Como aplicar os 4 Ps do Marketing em um pequeno negócio


O conceito dos 4 Ps do Marketing foi desenvolvido originalmente por E. Jerome McCarthy, ainda na década de 1960, nos Estados Unidos.

Ele foi projetado para sugerir que a publicidade de uma marca ou uma empresa deve contar com uma combinação equilibrada de atividades de divulgação dentro do plano de marketing.

De forma abrangente, uma empresa tem produtos ou serviços, com preços corretos para o mercado, no local certo para obter o máximo efeito com atividades promocionais poderosas para comunicar as ofertas ao público-alvo.

Do que se trata o mix de marketing?

Para melhor compreensão, é preciso definir o mix de marketing como um conjunto de táticas de ações que uma empresa de qualquer segmento, inclusive industrial que produz anéis de segmento, utiliza para impulsionar os produtos no mercado consumidor.

É referido como um mix de marketing porque consiste em quatro elementos diferentes que devem ser aplicados em conjunto para alcançar resultados positivos, sendo eles:

  • Preço;
  • Produto;
  • Praça ou local;
  • Promoção.

O uso de um mix de marketing se apresenta como uma maneira de ajudar a garantir que em posicionar o produto certo no lugar mais adequado.

De qualquer maneira, o mix de marketing é uma ferramenta crucial para ajudar a entender o que o produto ou serviço pode oferecer ao consumidor, e dessa forma, se torna mais fácil planejar uma oferta bem-sucedida.

No setor publicitário moderno, foram amplamente adicionados e expandidos para mais 3 P’s, sendo Pessoas, Percepção e Processo.

No entanto, os 4 P’s do marketing servem como um ponto de partida para iniciar o planejamento de um produto, ou até mesmo avaliar uma oferta de produto existente.

Entendendo os 4 P’s do marketing

Os 4 Ps do marketing são um conjunto de ferramentas bem documentado, frequentemente chamado de mix de marketing para setores produtivos, como industriais que produzem blocos intertravados, e comerciais voltados para o consumidor final.

Eles são usados ​​para fornecer um princípio e uma análise básica para empresas já estabelecidas e novas, sejam de pequeno, médio ou grande porte.

1.   Preço

O preço pelo qual um produto ou serviço é vendido continua sendo um dos influenciadores cruciais na decisão de compra.

Precificar produtos com um valor significativo em relação aos produtos da concorrência, sem outras diferenças ou características óbvias, provavelmente resultará em maiores recompensas de vendas.

2.   Produtos

O produto abrange a utilidade e a demanda de um item em geral, assim como quaisquer recursos e benefícios específicos que acompanham as ofertas individuais de uma empresa.

Os benefícios reais e percebidos do produto ou serviço são contabilizados nesta categoria, portanto, uma marca forte pode resultar em uma crença infundada de que essa empresa fornece produtos de melhor qualidade pelo dinheiro do consumidor.

3.   Praça, ou lugar

O ponto de distribuição, onde os clientes podem adquirir os bens e serviços da empresa fornecedora de materiais voltados para a joalheira, como brutos Limeira, é uma parte importante do marketing bem-sucedido.

Uma vez tomada a decisão de compra, a empresa deve garantir que as ofertas possam ser adquiridas no momento apropriado, em um ponto de venda acessível.

A localização do “lugar” mudou significativamente com o advento da internet e das compras online.

Lugar agora pode significar entrega em domicílio após uma compra iniciada por meio de um navegador de computador.

4.   Promoção

A promoção se concentra em usar o orçamento disponível de marketing e, especificamente, de publicidade, de uma maneira útil possível.

Uma análise de onde e como promover um produto ou serviço de certificação nr 12 deve permitir ao gestor concluir sobre a forma, duração, tipo de mídia, mensagem e outros aspectos salientes da campanha de marketing.

A aplicação do mix de marketing

Todos os elementos de um mix de marketing integrado combinam bem uns com os outros para fornecer ao cliente uma oferta atraente.

Do ponto de vista empresarial, também auxilia no planejamento e execução da estratégia de marketing de forma adequada, e assim maximizar os ganhos financeiros com concentrador de oxigênio preço distribuído para o setor industrial, por exemplo.

Além disso, um mix de marketing integrado garante uma cooperação harmoniosa entre os diferentes departamentos da empresa, como:

  • Contabilidade;
  • Marketing;
  • Pesquisa e desenvolvimento;
  • Produção;
  • Vendas.

De todos os elementos do mix de marketing, acredita-se que o produto seja o mais importante, pois, se isso não atende à necessidade do cliente, não importa se a empresa tem o melhor preço, campanhas promocionais ou localização na cidade.

Influências em um mix de marketing integrado

É importante entender os vários fatores que afetam um mix de marketing. Esses incluem diferentes elementos que devem ser compreendidos para que possam ser colocados em prática de forma devida.

Ciclo de vida no mercado consumidor

Um ciclo de vida do bem de consumo é a quantidade de tempo que um produto existe no mercado, desde o momento em que é introduzido até o fim da vida, sendo divididos em 4 estágios:

  • Introdução;
  • Crescimento;
  • Maturidade;
  • Declínio.

Saber em que etapa do ciclo de vida está um corrimão de inox para escada interna, por exemplo, pode ajudar a empresa a implementar a estratégia de marketing certa no momento mais apropriado.

Marketing de produto

O nível de competição de mercado pode determinar a estratégia de marketing de uma empresa.

Em um mercado altamente competitivo a empresa deve se concentrar mais em se diferenciar por meio de uma marca exclusiva, ideias de produtos originais e inovação contínua.

Posicionamento de marca

O marketing de produto é uma função de negócios que preenche a lacuna entre o produto, gestão e comunicação.

É a base para a formação de um mix de marketing integrado.

Metas de marketing

Sem um objetivo geral de marketing, nenhuma decisão pode ser tomada sobre o produto, bem como o preço, promoção e distribuição.

Mercado alvo

A compreensão das necessidades e desejos do cliente é crucial para projetar um mix de marketing eficaz.

Atualmente, muitas empresas direcionam diferentes produtos dentro de um portfólio de produtos para diferentes segmentos de clientes, e assim maximizar as receitas.

Concorrência

O nível de concorrência no mercado pode determinar a estratégia de marketing de uma empresa que vende junta de vedação para o setor industrial automotivo, ou mesmo para a área da construção civil.

Mais uma vez, em um mercado altamente competitivo, a empresa deve se concentrar mais em se diferenciar por meio de uma marca exclusiva, ideias de produtos originais e inovação contínua.

Posicionamento de marca

A proposta de valor do produto determina os preços, estratégias promocionais e métodos de distribuição que formam o mix de marketing.

É um dos primeiros passos para desenvolver uma estratégia de marketing integrada.

Quais são as vantagens dos 4 Ps do marketing?

Apesar do mix de marketing não apresentar insights granulares necessários para identificar oportunidades individuais para otimização de campanhas de marketing, ele leva em consideração vários fatores externos.

Isso o torna uma ferramenta eficaz, fornecendo o ponto de partida para o planejamento geral do orçamento de marketing de alto nível.

Dado o fato de que a modelagem do mix de marketing inclui fatores internos e externos na coleta de dados agregados, os 4 Ps do marketing fornece uma abordagem abrangente, e muito necessária, para as tendências gerais de marketing.

Nesse sentido, o mix de marketing oferece aos profissionais do setor uma visão 360º dos potenciais mercados de atuação.

Isso é especialmente importante para os CMOs (Chief Marketing Officer), que são responsáveis ​​por alocar os orçamentos apropriados para os esforços de marketing de uma empresa.

Em partes, a modelagem do mix de marketing pode parecer desatualizada quanto à metodologia tradicional.

Ainda assim, ela fornece aos profissionais de marketing uma espécie de boletim informativo, destacando as principais tendências que podem ser usadas para planejar melhor a estratégia geral.

Abrangência dos prós e contras do mix de marketing

A modelagem do mix de marketing por si só é uma mistura de prós e contras.

Dado o longo período de coleta de dados, incapacidade de fornecer insights específicos para marketing personalizado e o nível de retorno “de cima para baixo”, os profissionais de marketing não podem confiar apenas nos 4 Ps do marketing para melhor otimização de campanhas.

No entanto, com uma solução de medição de desempenho de marketing , os profissionais e as organizações podem aproveitar o mix de marketing como uma maneira eficaz de obter uma visão abrangente das tendências de mercado, comportamento e consumo de mídia.

Isso pode auxiliar na melhora do planejamento do orçamento da campanha de profissionais que atuam na manutenção de máquinas industriais, os gastos com marketing e a otimização da campanha.

Conclusão

À medida que a tecnologia avança, a dinâmica do mercado acompanha as mudanças vigentes.

Embora os 4 Ps do marketing sejam considerados os principais pilares da publicidade, ainda permaneçam válidos no processo de negócios, o setor empresarial e a transformação digital implementam novos aspectos relacionados às formas de escolha dos clientes.

Por fim, os 4 Ps do marketing podem parecer simples, mas a inserção efetiva em uma estratégia e todo um planejamento de marketing é crucial.

Esse modelo de marketing ajuda a diferenciar uma marca frente aos concorrentes.

Isso faz com que se possa destacar dos demais como uma empresa sólida e pronta para atender o público-alvo, com o melhor preço e produto, disponível no lugar certo e com a promoção mais adequada.

 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.