Inside Sales: saiba o que é e como funciona


Muitas empresas de logística transporte de cargas estão começando a aplicar o conceito de Inside Sales em suas estratégias. Esse tipo de ação ajuda a compreender melhor suas possibilidades dentro de seu segmento de atuação como um todo.

Entretanto, esse modelo ainda gera muitas dúvidas em gestores, que não compreendem na totalidade o que pode ser aplicado nesse tipo de situação, principalmente por se tratar de uma movimentação mais recente.

O conceito de Inside Sales engloba toda a estrutura necessária para uma venda sem que o cliente precise se locomover até a unidade para fechar um negócio. Para isso, são utilizadas várias ferramentas de comunicação, como:

  • E-mail;
  • Telefone;
  • Redes sociais;
  • Videoconferência.

O foco nesse tipo de situação é justamente reduzir os custos de uma operação, bem como acelerar o processo de vendas, diminuindo consideravelmente as chances de um consumidor desistir desse processo.

Quando você consegue oferecer recursos de forma mais rápida e efetiva para um cliente, é comum que ele tenha um custo de aquisição menor, o que impacta diretamente o faturamento da empresa e como você pode usar esse recurso.

A tecnologia é uma grande aliada desse modelo de vendas. Por conta do processo conhecido como transformação digital, diversas ferramentas começaram a se tornar mais populares, ajudando até mesmo empresas de pneus para automóveis a se comunicarem à distância.

O impacto das redes sociais é ainda mais importante para esse tipo de ação, tornando-as um ponto essencial para vender em qualquer empresa. Todos os dias, milhões de usuários acessam as principais plataformas de interação.

De todo o tempo que um usuário comum passa na internet, a maior parte dele é nas redes sociais. Por isso, essas ferramentas se tornam muito importantes para criar um mecanismo de comunicação mais amplo entre empresa e clientes.

Muitas companhias ainda utilizam modelos mais tradicionais, com visitas presenciais e reuniões marcadas com os consumidores. Entretanto, o modelo de Inside Sales tem ganhado cada vez mais espaço.

Isso porque a comunicação online não só demonstra entendimento do momento em que a sociedade se encontra, como também oferece mais comodidade e conforto para o cliente e para o profissional, que pode aproveitar melhor o tempo.

Uma visita a um cliente distante pode ser bastante complicada, e tira um funcionário do ambiente de trabalho por um longo tempo. Com o modelo online, ele poderá se concentrar em outras etapas do processo de negociação.

Um profissional que pode se dedicar à negociação em si ao invés de se preocupar com outras questões relacionadas a esse tipo de atividade pode conquistar um resultado muito mais positivo para a companhia em que está trabalhando.

O processo de Inside Sales, apesar do nome moderno, não é novo. Desde os anos 70, com o conceito de televendas, o mercado já tem feito negociações sem que exista a necessidade de o cliente ou o vendedor irem até um local específico.

As vendas por telefone, entretanto, começaram a receber uma fama negativa por conta da forma automatizada e pouco funcional que era realizada, com um discurso muitas vezes gravado e sem nenhum tipo de personalização.

Entretanto, quanto mais a tecnologia começou a fazer parte da vida das pessoas, melhores práticas foram sendo criadas e utilizadas para vender, trabalhando com uma humanização desse tipo de atendimento como um todo.

Como funciona uma operação de Inside Sales?

Agora que você conhece um pouco mais sobre a origem do Inside Sales e como ele funciona, é muito importante ter em mente a melhor estrutura para utilizá-lo em sua companhia de locação de ônibus executivo com qualidade e efetividade, para otimizar suas vendas.

Vale lembrar que cada empresa é única, e possui suas próprias particularidades com relação a vendas. Por isso, duas companhias podem ter resultados completamente diferentes ao aplicar esse modelo, mesmo que ambas estejam em um mesmo segmento de atuação.

Para conseguir otimizar esse tipo de processo, você deve pensar em como o Inside Sales pode se tornar parte das técnicas de venda da sua empresa de instrumentos cirúrgicos de forma natural, otimizando o impacto que esse tipo de estrutura pode gerar.

O nicho de atuação que você participa também pode ter um resultado direto nesse tipo de ação, o que acaba modificando a maneira como você trabalha com esse tipo de situação para otimizar suas vendas.

Um bom faturamento depende de atenção e cuidado a essas oportunidades, e o Inside Sales pode ser uma excelente maneira de garantir um resultado adequado para seu distribuidor de seringas descartáveis.

Para otimizar esse tipo de operação, especialistas dividiram o processo de Inside Sales em quatro etapas distintas, que podem ser a chave para você conseguir o resultado esperado em suas vendas.

Entender cada um desses passos é muito importante para você conseguir explorar todas as suas possibilidades com esse formato de ação, o que acaba sendo muito importante para sua companhia.

Por isso, é fundamental que você esteja pronto para lidar com cada uma das fases do Inside Sales se desejar utilizar essa ferramenta a longo prazo.

Prospecção

Para conseguir fechar negócios, o primeiro passo é conquistar clientes. Por isso, a prospecção é o primeiro passo para garantir uma boa oportunidade de trabalhar com o Inside Sales.

Existem diversas maneiras de atrair a atenção de um público, principalmente quando você sabe o que eles precisam. Por isso, identificar seu público-alvo é uma maneira muito funcional de garantir bons resultados para sua empresa de organização de documentos.

O público-alvo é um grupo de pessoas que têm interesses em comum, cuja propensão para o consumo em sua companhia é grande. Essas pessoas estarão mais inclinadas a comunicações que você optar por fazer.

Entretanto, esse ainda é um modelo muito genérico de segmentação, uma vez que nem todas as pessoas dentro de seu público-alvo podem estar prontas para fazer negociações de Inside Sales.

Por conta disso, é preciso saber trabalhar melhor como conversar com seu público. A maneira mais efetiva de humanizar esse processo e ter informações relevantes é com a utilização de personas.

Uma persona é criada com base no público-alvo de sua empresa e em transações anteriores da mesma. Apesar de ser uma figura fictícia, ela possui informações precisas que a tornam quase real.

Com esse tipo de ferramenta, você consegue trabalhar de forma muito mais adequada para incentivar seus consumidores a fecharem negócios a distância com sua assessoria contábil empresarial.

Abordagem

Quando um visitante em sua empresa se torna um lead, ele está pronto para receber mais informação relevante acerca do que ele está pensando em comprar. Entretanto, esse processo não é imediato.

Quanto mais informações você oferecer ao consumidor, mais próximo de fechar um negócio ele estará. Por isso, a abordagem da empresa deve ser sempre pensando nesse modelo de comunicação.

Ofereça conteúdo de qualidade, com o qual o cliente possa se interessar e desejar saber mais sobre o produto ou serviço que está sendo oferecido.

Oportunidades

Através de uma avaliação efetiva e detalhada das comunicações com o consumidor, você consegue pensar em oportunidades que se encaixem nas necessidades de cada cliente em particular.

Além de ser uma excelente maneira de mostrar para o consumidor que ele importa para sua companhia, você também pode aproveitar para gerar ofertas específicas que façam ele desejar outros produtos.

É um ótimo momento para técnicas de up selling ou de cross selling, permitindo que você trabalhe com seu mix de produtos de forma muito mais adaptada e consiga ofertas diferenciadas para cada cliente.

Fechamento de negócios

Ainda que você esteja trabalhando a distância, e a tecnologia permita uma série de automações, um dos elementos mais cruciais desse tipo de atividade é a exploração de uma boa negociação com uma empresa prestadora de serviços ambientais.

Sua equipe de atendimento deve estar sempre preparada para conversar com o consumidor, principalmente durante o fechamento da venda, onde ele pode tirar suas últimas dúvidas.

Demonstrar conhecimento de seu produto ou serviço é muito importante para que o cliente sinta que pode confiar na companhia, e que está fazendo a coisa certa ao comprar um produto de sua empresa.

Considerações finais

Um dos elementos mais importantes da atualidade é saber aplicar a tecnologia a favor de sua empresa, garantindo uma estratégia mais adequada e oportunidades efetivas para otimizar suas ações.

Com esse tipo de estrutura, torna-se muito mais fácil otimizar seus processos e garantir um resultado mais adequado para a companhia como um todo, percebendo a importância da comunicação nas vendas.

O Inside Sales permite que você tenha recursos muito melhores para trabalhar a distância, garantindo um resultado melhor para qualquer companhia, independente de seu segmento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.