Marketing é uma forma que as empresas têm de entregar valor aos seus clientes, de modo a satisfazer as necessidades do público-alvo. O objetivo de suas estratégias é identificar desejos e gerar valor, para que a marca possa estabelecer um relacionamento com os clientes.
Assim sendo, algumas organizações conseguem atrair um número impressionante de consumidores. Elas conhecem formas e estratégias para se destacar no mercado e vender muito mais.
São companhias que sabem trabalhar com marketing, então, quem domina o marketing consegue se posicionar melhor, conquistar clientes, entregar valor para o público, ser mais competitivo e gerar lucro.
Conhecer a fundo esse conjunto de conhecimentos vai muito além de saber vender produtos e serviços. Isso porque o marketing, tanto digital quanto tradicional, envolve conceitos, estratégias, canais e metodologias que se adaptam à realidade em que vivemos.
Se você quer que o seu negócio comece a dominar o mercado, precisa dominar o marketing. Pensando nisso, vamos explicar o conceito dele, como funciona, seus benefícios e como pode impactar o público.
Por fim, vamos mostrar como ele pode ser usado nas redes sociais. Então, se você tem dúvidas sobre esse assunto, leia este artigo até o final.
Primeiramente, entenda o que é marketing
De forma direta, marketing é uma área que tem como foco gerar valor para o cliente, no que diz respeito a produtos, serviços e à própria marca. O objetivo é conquistar e fidelizar os consumidores.
Para implementar suas estratégias, é preciso saber quais são as necessidades e desejos do público-alvo, além de medir, definir e quantificar o tamanho do mercado e o potencial de lucro.
É dessa forma que um negócio de serviços contábeis para empresas, por exemplo, sabe quais segmentos pode atender, criando soluções mais apropriadas para o seu público-alvo em questão.
Por isso, podemos dizer que o marketing supre as necessidades da organização, porque ajuda a gerar lucros. É dessa forma que o marketing funciona e é por meio desse funcionamento que ele traz os seguintes benefícios:
- Gera engajamento com a persona;
- Acompanha a jornada de compra;
- Fideliza os clientes;
- Gera autoridade de marca;
- Personaliza as ofertas.
As estratégias de marketing ajudam a atrair clientes e a aumentar as oportunidades de vendas, além de possibilitar que as empresas estabeleçam relacionamentos duradouros com seus clientes.
No caso do marketing digital, a comunicação estabelecida por ele é uma via de mão dupla, onde a marca oferece um conteúdo e o público consegue interagir.
É essa interação que garante laços mais fortes entre empresa e cliente, o que ajuda a se sobressair em um mercado cada vez mais concorrido. Então, se uma distribuidora de flores conquista o engajamento da persona, permanece mais tempo na lembrança do público.
Antigamente, a jornada de compra era algo simples, bastando que a pessoa visse uma propaganda na TV, fosse a uma loja física e decidisse se comprava ou não. Com o advento da tecnologia e a velocidade do acesso à informação, a jornada é praticamente imprevisível.
O consumidor moderno consegue pesquisar preços no computador, compará-lo no celular, fazer a compra na loja física e solicitar uma troca pela loja online.
As estratégias de marketing que conhecemos hoje possibilitam acompanhar toda essa jornada nos canais usados. Isso facilita na hora de resolver dúvidas, eliminar objeções e influenciar nas decisões dos clientes.
E quando a venda é finalizada, as organizações conseguem manter contato com os consumidores, para estimular uma nova compra e fazer com que ele passe a confiar na marca.
Independentemente de qual seja o canal usado para esse contato frequente, como e-mail ou telefone, é necessário conhecer bem os seus compradores, para que assim as empresas de camisetas personalizadas possam fazer a oferta certa.
Ao investir continuamente nas estratégias certas de marketing, a companhia consegue gerar sua autoridade no mercado. Por exemplo, ao investir em conteúdos relevantes, ela esclarece possíveis dúvidas e mostra que domina os assuntos relacionados ao segmento.
A partir disso, torna-se uma referência para o público, que passa a confiar mais nela. Ademais, uma evidência de que seu negócio conquistou autoridade é a posição dele nos resultados de pesquisa do Google.
Estar entre as primeiras posições mostra claramente que uma marca se tornou referência naquilo que faz.
Por fim, com boas práticas de marketing é possível personalizar as ofertas da organização. Uma comunicação personalizada vai muito além da segmentação, visto que o público é formado por indivíduos com perfis diferentes.
Dessa forma, a empresa vai conversar com as pessoas de maneira mais próxima. Isso acontece porque a tecnologia e a internet permitem obter diversas informações sobre os consumidores, que os aproximam da marca.
Saiba como o marketing pode impactar o público
Pois bem, se uma empresa de etiqueta tag, assim como qualquer outra, define bem suas estratégias de marketing, elas serão direcionadas para seu público-alvo, o que as torna mais eficazes.
Por meio dessas ações, o empreendedor encontra o caminho certo para chegar aos potenciais clientes, entretanto, tudo depende de um bom plano de marketing, que reúne as estratégias necessárias para alcançar os resultados.
Esse documento mostra o quanto é necessário investir e quais são as melhores práticas para determinado negócio. Em outras palavras, ele define a melhor forma de atuação, o público-alvo e ajuda a estabelecer um crescimento estruturado.
O empreendedor consegue refletir acerca do ambiente interno e externo, por meio de ferramentas simples como a matriz F.O.F.A. Nela, é possível saber quais são as ameaças e oportunidades, bem como os pontos fracos e fortes.
E um dos canais mais usados para aplicar as estratégias de marketing são as redes sociais, então, no próximo tópico, vamos mostrar como fazer isso.
Como usar o marketing nas redes sociais da sua empresa
As redes sociais são o canal perfeito para chegar até o público-alvo do negócio, mas é necessário saber usá-las para obter um bom resultado. Então, algumas das principais estratégias são:
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é um dos pilares mais importantes do marketing digital, e seu objetivo é informar e educar o público acerca de um segmento.
Então, se uma loja precisa comprar banner promocional, por exemplo, ela quer fazer negócio com uma empresa confiável, que agregue valor às suas soluções.
Quando a companhia produz materiais de valor, ela mostra sua autoridade no mercado e prova sua capacidade e confiança para os potenciais clientes.
Os conteúdos produzidos podem assumir diferentes formatos, por isso, eles se adéquam a diferentes plataformas. E dentre os formatos mais buscados pelas pessoas estão:
- Vídeos;
- Textos;
- Imagens;
- Áudios.
Quando esses materiais são compartilhados nas redes sociais, chegam a um número maior de pessoas que são levadas para outros canais da marca, como site e blog.
Investir em anúncios pagos
O marketing de conteúdo é uma estratégia orgânica que leva tempo para fazer efeito, mas por meio dos anúncios, uma empresa de sinalização de segurança consegue acelerar sua visibilidade e divulgar seus produtos e serviços rapidamente.
Os anúncios pagos aparecem em diferentes espaços nas redes sociais, principalmente para aquelas pessoas que em algum momento demonstraram interesse na solução.
Todavia, as campanhas são feitas de maneira segmentada, por isso, é necessário conhecer bem o público-alvo e criar uma persona, com informações como escolaridade, profissão, idade, interesses e comportamentos.
Fazer sorteios
Os sorteios fazem muito sucesso nas redes sociais. Por exemplo, um fabricante de vinho pode sortear duas garrafas com rótulos personalizados para as pessoas que curtirem e comentarem uma publicação no Facebook.
Com isso, ele vai conseguir destacar os seus produtos e ainda estimular o engajamento de seus seguidores. Só que para investir nessa estratégia, é necessário ter uma boa base de clientes nas redes sociais e pensar nos produtos e serviços que eles mais desejam.
Fazer lives
As lives são uma tendência em marketing nas redes sociais. Por meio delas, a marca consegue expor melhor suas ideias, produtos e serviços.
Também é uma excelente maneira de uma agencia de stands interagir com o público e se comunicar melhor com ele. Os usuários também podem interagir, deixando comentários com críticas, elogios e questionamentos que podem ser prontamente respondidos.
Conclusão
O marketing é uma necessidade para qualquer negócio que queira se destacar, e em meio a um mercado cada vez mais concorrido, é a melhor forma de atrair as pessoas.
Ele pode ser feito dentro e fora da internet, contudo, o marketing digital é o que mais cresce, justamente porque ele acompanha o maior canal de comunicação que existe hoje.
Sem boas estratégias de marketing é impossível atrair os consumidores e fazer vendas. E neste artigo, você pôde entender um pouco mais sobre ele, sua função, benefícios e como ele vai impactar o seu público-alvo.
Então, com as dicas que demos aqui para as suas redes sociais, obter os melhores resultados e fazer o seu negócio crescer é uma questão de tempo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.