Como a automação e inteligência artificial pode ajudar negócios B2B


Os negócios B2B foram os que mais cresceram nos últimos tempos. Esse é um fato inegável.

Com isso, cada vez mais surgem pessoas querendo entrar nesse mercado e promover inovação na forma de abordagem, inclusive no mundo dos negócios de diversos segmentos.

Foi a partir disso que surgiu a automação e a inteligência artificial, também inseridas nos negócios B2B (business to business) que é basicamente um modelo de relação entre empresas.

O que contribuiu para impulsionar empresas de lavagem de cadeiras, por exemplo, e vários outros tipos de negócios.

Caso queira saber como essas tecnologias de ponta contribuíram para impulsionar os negócios do segmento B2B, continue lendo para saber todos os detalhes.

O que é inteligência artificial?

Antes de mais nada, vamos explicar detalhadamente o que é inteligência artificial e como as empresas estão utilizando esse meio inovador para impulsionarem seus negócios.

A inteligência artificial nada mais é do que um ramo da ciência da computação que busca criar sistemas que imitam o raciocínio e o aprendizado humano, possibilitando a automação de processos e vários outros artifícios inteligentes de forma ágil e inovadora.

Por exemplo, quando uma empresa de redes de ar comprimido aplica um sistema de gestão inteligente, ela está automatizando algum processo através da inteligência artificial, e isso pode elevar a empresa para um nível mais profissional.

Um sistema baseado em regras usa uma série de julgamentos lógicos para chegar a uma decisão. As ferramentas orientadas a dados usam algoritmos de aprendizado de máquina para identificar padrões em grandes conjuntos de dados.

Com isso, podem ser utilizados para automatizar vários processos em empresas de calibração de equipamentos, por exemplo, bem como em vários outros tipos de companhias do segmento B2B.

Além disso, são mais úteis para problemas complexos que não podem ser resolvidos por regras simples de lógica.

Como funciona a inteligência artificial?

Vamos agora entender mais como funciona a inteligência artificial na prática. De forma bem simples e direta, ela consiste em vários algoritmos e técnicas que usam aprendizado de máquina. A maioria deles utilizam:

  • Redes neurais;
  • Modelos matemáticos;
  • Sistemas de respostas;
  • Sistemas de repetição e aprendizado.

E tudo que imitam a maneira como o cérebro funciona.Essas redes consistem em camadas de neurônios artificiais que realizam operações matemáticas simples, e cada camada é responsável por uma parte diferente do processo de aprendizagem.

Para treinar uma rede neural, é necessário alimentá-la com um grande conjunto de dados de treinamento que contém exemplos de entrada e saída.

Nesse sentido, a rede neural realiza ajustes dos seus parâmetros conforme mais dados de aprendizado vão sendo concedidos, fazendo com que os resultados sejam cada vez mais precisos.

Funciona basicamente da mesma forma que ensinar uma criança pequena, em que é necessário mostrar a ela variadas coisas e como elas funcionam, a fim de que repitam aquele processo ou entendimento,

Resumidamente, é assim que basicamente muitos sistemas de IA funcionam, desde o assistente virtual do telefone até os algoritmos que ajudam a criar sistemas de balança etiquetadora automatizados, por exemplo.

O impacto da inteligência artificial no comércio B2B

A tecnologia está presente no dia a dia das pessoas e ajuda a transformar processos longos e complexos em ações simples e rápidas.

E isso não é diferente para os negócios do segmento B2B, ou seja, em negociações entre empresas. Logo, a tecnologia é utilizada para oferecer às pessoas soluções e criar melhorias para uma vida mais sustentável.

Nesse cenário, as empresas buscaram se adaptar e usar a inovação para beneficiar seus negócios, aproximar-se de seus clientes e criar novas experiências para fidelizá-los.

Em junho de 2019, a consultoria americana Forrester realizou uma pesquisa mostrando que cerca de 75% dos consumidores preferiam realizar compras online. Isso significa que o consumidor busca mais praticidade, comodidade e destreza na hora de adquirir um produto.

Ao mesmo tempo, o estudo revelou que apenas 25% das empresas apoiam ativamente as vendas online. A partir desses dados, percebemos que as organizações ainda têm um longo caminho a percorrer no universo digital para integrar verdadeiramente seus processos.

É claro que o foco deste artigo é o mercado B2B, mas esse fato implica diretamente nos negócios entre empresas. Explicaremos detalhadamente a seguir.

B2B

A mudança na forma de consumo dos clientes e a consequente necessidade de presença das corporações no ambiente digital tem impacto direto na forma como são conduzidas as relações de compra e venda entre as corporações.

As novas exigências obrigam as empresas a buscar, principalmente com o apoio da inteligência artificial, alternativas para se conectar com seus compradores e garantir o fechamento do negócio.

Essa afirmação é reforçada quando olhamos para a previsão deste ano do Gartner, que mostrou que até 2020, 30% das empresas usarão inteligência artificial em pelo menos uma etapa do processo de compra.

Essa tendência deve gerar uma grande quantidade de dados e, para analisá-los, as empresas precisarão de meios rápidos e eficientes que as levem a estratégias assertivas com foco em cada cliente.

Tecnologia 4.0 e o poder de decisão

Uma ferramenta que auxilia nessa análise, trazendo previsões de mercado é a Internet das Coisas (IoT).

Um exemplo do uso da análise preditiva é a aplicação de uma função matemática que analisa os dados existentes em uma empresa seladora de embalagem e mostra quais são os possíveis problemas futuros, o que ajuda na tomada de decisões e economiza tempo.

Utilizar um marketplace que ofereça vantagens ao comprador, como garantir a verificação do fornecedor, promover maior segurança, confiança nas transações e aproveitamento das vendas.

Além de fornecer a melhor inteligência artificial ao vendedor, é um caminho que as corporações devem seguir. Essas inovações garantem às empresas maior visibilidade na nova sociedade de consumo.

Exemplos de IA automação em negócios B2B

Atualmente, existem diversas aplicações de IA em diversos campos do B2B e B2C (business to customer) que são negócios entre empresas e consumidores finais.

Como já lemos ao longo do artigo vários exemplos de automatização de inteligência artificial no segmento B2B, que é o foco deste texto, vamos agora seguir com alguns exemplos nos dois nichos (B2B e B2C). Confira:

Assistentes virtuais

Os assistentes virtuais, como por exemplo, Alexa, Google Assistant e a tão conhecida da Apple, Siri,  facilitam a comunicação entre pessoas e dispositivos eletrônicos.

Esses formatos podem agendar reuniões em empresas de funilaria industrial, escritórios de advocacia, clínicas, consultórios e muito mais. Além de claro, enviar mensagens de texto e pesquisar na Internet.

Sistemas de reconhecimento de fala

Os sistemas de reconhecimento de fala são mecanismos muito inteligentes que respondem as falas das pessoas para realizar ações e atividades digitais, sem que alguém precise digitar.

Aplicando para o mundo dos negócios B2B, é um sistema que pode ser utilizado por várias empresas,

Por exemplo, em vidrarias de laboratório, pode ser usado para automatizar e abrir portões através de fala, para quando os colaboradores tiverem um projeto de vidro pronto não precisarem abrir os portões com as mãos.

Sistemas de reconhecimento de imagem

Por sua vez, os sistemas de reconhecimento de imagens são utilizados em diversas áreas, como segurança e identificação de objetos e pessoas em imagens. Eles também são usados ​​em diagnósticos médicos.

Recomendação de produto

Esse tipo de sistema utiliza algoritmo da inteligência artificial com o intuito de recomendar o que os usuários estão consumindo, assistindo, etc.

Ou seja, a fim de recomendar tudo que pode ser de interesse do usuário, como novos filmes, músicas, produtos e muito mais..

Chatbots

Os chatbots são softwares que simulam conversas humanas e podem ser utilizados para dar suporte ao cliente em empresas ou para automatizar processos de atendimento ao consumidor.

Veículos autônomos

Carros autônomos estão cada vez mais próximos de se tornarem comuns. Eles funcionam com sensores e algoritmos de inteligência artificial que não precisam de direção humana para andarem.

De fato, eles possuem realmente um sistema completo, inteligente e funcional e podem detectar outros veículos e obstáculos na estrada mantendo a segurança.

Dentro dos negócios B2B, pode contribuir para automatizar as entregas e demandas de mercadorias para outras empresas, como, entregar empilhadeiras elétricas para oficinas da região em tempo hábil.

Diagnóstico médico

Finalmente, a inteligência artificial também está sendo usada para ajudar os médicos a diagnosticar doenças.

Algoritmos de inteligência artificial podem analisar grandes quantidades de dados médicos para ajudar os médicos a detectar sinais precoces de doenças ou tomar decisões de tratamento mais precisas.

Esses são apenas alguns exemplos de como a IA está sendo usada hoje no mundo dos negócios em geral, mas há muito mais aplicativos em desenvolvimento e uso em todo o mundo. No entanto, é certo que em breve não haverá mais novidades.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.