A mentoria em marketing digital vem se tornando cada vez mais popular, tanto em empresas de pequeno e médio porte, como para profissionais autônomos que querem divulgar os seus produtos ou serviços nos canais digitais.
As vendas online têm se mostrado muito importantes para a sobrevivência das empresas, principalmente após a pandemia de Covid-19, se antes os consumidores já optavam pela praticidade de comprar tudo pela internet, nos últimos tempos a frequência só aumentou.
Sem contar que devido à pandemia, algumas empresas precisaram cortar custos e com isso decidiram assumir seu próprio marketing digital.
A finalidade de uma mentoria de marketing digital, em empresas de usinagem em SP, por exemplo, é ajudá-la a alcançar seus objetivos, promovendo o aprimoramento do negócio, assim ela irá encontrar o caminho mais promissor em termos de marketing online.
Com isso essa empresa não precisa contratar uma equipe, pois um profissional já consegue direcioná-lo para que ele consiga entender e aplicar o marketing digital na sua empresa.
O que é mentoria de marketing?
Esse termo tem se tornado bem popular, mas muita gente ainda confunde mentoria de marketing com consultoria em marketing digital, por isso para tirar de uma vez por todas, suas dúvidas sobre o tema, entenda o que de fato é uma mentoria.
A mentoria de marketing digital é feita por um profissional especializado na área, em que analisa as ações e estratégias de marketing de uma empresa, onde tem o intuito de melhorar o desempenho dessas ações.
Por exemplo, uma empresa de locação de rompedor, contrata esse profissional e com isso ele irá apresentar os conhecimentos básicos na área, e pensar junto com o empreendedor qual a melhor solução de marketing para aquele negócio.
Assim a mentoria de marketing, orienta em diversas decisões que a empresa precisa tomar, determinando as melhores estratégias de marketing digital a serem adotadas, sejam:
- Orientação na elaboração de um plano de marketing digital;
- Seleção do público-alvo;
- Determinação dos melhores canais digitais;
- Elaboração da persona da empresa.
Entre outras estratégias de marketing digital, onde a mentoria indica as melhores opções para cada caso e empresa, mas todo o trabalho é executado pelo próprio mentorado, ou seja, o dono da empresa.
A mentoria é interessante, pois você não vai depender de uma equipe ou de terceiros para falar o que você precisa fazer, você terá os conhecimentos necessários para aplicar estratégia de marketing digital na sua empresa.
Como é feito a mentoria
Para que a mentoria seja feita existem diversos formatos e estruturas, mas de um modo geral ele é feito através de encontros onlines.
Por exemplo, o dono de uma empresa de engate rápido pneumático, tem encontros individuais ou em grupos, dependendo da equipe e de como ele deseja a mentoria, esse empreendedor irá apresentar seus planos e ações para o mentor avaliar o projeto.
Sendo assim, o mentor analisa o que está sendo feito, e auxilia o mentorado de acordo com as ações que precisam ser executadas.
É importante ressaltar que nos dias atuais o marketing digital tem evoluído muito e com isso têm surgido diversas técnicas e estratégias, por isso é importante contratar um mentor experiente que enxergue o que pode ser feito pela sua empresa.
Afinal o marketing digital que funciona para uma empresa que vende graxa para altas temperaturas, não é o mesmo para uma loja de artigos esportivos, só para você entender o planejamento estratégico passa por:
- Marketing de busca;
- Inbound marketing;
- Redes sociais;
- Monitoramento de tráfego.
Por isso, se você realmente quer se aventurar nesse meio é importante contratar um bom profissional.
Benefícios da mentoria de marketing digital
Agora que você já sabe sobre o que é mentoria e como ela funciona, conheça quais são os benefícios que a sua empresa terá ao iniciar a mentoria de marketing.
Ajuda a estruturar o setor de marketing
A mentoria te permite alinhar o seu time, permitindo ações que sejam coerentes com o planejamento que você fez, ou seja, uma loja de kit encadernação que deseja investir no marketing digital para aumentar suas vendas, irá conseguir traçar todas as suas metas.
Pense que um bom planejamento de marketing irá ajudar em todo setor de vendas e até o pós-vendas.
Conhecimento de mercado
A mentoria ajuda você a conhecer o mercado a fundo e todas as suas peculiaridades, antes de se iniciar a mentoria é comum que se faça uma pesquisa profunda da realidade da empresa e da sua área de atuação, além das possíveis preferências do seu cliente.
É justamente nesse momento que é feita a análise SWOT, dessa maneira uma empresa de pé de plástico para móveis, por exemplo, pode levantar inúmeros dados, como quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio, além das ameaças e oportunidades que o mercado oferece.
Isso permite que a mentoria desenvolva um olhar mais analítico, com isso ele será capaz de avaliar todos os dados levantados de uma maneira muito mais estratégica sabendo ao certo todas as informações refente ao mercado, seu negócio e seu público-alvo.
Melhoria de estratégias
Esse com certeza é um dos benefícios mais significativos quando o assunto é marketing digital, a sua estratégia vai melhorar e muito, afinal agora você irá saber tudo sobre o assunto, conseguindo prever as ações e criar mecanismos para trabalhar nisso.
Sendo assim você irá entender melhor como cada estratégia funciona e como irá aplicar na sua empresa, além dos benefícios de cada uma delas, criando um plano de marketing ideal e o melhor de tudo você vai estar no controle de todas as ações.
Aumento de desempenho
Ao realizar a mentoria, entender todas suas peculiaridades e importância, além de traçar a estratégia certa para o seu negócio, você irá entender o mercado, com isso o desempenho será melhorado consideravelmente.
Dessa forma você consegue entregar os melhores resultados durante o mês, ou seja, compreender todas as estratégias e suas variáveis, te permite ser mais eficiente e ter uma equipe mais produtiva.
Tudo isso devido à objetividade das ações de marketing digital que é responsável pelo aumento do desempenho e a melhora significativa de todos os resultados.
A mentoria é indicada para todas as empresas e profissionais, principalmente para aquele que desejam melhorar sua performance e seu resultados, mas para que isso funcione é importante que você compreenda:
- A realidade do seu negócio;
- O mercado;
- O consumidor.
Só conhecendo esses aspectos profundamente, será possível fazer as melhores escolhas que funcionam de fato.
Conteúdos da mentoria de marketing digital
Conheça os principais pontos que podem ser trabalhados na mentoria de marketing digital, é importante lembrar que essa é uma área que está em constante evolução por isso é normal que surjam novos focos.
Além disso, como já dito a mentoria entende cada empresa de uma forma única e com isso traça estratégias específicas para aquele negócio, pode ser que alguns aspectos apresentados não sejam usados.
Inbound marketing
Esse é um ponto fundamental para que a sua estratégia de marketing funcione da melhor forma, pois ele não está apenas focado na exposição da marca, mas também no relacionamento do seu público, que é fundamental para que uma estratégia funcione.
Por isso, se você deseja conhecer melhor sobre o seu cliente e saber se ele vai comprar bebedouro da sua marca, além de quais ações irão chamar a sua atenção, é importante usar o inbound marketing.
Funil de vendas
Uma outra ferramenta muito importante no marketing digital é o funil, pois é com ele que você entende o caminho que o seu cliente percorre até concretizar a compra, assim você terá um panorama desde o momento que a sua marca aparece até o fechamento da venda.
Ou seja, desde o momento que o cliente pesquisa:”aluguel de caçamba preço médio”, passando pelo processo de pesquisa do produto, a fase de escolha e finalmente a compra em si.
Isso permite que a sua empresa entenda como funciona esse processo e se são necessárias melhorias.
Ferramentas de marketing
Essas ferramentas serão responsáveis por permitir que o seu negócio cresça sem que precise aumentar significativamente os investimentos, afinal será você o responsável por executá-las.
Com a mentoria suas estratégias serão praticamente cirúrgicas o que permite que sejam mais eficazes.
Considerações finais
Pense que com a mentoria todas as etapas necessárias para executar seu plano de marketing será planejado, principalmente seus conteúdos, para que eles sejam feitos e publicados nos dias e horários corretos para aumentar o engajamento.
Além dos conteúdos com uma boa mentoria você irá desenvolver um manual de identidade da marca, o que facilita a identificação do cliente além de abrir oportunidades para parcerias com produtores de conteúdo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.