Entender sobre as principais técnicas de marketing é essencial para qualquer tipo de negócio que deseja potencializar os seus resultados, pois elas servem como os caminhos que te ajudam a chegar nos objetivos estabelecidos.
Pense que você deseja fazer uma viagem para fora do país, esse é o seu objetivo, mas o que te fará chegar lá é todo o processo pelo qual você passa, a compra das passagens, a viagem de avião, o hotel em que ficará hospedado e outros fatores.
Quando trazemos isso para o universo digital, as coisas fazem mais sentido, pois entendemos que as técnicas de marketing servem como o processo que te ajudará a chegar no objetivo que foi estabelecido.
Mas quando falamos de técnicas de marketing, principalmente as que englobam o universo digital, é normal que muitos pensem que tudo isso se trata de técnicas que exigem dinheiro, mas na verdade a maioria delas não exige um real sequer.
Para que uma marca que vende kit de embreagem completo consiga mais resultados, não significa que ela precisa dispor de milhões de reais, ela precisa de algo mais valioso do que isso e que muitos reclamam de não o ter: tempo.
Grande parte das principais estratégias de marketing do mercado não exigem dinheiro por parte das pessoas, mas tempo e esforço para que elas trabalhem em prol de algo que é construído aos poucos e de forma orgânica, sem precisar pagar para isso.
Claro que o intuito deste conteúdo não é difamar as estratégias pagas e nem os empreendedores que preferem elas, mas existem aqueles que não possuem dinheiro para tal ou simplesmente não desejam investir nelas no momento.
Sendo assim, entender sobre as técnicas que usam o seu tempo e esforço é essencial não apenas para que você economize mais dinheiro, mas para que também conheça mais sobre esse universo através da prática, e hoje falaremos justamente sobre isso.
Entenda a importância de saber sobre marketing digital
Antes de qualquer coisa, é essencial que entendamos a importância de saber sobre o marketing digital, que mudou por completo tanto um negócio que vende mangueiras hidráulicas quanto um profissional que presta serviços de consultoria, por exemplo.
O marketing digital nada mais é do que um conjunto de estratégias que são aplicadas dentro de espaço 100% online e tem como principal objetivo ajudar empreendedores e marcas a alcançarem mais resultados através da internet e das redes sociais, como:
- Maior alcance;
- Construção de audiência;
- Mais acessibilidade;
- Leads qualificados;
- Mais vendas;
- Autoridade no assunto;
- Público fiel.
Além disso, o marketing digital foi crucial para que as empresas conhecessem mais a fundo o perfil de consumidor de suas marcas, o que fazia com que elas soubessem exatamente o que estavam produzindo e para quem estavam fazendo aquilo.
Por isso, entender sobre o marketing digital é muito mais do que estar por dentro do que acontece no mercado, é entender sobre algo que pode mudar o seu negócio para melhor e contribuir para a geração de mais resultados de forma acessível e rápida.
Sabemos bem que o marketing digital trouxe diversas vantagens tanto para os empreendedores quanto para os consumidores, que a partir dele conseguirem encontrar um aluguel de van para viagem em poucos segundos e com apenas alguns cliques.
Sendo assim, entendemos que o marketing digital foi um marco que trouxe bons resultados para ambos os lados e que através de suas técnicas, que exigem tempo e não apenas dinheiro, conseguem criar um relacionamento cada vez melhor entre cliente e marca.
8 técnicas de marketing que exigem tempo, não dinheiro
Partindo para a prática, selecionamos algumas das principais técnicas de marketing que exigem tempo e não dinheiro, fazendo com que você coloque, de fato, a mão na massa e saiba mais sobre esse assunto tão importante. Confira:
1 – Links com os seus fornecedores de serviços
A primeira delas é a obtenção de links com fornecedores ou até mesmo parceiros dos seus serviços ou produtos, links relacionados ao que eles produzem ou até mesmo links de conteúdos que estão no site deles e que podem ser incluídos no seu.
Por exemplo, um site que ofereça serviços domésticos pode incluir um link de cozinheira para residência, que além de fazer parte do segmento de negócio, pode criar mais visibilidade por parte dos algoritmos dos buscadores para aquele site.
2 – Promoção de webinário
Os webinários são mais conhecidos como eventos onlines onde você consegue convidar um grande número de pessoas para conhecer o seu serviço ou produto e, a partir disso, aumentar a sua visibilidade dentro daquela comunidade.
Hoje é mais comum do que se imagina ver esses eventos acontecendo, sendo assim não fique de fora e também promova webinários entre seus clientes, potenciais clientes, fornecedores e parceiros, criando uma grande rede de contato entre eles.
3 – Comentários em blog
Há quem diga que a era dos blogs chegou ao fim com a chegada das redes sociais, mas isso é um grande mito, pois o público que acompanha os blogs ainda é muito fiel a esse formato de conteúdo e não abandona tão facilmente os blogs que gosta.
Por isso, estar presente em seu blog e respondendo os comentários dos leitores sobre a sua consultoria técnica ambiental ou sobre o tema do seu texto é uma forma de manter-se por perto e atrair cada vez mais usuários para o seu negócio.
4 – Utilização do Help a Reporter Out
O Help a Reporter Out é uma plataforma gratuita onde você consegue encontrar diversos jornalistas que estão em busca de pautas e assuntos para realizar matérias e trabalhos, em troca eles podem divulgar a empresa em questão.
Sendo assim, se cadastrar nessa plataforma e procurar se algum jornalista está em busca de uma pauta que case com o seu segmento pode ser a oportunidade perfeita para ajudar um profissional e ainda ganhar divulgação para a sua marca.
5 – Aplicação de Upsell nos seus clientes já existentes
O upsell é uma técnica de vendas que tem como principal objetivo vender mais dos seus serviços ou produtos para os clientes que já consumiram de você, só que agora com algumas condições especiais devido ao fato deles já serem consumidos.
Por exemplo, ao oferecer um serviço de restauração de áreas contaminadas para um cliente que já compra na sua marca, você pode oferecê-lo com condições especiais de pagamento, o que aumenta ainda mais as chances dele consumir novamente de você.
6 – Guest blog
O guest blog é o termo usado para o artigo de convidado, que nada mais é do que um conteúdo produzido por outra pessoa e que é publicado em seu site, o que gera uma maior rede de contato entre diferentes profissionais da mesma área.
Por isso, é válido conhecer alguns profissionais da área para que você saiba quem chamar para produzir um conteúdo exclusivo para o seu blog, o que atrai ainda mais pessoas e chama a atenção de outros usuários para o seu negócio.
7 – Fornecimento de ajuda grátis
Essa é uma das técnicas mais famosas e mais eficientes, o fornecimento de algo grátis que envolva o seu produto ou serviço e que faça aquele potencial cliente sentir o gostinho do quão bom é o que você vende e, a partir disso, deseje consumir de você.
Por exemplo, uma fábrica de ventiladores industriais pode deixar que um potencial cliente use um de seus ventiladores por 12 horas como teste e uma nutricionista pode oferecer uma avaliação gratuita sobre a alimentação do paciente.
8 – Networking
Por fim, mas longe de ser menos importante, o termo networking também ganhou muita notoriedade nos últimos tempos e pode ser entendido como uma rede de contatos, ou seja, uma rede repleta de contatos que pode ajudar a sua marca a crescer.
Esses contatos podem ser desde fornecedores, distribuidores, parceiros, influenciadores, potenciais clientes e diversas outras pessoas que podem ajudar a sua marca a crescer e se desenvolver com mais sucesso dentro do mercado.
Essas são algumas das técnicas que exigem tempo, mas não dinheiro de você, percebe-se que são técnicas simples de se aplicar quando você foca nelas e que, a longo prazo, podem te trazer resultados surpreendentes.
A importância da dedicação nesses tipos de técnicas
Para finalizar, não poderíamos deixar de falar sobre a importância da dedicação nesses tipos de técnicas, sejam elas voltadas para uma empresa de estrutura metálica ou até mesmo para um novo consultório médico.
A dedicação é uma característica fundamental para qualquer empreendedor e profissional que deseje bons resultados no mercado, pois é ela que irá te motivar a fazer o que precisa ser feito por saber exatamente onde deseja e irá chegar.
Por isso, não poupe esforço quando separar o tempo para se dedicar nessas técnicas, aproveite-o ao máximo e faça tudo o que estiver ao seu alcance, pois só assim você irá conseguir conquistar os resultados que espera.
Dessa forma você verá que muito mais do que dinheiro, o que uma marca precisa é de técnicas certas e tempo para apostar naquilo que realmente é válido, fazendo com que você entenda, na prática, que dinheiro não é tudo para o sucesso de uma empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.