Os eventos para clientes B2B são extremamente importantes para a divulgação de um produto ou serviço nessa estrutura de negócio. Isso acontece porque as interações com o cliente em experiências ao vivo proporcionam uma aproximação em seu relacionamento.
Entretanto, como é possível aproveitar os benefícios que os eventos destinados aos clientes B2B têm a oferecer, e assim impulsionar as suas vendas?
A importância do B2B
O modelo de negócio B2B, ou seja, business to business, que significa de negócios para negócios, é uma forma de vendas que é realizada de uma empresa para outra empresa.
Por exemplo, a instalação que uma empresa realiza de um quadro qgbt em uma indústria é um modelo de negócio B2B.
Ele possui diferentes formas de linguagem e divulgação, específicas para realizar a venda para uma equipe de pessoas e diferentes departamentos dentro de um negócio.
Esse modo é diferente do B2C, ou seja, business to consumer, ou de negócios para consumidores, uma vez que, ao desejar realizar uma compra, o consumidor precisa apenas querer e decidir comprar, sendo muitas vezes realizada por impulso.
Por exemplo, ao desejar um tapete para chuva, o cliente pode apenas ir até a loja e realizar a compra após vê-lo em uma vitrine.
Já no B2B, a decisão de compra costuma ser passada por diferentes setores, desde financeira, a administração, jurídico, logística, entre outros.
Esse modelo de negócio é mais complexo para fechar negócio, pois possui a característica de ser um relacionamento duradouro entre as duas partes.
Por exemplo, ao decidir fechar negócio com um fornecedor a fim de adquirir lotes de esferas de aço inoxidável, a empresa passa por uma avaliação rigorosa entre os departamentos.
Entretanto, ao passar pelo processo e efetuar a venda, se mantém uma relação duradoura entre as empresas, onde ela passa a ser sua fornecedora oficial desse produto específico.
A etapa de negociação, divulgação e confecção da venda é um processo demorado entre as empresas, é necessário passar confiança e credibilidade em seus produtos, para assim fechar negócio.
Por esse motivo, a realização de diferentes estratégias de venda é muito importante, a fim de estabelecer relacionamento concreto com a empresa.
As companhias normalmente utilizam os eventos ao vivo, como as feiras de negócios, conferências, entre muitas outras possibilidades, como forma de divulgação de seus produtos e serviços.
Dessa forma, a relação entre as empresas pode ser iniciada e passada por uma série de processos até o fechamento do negócio e efetivação da venda.
De acordo com a Demand Gen Report em uma pesquisa realizada em 2020, o marketing realizado em eventos B2B foi o terceiro método que mais gerou engajamento e eficácia, entre todas as iniciativas em canais de vendas, e o primeiro em relação a conversões.
Esse meio de interação com o público B2B é muito eficaz para a divulgação e criação de um relacionamento com o seu potencial cliente, sendo muito importante a sua confecção, a fim de efetuar sempre mais vendas no seu negócio.
Através de uma feira é possível demonstrar a durabilidade de um tanque polipropileno, por exemplo, de forma divertida e dinâmica, engajando as pessoas em suas interações, onde através de atividades presenciais e muito networking é possível efetuar vendas e criar relacionamentos duradouros.
Entretanto, devido à pandemia do coronavírus, esse contato e forma de divulgação presencial foram obrigados a cessar, onde se adiantou a tendência de migração para o ambiente digital.
Entretanto, as dúvidas em relação a como transferir essa forma de interação e divulgação para o meio online começam a surgir.
Como gerar engajamento em eventos online B2B?
Existem alguns pontos essenciais que precisam ser observados para que seja construída uma relação com os consumidores em eventos virtuais. Dentre eles, podem-se citar:
- Ser atraente em sua comunicação;
- Gerar demanda para eventos B2B virtuais;
- Criar experiências diferenciadas.
Esses são os principais pontos a serem realizados para a construção de um evento online de sucesso direcionado ao modelo de negócio B2B.
Seja atraente em sua comunicação
A identificação dos problemas, sonhos e medos do seu público-alvo é de extrema importância para a realização de uma comunicação eficiente entre as duas partes.
Por esse motivo, é essencial que se identifique quais são as dores do seu público, dessa forma é possível oferecer um conteúdo relevante para ele, levando as pessoas a depositarem parte do seu tempo para prestarem atenção nas informações que você passa.
Ofereça eventos ao vivo e sob demanda
A transmissão de um evento ao vivo passa a sensação ao seu público de que eles estão fisicamente presentes junto à quem apresenta o evento. Com isso, ao realizar um evento voltado a alguma demanda específica, o cliente se sente valorizado pela empresa.
Por exemplo, se muitas pessoas comentam “cortina de vidro para varanda preço” nos seus conteúdos de decoração residencial, você pode criar um evento voltado a como escolher os seus produtos de forma inteligente e visando o baixo custo.
Crie um pocket evento gratuito
Criar um ambiente que gere entusiasmo e interação com o seu público-alvo antes de um grande evento B2B pode gerar grandes resultados.
Por exemplo, é possível realizar uma live no Instagram com o título “anel oring preço” para gerar engajamento para uma live no YouTube que você pretende fazer sobre equipamentos de automação, engajando as pessoas a entrarem no evento principal.
Transmita os valores da sua marca por um site
Após a realização de um evento, as pessoas interessadas no seu produto tendem a realizar pesquisas em motores de busca online.
Por exemplo, ao realizar um evento sobre levantamento topográfico, as pessoas podem pesquisar “levantamento topográfico preço” após a finalização do evento a fim de encontrar a sua loja.
Por esse motivo, é necessário possuir um site eficiente e que gere conversão aos seus visitantes.
Além disso, é necessário oferecer produtos inovadores e sugerir o compartilhamento do evento nas redes sociais do seu público, a fim de gerar mais engajamento com a sua marca.
Gerar demanda para eventos B2B virtuais
Investir em um meio de comunicação específico para o seu público-alvo é essencial. Deve-se observar as características do seu segmento e qual meio de comunicação mais o atrai, dessa forma se obtém uma comunicação mais assertiva.
Movimente suas redes sociais
A realização de interações antes, durante e após um evento faz com que o seu conteúdo atinja um maior número de pessoas.
Aposte em parcerias
Realizar parcerias com produtos complementares ao seu pode ajudar a engajar as suas vendas. Uma empresa de manutenção de elevadores pode realizar uma parceria com uma loja que vende protetor para elevador, por exemplo.
Ofereça cadastro simples e antecipado
Uma forma fácil de realizar cadastro aumenta as chances de conversão do seu cliente. Além disso, é importante o incentivo de realização do cadastro antecipado.
Crie experiências diferenciadas
É necessário estabelecer um tom de voz adequado, realizar ofertas honestas e disponibilizar conteúdos relevantes para se criar experiências diferenciadas com o seu público.
Para que isso aconteça, basta oferecer eventos modulares e oferecer experiências táteis aos consumidores, como o envio de brindes aos participantes.
Como criar um evento B2B online?
Para criar eventos online, é necessário seguir alguns passos para a sua aplicação. Dentre eles, podem-se citar:
- Definir objetivos;
- Trazer conteúdo relevante para o evento;
- Elaborar um cronograma;
- Definir todas as ações de comunicação;
- Lembrar da quebra ou churn;
- Faça sprints ou acompanhamentos;
- Preparar para o antes e durante;
- Capitalize o pós-evento.
Definir os seus objetivos é essencial para qualquer ação dentro de uma empresa. Para realizar um evento, é necessário saber qual o seu motivo e para quem ele é destinado.
Além disso, é necessário trazer conteúdos relevantes e atraentes para o seu evento a fim de criar o interesse do seu público.
Para isso é necessário pensar nas dores do seu público e como você pode solucioná-las através do conteúdo disponibilizado no seu evento.
Elaborar um cronograma referente às postagens de engajamento e eventos que irá realizar o ajuda a possuir uma maior organização e, consequentemente, disponibilizar um conteúdo de maior qualidade.
Para que isso aconteça, é necessário elaborar e definir todas as ações de comunicação que serão realizadas pela sua empresa antes, durante e após a confecção do evento.
Também é muito importante ter em mente que existe uma quebra, ou churn, em qualquer evento, mas principalmente no online, por possuir um menor compromisso dos clientes.
Existe uma pequena parcela de pessoas que normalmente não comparece ao evento mesmo confirmando presença, e você deve estar sempre ciente disso ao realizá-lo.
Antes da realização do evento também é muito importante realizar um acompanhamento, ou sprint, com a sua equipe, se certificando de que está tudo nos conformes ou realizando os ajustes e alterações necessárias no caminho.
Além disso, a sua equipe precisa estar preparada, tanto com os equipamentos necessários quanto com as informações relevantes referentes a suas tarefas e objetivos, todos devem estar alinhados. Por fim, mas não menos importante, todo evento acontece por um objetivo.
Por isso é necessário que, após a finalização do evento, você disponibilize uma landing page, ou seja, página de captura, para adquirir os dados dos seus potenciais clientes e continuar o acompanhamento em sua jornada de compra até a efetivação da venda.
A criação de eventos no meio digital para engajar e converter o seu público-alvo é muito relevante e pode ser muito eficaz para os negócios.
Por esse motivo, é necessário elaborar bem as suas estratégias e realizar um evento que converta sempre mais, aumentando assim os seus lucros e leque de clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
