para conseguirem oferecer produtos e serviços com preços diferenciados para os seus funcionários.

B2G (Business to Government)

Além de todos os modelos citados acima, há alguns que permitem negociações entre empresas e governo (B2G) e também com administração B2A (Business to Administration).

Para este modelo, é muito importante ter conhecimentos sobre licitações e também é essencial estar em dia com as questões de tributações e impostos. Empresas de publicidade e marketing são ótimos exemplos de B2A e B2B.

C2G (Citizen to Government)

Esse modelo é voltado para negócios entre os cidadãos e governo. No entanto, isso só é possível por um sistema de governo, onde as pessoas possam dar a sua contribuição com ideias que podem ajudar o estado, por exemplo, processos de avaliação de conformidade.

Há também modelos de e-commerce que surgiram nas mídias e os chamados modelos híbridos.

Quais aspectos precisam ser considerados no momento de escolher um modelo de e-commerce?

Após conhecer todos os modelos, os empreendedores devem considerar alguns detalhes como:

  • Definir o seu público-alvo;
  • Escolher quais produtos e serviços serão comercializados;
  • Investir em parcerias com distribuidores;
  • Tornar os processos mais eficientes.

 

Deste modo, com vários modelos de e-commerce, escolher o que mais se assemelha com o perfil do seu público e de modo que atenda às suas necessidades, são maneiras de obter ótimos resultados, com boas vendas, crescimento e credibilidade no mercado.

 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.