Você já ouviu falar sobre Marketing de Indicação?


Um dos maiores desafios para quem gerencia um negócio, seja de qual for o seu segmento, está no processo de conquista de novos clientes, sendo esse o foco de diversas estratégias de marketing, como acaba sendo o caso do Marketing de Indicação.

Uma estratégia que busca conquistar e ampliar a audiência de uma empresa, sendo esse público o necessário para que tal empreendimento possa alcançar uma maior lucratividade, além de outros pontos positivos que podem resultar na prosperidade de um negócio.

A questão é que mesmo sendo um desafio comum, para cada tipo de mercado existe uma estratégia distinta a ser adotada, levando em contas as diferenças tanto do seu segmento comercial como também do seu público, buscando assim formas de responder a isso.

Isso porque empresas de torre de resfriamento lidam com uma audiência de perfil industrial, enquanto uma loja de roupas fala diretamente com seus clientes diretos, sendo preciso então adaptar suas táticas para falar com cada um desses grupos específicos.

Isso em uma realidade que passa a se modificar de forma constante, afinal o avanço tecnológico faz com que a sociedade de uma maneira geral passe a adotar novos interesses e comportamentos, fazendo com que as empresas tenham que mudar.

Afinal, o mesmo tipo de estratégia usada para conquistar um público hoje pode não ter a mesma validade daqui a alguns anos, diante do processo de adaptações que faz com que um cliente procure por um novo tipo de serviço ou produto que se mostra disponível.

A maior mudança nesse sentido está na relação dos impactos causados pelo avanço da internet, por exemplo, com que esse tipo de plataforma pode ser usada para pesquisar sobre os mais diversos serviços, como um conserto de suspensão de carros.

Cenário então que exige com que esse tipo de empreendimento tenha que estar atento sobre como destacar seu negócio no meio digital, de forma a alcançar a maior quantidade de clientes, já que esse é o tipo de espaço onde se encontra no momento tal público.

Em relação específica a esse processo de conquista de audiência, existem práticas específicas a serem destacadas, entre elas aquelas que fazem parte do chamado marketing de indicação, que conta com o seu próprio público para aumentar o seu percentual.

Como funciona o marketing de indicação?

A função do marketing de uma maneira geral é garantir com que uma empresa possa conquistar os melhores resultados possíveis, levando em conta as diferentes realidades às quais cada tipo de negócio encontra, o que explica essa pluralidade de táticas disponíveis.

Entre esses objetivos pode estar o de aumentar o número de clientes de um projeto, existindo algumas estratégias desenvolvidas justamente para se conquistar tal resultado. Entre elas está o chamado do marketing de indicação, aplicado a vários campos.

Prática essa que parte do propósito de usar da sua própria audiência já conquistada para expandir assim o seu percentual de público, tendo como base a imagem positiva conquistada por tal empresa a ponto de ser recomendada por seus clientes.

E é justamente dessa situação que nasce o nome de marketing de indicação, uma prática na qual uma empresa de laudo de engenharia pode ampliar seu público ao contar com a recomendação de clientes anteriores para assim garantir um maior alcance no mercado.

Estratégia essa que também pode ser conhecida como Referral Marketing, ou seja, um Marketing de Referência, ideal para que uma empresa possa conquistar uma maior autoridade por ser uma referência em seu segmento, para assim ampliar o seu público.

Para entender de forma clara, é possível pensar em uma simples compra no supermercado, onde um consumidor em dúvida pode definir por adquirir um produto específico após conversar com outras pessoas ali presentes e assim receber a indicação de uma marca.

Quanto maior for a sua confiança com essa pessoa a indicar algo, maior será a sua possibilidade de que uma decisão de compra seja tomada, sendo importante então para as empresas lidar com essa realidade, para que assim seja possível aumentar o seu público.

Até porque, ao definir uma estratégia baseada nessa questão da indicação de clientes, uma série de vantagens podem ser conquistadas, entre elas:

  • Maior taxa de engajamento;
  • Confiança com a marca;
  • Maior conversão de vendas;
  • Redução de custos na conquista de público;
  • Maior retorno de investimentos.

Tudo isso sendo pontos de valor para um serviço de guincho, que pode até mesmo ampliar a sua área de atuação, indo do meio regional para o cenário nacional a partir do seu aumento de público conquistado através dessa estratégia que vem da indicação.

Frente a isso, para que os melhores resultados possam ser conquistados, é necessário saber como adotar esse tipo de estratégia, algo a ser otimizado a partir de uma série de táticas disponíveis para os mais variados tipos de segmentos comerciais.

Conquistando clientes pelo marketing de indicação

Esse tipo de prática de marketing apresenta um valor maior quando pensamos na alta competitividade que se encontra hoje na sociedade, sendo justamente a recomendação de um conhecido o motivo pelo qual acaba por realizar algum tipo de decisão de compra.

Mas para que tais resultados possam aumentar tanto para quem vende tela para piscina ou qualquer tipo de mercadoria, é necessário buscar maneiras de incentivar o seu público atual a de fato de tornar-se em um divulgador espontâneo da sua marca.

Meio de otimizar o marketing de indicação

De forma a garantir com que o seu número de clientes acabe se tornando em algo mais do que isso, para tornar-se um ícone atrativo para muitos outros consumidores é necessário adotar algumas estratégias específicas que possam estimular essas indicações.

E entre as maneiras de se conquistar isso é possível destacar:

Pedir por indicações

O primeiro passo para ampliar sua estratégia de marketing de indicação é não ter vergonha de incluir a sua audiência nessa jornada, pedindo para que esse público faça recomendações dos seus produtos e serviços para possíveis clientes disponíveis.

Para que tal ação seja possível de ser praticada é necessário adotar práticas que convençam seu público conquistado a embarcar nesse projeto de ganho de novos públicos, utilizando da oferta de descontos entre outras ações que possam aumentar seu alcance.

Oferecer recompensas

Para convencer o seu público a realizar indicações no mercado é necessário desenvolver uma estratégia na qual essa própria audiência possa ter acesso a certos benefícios sempre que um novo cliente possa ser conquistado com o auxílio desses indivíduos.

Uma forma prática de se conseguir isso é por meio da oferta de descontos, com um escritório que realiza consultoria de tratamento de efluentes podendo oferecer uma redução de preço para cada cliente novo que possa vir a ser recomendado.

Oferta de uma boa experiência

Para que qualquer estratégia de indicação possa vir a funcionar, é necessário não esquecer nunca de focar na boa experiência a ser oferecida ao seu público, estabelecendo assim uma visão de maior destaque para os produtos e serviços a serem comercializados.

Até porque somente ao ter uma boa experiência com o item comprado é que alguém poderá agir de forma espontânea no intuito de divulgar positivamente algo que consumiu, tal como um restaurante que pode crescer a partir da sua autoridade conquistada na região.

Conquista do público inicial

Por fim, é importante focar também na conquista de um público inicial, ou seja, aquela audiência que futuramente poderá agir na indicação de um serviço de demolição de obras após ter tido uma experiência satisfatória com aquilo que foi contratado.

Um desafio a ser visto com atenção para os novos empreendimentos, pois somente a partir do alcance dessa sua audiência inicial é que será possível trabalhar com o objetivo de ampliar sua atuação no mercado, visando trabalhar com o marketing de indicação.

A partir da aplicação dessas estratégias é possível crescer dentro do seu mercado, contando com a ajuda dos seus próprios clientes para expandir ainda mais o seu percentual de público, o que poderá resultar então no crescimento do projeto como um todo.

Para tanto é importante seguir também algumas ações específicas dentro do seu propósito de lidar com a conquistar de novas audiências, usando de estratégias que possam ampliar os resultados a serem obtidos pelo marketing de indicação, seguindo práticas como:

  • Mapeamento dos seus promotores;
  • Escolha de uma recompensa;
  • Desenvolvimento da mecânica de sua ação;
  • Avaliação de resultados.

Etapas essas que podem fazer com que um serviço de inspeção de instalação elétrica possa aumentar o seu percentual de clientes no seu segmento, contando com o auxílio da sua própria audiência, vendo eles não só como consumidores, mas como promotores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.