Tem medo de falar em público? Especialista revela 3 dicas para que você perca a timidez ao se comunicar


Muita gente carrega consigo o medo de falar em público. Essa fobia social afeta milhões de brasileiros tem nome: Glossofobia.

Uma pesquisa realizada em 2015 com 3 mil pessoas no Reino Unido revelou que cerca de 41% têm medo de falar em público. De acordo com o escritor e palestrante Rodrigo Cardoso, o medo de falar em público é tão grande para algumas pessoas que chega a ser maior do que o medo de morrer.

No entanto, para Rodrigo, três principais dicas podem ajudar bastante a melhorar a comunicação:

1- Preparação

Para o escritor, estar preparado e com embasamento sobre o tema diminui as chances de errar e também ajuda no nervosismo.

2- Falar de coração

Segundo Cardoso, as pessoas sentem aquilo que também sentimos. Falar a verdade, “de coração”, também é uma forma de ter melhor desenvoltura.

3- Ser transparente

Assim como falar “de coração”, ser transparente também auxilia na boa comunicação. É que, para Rodrigo, errar é algo que faz parte do processo. “Quando eu erro, eu brinco com a galera e mostro que estou sendo verdadeiro. E eles sentem isso”.

Sobre Rodrigo Cardoso

Rodrigo Cardoso é escritor e criador de conteúdo e foi eleito o Melhor Treinador do Brasil pelo prêmio Top Chance, o Power Trainer Rodrigo Cardoso.

Engenheiro formado pela USP com pós-graduação em Psicologia, Rodrigo é Master Practitioner em Programação Neurolinguística e treinou diretamente com o criador da PNL – Richard Bandler e desde 1997 frequenta eventos do Tony Robbins, inclusive foi um dos “Leadership” do Date With Destiny. Especialista em Atitude e Comportamento, ministra palestras e treinamentos por todo Brasil e exterior há mais de duas décadas.
Rodrigo Cardoso é considerado o “Treinador dos Treinadores” do Brasil. Rodrigo criou programas únicos e transformadores de Formação de Treinadores de alto impacto.

Créditos – Foto Rodrigo Cardoso: Arquivo Pessoal
Fonte: MF Press Global