CRM ou Automação de Marketing: saiba qual é o melhor


Boa parte das empresas frequentemente buscam melhorar suas vendas e principalmente otimizar as formas com que elas se relacionam com o público, diante disso o CRM ou automação de marketing estão entre as principais estratégias para conseguir esses objetivos.

Como todos sabem o comportamento do público se mostra em constante inovação e cada vez mais os consumidores se mostram exigentes, sendo assim o produto por si só já não é mais suficiente, é necessário ir além e utilizar estratégias que garantam uma eficácia.

Isso ocorre porque os avanços tecnológicos permitem com que as informações sejam encontradas mais fáceis e que o público busque sempre as melhores ofertas e aquilo que tende a os atender de uma forma precisa.

Por isso, para sua empresa de estruturas metálicas nos se destacar nos dias de hoje é necessário entregar valor através dos seus produtos, entender as dores do cliente e estabelecer um atendimento único.

Sendo assim, para que a revolução digital se estabeleça em sua empresa, é necessário utilizar de ferramentas para tornar as funções menos burocráticas e cada vez mais eficazes.

Dentre essas ferramentas duas que merecem destaque e são uma das principais no mercado são justamente o CRM ou Automação de marketing que realmente prometem revolucionar a sua empresa e tornar os contatos com o público ainda mais impactantes.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o CRM e Automação de marketing, evidenciando a significação de ambos, as vantagens de cada ferramenta, quais momentos elas devem ser utilizadas e tudo o que você precisa saber sobre elas. Confira!

O que é CRM?

A sigla CRM vem das palavras Customer Relationship Management e em português se torna “gestão de relacionamento com o cliente”. Esse conceito se caracteriza como uma estratégia que tem como principal intuito administrar as relações de uma marca com o seu público.

Sendo assim, ao aplicar essa estratégia em um fabricante de gelo seco, as ações serão desenvolvidas justamente para que haja uma satisfação do consumidor e um atendimento totalmente personalizado.

Isso tende a ocorrer porque através do CRM sua empresa entende quais são as necessidades do consumidor e principalmente o que ele espera ao entrar em contato com a sua empresa.

Dessa forma, é possível se antecipar estabelecendo um cenário totalmente perfeito para que o público consuma, fique satisfeito, venha comprar mais vezes e além disso se torne um defensor da marca, compartilhando suas experiências através de todos os meios.

Por isso, ao contar com o CRM, por exemplo, em sua empresa de construção de casas as ações desenvolvidas tendem a diferenciar sua empresa das demais, além de gerar uma gestão de dados totalmente eficaz e positiva.

Vale ressaltar também, que existem softwares no mercado que realizam o processo de CRM, fazendo com que a empresa tenha autonomia em suas ações e consiga contar com uma ferramenta eficaz e sem esforços exorbitantes.

O que é a Automação de Marketing?

Atualmente, a área de marketing da sua empresa com certeza conta com uma série de atribuições, pois se um produto como uma porta de correr em alumínio está fazendo sucesso é justamente por conta das campanhas e ações de divulgação da marca.

Sendo assim, cada vez mais é necessário prestar atenção nos detalhes, pois através do marketing é que surgirão oportunidades de crescimento e ações que vão guiar as vendas em sua empresa.

Diante disso, a automação de marketing surge justamente para automatizar todos os tipos de processos que envolvem a área de marketing da sua empresa, tornando as ações mais eficazes e o rendimento das equipes totalmente produtivo.

Dessa forma, ao economizar tempo com processos que podem ser automatizados, os gestores tendem a focar seu tempo em estratégias mais complexas como buscar o melhor distribuidor de equipamentos de proteção individual para sua empresa.

Além disso, através da automação de marketing, se tem um envio de e-mail marketing de acordo com a etapa do funil de vendas que o público se encontra, gerando ainda mais eficácia e precisão diante das estratégias e ações da sua empresa.

Vantagens do CRM e da Automação de Marketing

Como está sendo visto ao contar com ambas as ferramentas, sua empresa tende a ganhar e muito, indo ao encontro de estratégias e ações que evidenciam a inovação, tecnologia e um impacto diante do público.

Por isso, quanto mais a sua empresa contar com essas ferramentas, mais próximo se está de alcançar as metas e realmente estabelecer um cenário de eficácia e de cada vez mais precisão diante dos contatos com o público.

Com isso, para que em um serviço de estrutura metálica ou até mesmo em uma empresa de materiais esportivos entenda a importância dessas ferramentas, confira os seus principais benefícios.

Compartilhamento de informações

São dois sistemas extremamente eficazes que estão captando informações e entendendo cada vez mais os gostos do público, suas vontades e até mesmo aquilo que eles esperam da sua empresa.

Sendo assim, é possível encontrar dados valiosos que tendem a ser decisivos para a criação das estratégias da empresa ou até mesmo para desenvolver um novo produto ou serviço em questão.

Por isso, ao notar, por exemplo, a necessidade do público por caixas de papelão ondulado embalagens, se tem um caminho a ser trilhado, gerando muito mais precisão e ações que tendem a garantir benefícios incríveis à sua empresa.

Aumento da eficiência da equipe

Com uma ferramenta que tende a otimizar alguns processos manuais de marketing e produzir relatórios completos sobre as ações da marca, sua equipe tende a ser otimizada, dedicando tempo e trabalho para a evolução e crescimento da empresa.    

Por isso, sua empresa tende a estabelecer um cenário de evolução constante, contando com colaboradores cada vez mais eficientes e que buscam crescer e se desenvolver através de cada momento.

Rastreamento do sucesso e progresso do funil de vendas

Quando se tem um alinhamento entre essas duas estratégias é possível desenvolver relatórios e ações mais completas, contendo informações desde a captação dos leads a toda a trajetória no funil de vendas.

Dessa forma, é possível estudar as particularidades e dados de cada campanha, entendendo os erros e acertos e desenvolvendo muito mais eficácia e precisão diante de projetos e ações futuras.

Evolução das vendas

Como consequência dos benefícios citados é totalmente natural que a sua empresa tenha uma melhora nas vendas e conte com um cenário onde a sua empresa tende a se destacar e se sobressair sobre os demais.

Com isso, desde uma empresa de projeto de estrutura metálica para telhado a uma empresa de tecnologia, precisam contar com essas ferramentas e com os benefícios que elas proporcionam através das suas funcionalidades e aplicação.

Em quais momentos utilizar o CRM?

O CRM pode agregar valor a empresa de qual for o porte, pois se permite um processo de vendas e mapeamento funcional preciso desde as primeiras vezes que se utiliza essa ferramenta.

Sendo assim, para que se entenda ainda mais em qual momento é essencial utilizar o CRM e contar com os seus benefícios, confira algumas situações em que essa estratégia tende a ser um ponto-chave em sua empresa.

  • Analise sua rotina;
  • Analise seus pontos frágeis;
  • Considere as particularidades da sua empresa;
  • Considere as metas da sua empresa.

Dessa forma, ao analisar essas situações e enxergar o momento em que sua empresa está vivendo, fica muito mais fácil de agregar o CRM e de fato utilizá-lo de uma forma eficaz e que tende a garantir benefícios únicos a sua empresa.

Além disso, considere algumas questões como formas integradas de entrar em contato com o cliente e até mesmo registro automático de atividades, pois assim o CRM tende a se encaixar diante da sua empresa e das ações a serem desenvolvidas.

Em qual momento utilizar a Automação de marketing?

Primeiramente é importante ressaltar que qualquer negócio que investe na automação de marketing independentemente da área de atuação ou segmento da empresa tende a contar com benefícios incríveis e um cenário totalmente vantajoso.

Por isso, para que você entenda alguns pontos a se considerar para realizar o investimento na automação de marketing, confira em qual momento contar com essa ferramenta em sua empresa.

  • Leve em consideração a capacidade dela de melhorar a rotina;
  • Entenda como ela tende a otimizar o tempo do seu time;
  • Avalie os relatórios e informações que ela oferece;
  • Acompanhe as evoluções diárias dos resultados.

Sendo assim, ao considerar essas questões a automação de marketing tende a transformar alguns processos em sua empresa, gerando muito mais praticidade e precisão diante das ações de marketing da sua empresa.

Possibilidades de integrar ambas as ferramentas

Se você está considerando as suas ferramentas e até mesmo está quebrando a cabeça para decidir em qual sua empresa tende a apostar, saiba que é possível unir as duas e os resultados tendem a ser incríveis.

Se você deseja, por exemplo, otimizar todo o funil de vendas, o CRM junto com a automação de marketing pode trazer um excelente retorno em toda a jornada do cliente, abrangendo e garantindo uma eficácia através de cada etapa.

Por isso, agora que você conhece ambas as ferramentas e a sua importância, chegou a hora de uni-las e contar com um crescimento e evolução constante diante da sua empresa e das estratégias a serem realizadas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.