A internet está inserida em nossas vidas, de tal forma, que é quase impossível fazer qualquer coisa sem o seu uso. Isso porque ela acaba possuindo ferramentas, como o marketing digital, que facilitam e buscam meios mais inovadores de atuação.
Ou seja, de algo tão simples como obter um número de telefone de pizzaria até algo tão complexo como fazer uma pesquisa ou desenvolver um controle e automação de processos industriais, quase tudo acontece pela internet.
Assim, acaba facilitando ao máximo todo centro de pesquisas e os mais diversos negócios, para que realmente possa ser o mais prático e útil possível, alcançando inúmeros resultados e benefícios através desta plataforma.
Não é à toa que está ficando cada vez mais difícil ver pessoas desconectadas de seus telefones com a internet na ponta dos dedos. Se nossas vidas não são mais as mesmas da internet, a mesma coisa pode ser dita para o processo de compra.
A crescente do Marketing Digital
É comum encontrarmos os produtos e serviços que desejamos na Internet, seja procurando o melhor preço, buscando informações sobre um determinado produto ou serviço ou até mesmo aprendendo mais sobre um problema que estamos enfrentando.
Assim, sendo fundamentais para encontrar produtos e serviços, desde embalagem para sushi até os mais diversos que fazem parte do negócio. Ou seja, fazendo com que estas ferramentas sejam fundamentais para o uso e entendimento maior de todo o processo.
Desse modo, podemos dizer que chamamos de marketing digital completo, um conjunto de mensagens e ações que podem ser feitas em diversas mídias digitais para promover uma empresa e um produto.
O marketing digital, que surgiu na década de 1990, transformou a forma como as empresas usam a tecnologia para promover seus negócios, revolucionando todos os meios e formas de serem vistas em cada negócio ou empresa.
Além disso, o termo cresceu em popularidade à medida que as pessoas começaram a usar mais dispositivos digitais no processo de compra para pesquisar produtos ou comprar para si mesmos.
Assim, acabou sendo um dos principais meios de pesquisa, onde se encontram os mais diversos produtos e serviços, desde uniformes personalizados para eventos até produtos voltados, por exemplo, para pets.
Para ver como isso mudou o processo de compra, por assim dizer, no passado, quase todas as informações que podíamos obter sobre produtos e serviços estavam nas mãos das empresas que forneciam essas soluções.
Em outras palavras: para conhecer um produto ou serviço, é preciso recorrer a um vendedor, que pode “puxar sardinhas” para o lado da empresa em vez de fornecer informações imparciais sobre a solução.
Mudando todo o processo já conhecido, fazendo com que as empresas se adaptassem e ficassem cada vez mais digitais e inovadoras, alcançando todas as marcas, como as que trabalham com ribbon para impressora até as mais variadas.
Entenda qual a importância do Marketing Digital
Hoje, a Internet permite que os consumidores tenham um papel mais ativo no processo. Numericamente, isso significa que 60% do processo de compra é concluído antes que o consumidor entre em contato com o vendedor.
O marketing digital tem as ferramentas para ajudar a orientar a ação que permite que uma empresa se destaque no mercado, pois possui uma estratégia para atingir potenciais clientes quando eles procuram um produto, serviço ou qualquer informação na internet.
Assim, tornando a empresa cada vez mais atraente aos olhos do público, fazendo com que o alcance ao consumidor se torne cada vez maior e mais viável para o negócio.
Como exemplo, pense em uma empresa de caneca ceramica brinde, que ao adotar as técnicas e estudo do marketing digital, o alcance e todos os meios se tornam bem maiores e mais bem vistos.
O que diferencia esse tipo de marketing é que ele dá aos clientes o controle sobre a quantidade e o tipo de informação que desejam receber. Ou seja, tendo um controle maior durante todo esse consumo do negócio.
Muitas empresas deixam de lado seus investimentos em marketing porque não entendem sua importância. Entretanto, ter um site ou qualquer outra página na web é inútil sem um plano de marketing digital.
Isso porque acaba não tendo os resultados e todas as metas alcançadas pela empresa, fazendo com que todo o plano de marketing não tenha os resultados preestabelecidos, não mantendo um controle de acessos para empresa no mundo online – que é o caso.
Como funciona o marketing digital?
A Internet é mais dinâmica: pense nas redes sociais. A empresa cria um movimento específico – ou se posiciona diante de determinados acontecimentos – e tem um feedback do consumidor em tempo real, que pode ser usado como termômetro para avaliar como determinado conteúdo será recebido.
Por isso, é necessário trabalhar estrategicamente em todo o processo, levando em conta todos estes fatores, para que se tenha os resultados planejados e para que a empresa se torne referência no meio.
Como uma empresa de tintas, ao entender e seguir um plano de marketing digital, colocando toda sua autenticidade no processo, ela se torna referência no meio e entre as pessoas – que quando precisarem comprar tinta oleo, vão lembrar logo dela.
É mais fácil e preciso medir os resultados das estratégias empregadas em um ambiente digital. É até possível ajustar algumas operações em tempo real, se você achar que os resultados não são os esperados, basta seguir uma nova direção durante este processo.
Dicas para aplicar o marketing digital em seu negócio
Sem dúvida, sua estratégia de marketing deve ser digital. Pelo menos uma grande parte dela, se não tudo. Afinal, o meio reconheceu essa necessidade, sendo um dos principais recursos utilizados entre as empresas.
De acordo com a Pesquisa de Tendências de Conteúdo de 2017, 71% das empresas respondentes empregam o marketing de conteúdo como uma das formas possíveis de gerar autoridade e gerar leads.
Assim, gerando cada vez mais recursos e opções de conteúdo através desta ferramenta, trazendo mais inovação e facilidades durante todo o processo de marketing digital na empresa, gerando facilidades como controle de acesso de veículos por tag, entre outras facilitações.
Então aproveite essa lista de dicas de marketing digital e planeje suas ações para manter seu negócio crescendo de forma saudável:
- Tenha sua persona;
- Tenha presença online;
- Mantenha seu site atualizado;
- Tenha um bom plano de Marketing;
- Faça investimentos nas redes sociais.
Continue a leitura e entenda cada um dos tópicos de forma separada, principalmente para facilitar o entendimento.
1 – Tenha sua persona
As melhores estratégias de marketing digital são baseadas nas personalidades detalhadas dos consumidores. Então, seu primeiro passo é criá-los, conseguindo trazer esta identificação com seu público.
Desse modo, criando relacionamentos e momentos únicos para o público, fazendo com que seu negócio seja consumido com mais frequência e com muito mais profundidade.
As personas do comprador representam seus clientes ideais e podem ser criadas pesquisando, agendando e entrevistando o público-alvo da sua empresa.
2 – Presença online
Como as pessoas tendem a pesquisar na internet por produtos ou serviços antes de sair de casa, você precisa ser encontrado por elas. Desse modo, fazendo com que sua presença online seja totalmente útil e fundamental, durante todo este processo.
3 – Mantenha seu site atualizado
O site da sua empresa é uma representação virtual de sua marca ou loja física, e geralmente é a primeira vez que os consumidores a encontram. Ou seja, sendo o momento de primeiro contato do público com o seu negócio e todos os produtos.
Por isso, a atenção e a forma como o site é mostrado são extremamentes fundamentais, para que este primeiro contato com seu público se torne o melhor possível, passando uma ótima impressão para ele.
4 – Bom plano de marketing
Para que qualquer evento seja bem-sucedido, é necessário um bom plano de marketing. Por isso, se você deseja um crescimento sustentável, produzir conteúdo de qualidade é sua melhor aposta.
Pensando nisso, o investimento de tempo e recursos em um bom plano de marketing é fundamental, para que metas e um ótimo plano possa ser estabelecido e levado em conta no dia a dia da empresa.
5 – Faça investimentos nas redes sociais
Hoje em dia, é difícil encontrar alguém que não pertença a pelo menos uma rede social. Portanto, ter um perfil nos canais que seus espectadores mais usam é crucial para se conectar com eles.
Isso permite que o conteúdo resultante se torne viral, e permite uma comunicação mais direta e pessoal entre empresas e clientes. Assim, tornando este contato único, estabelecendo uma conexão que faz a diferença para que o público continue consumindo.
Desse modo, fazendo com que o destaque a sua empresa se torne totalmente natural, seguindo cada passo e estabelecendo a melhor forma para que este plano de marketing digital faça parte do DNA da empresa e de todo o seu funcionamento.
Por fim, proporcionando algo único para todos que consomem e fazem parte do seu negócio, crescendo e cada vez mais gerando recursos devido à implantação de um plano de marketing digital totalmente atual e duradouro.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.