Em um mundo cada vez mais conectado, o marketing digital tem sido extremamente importante para o sucesso de inúmeros negócios, afinal, ele ajuda empresas a vender mais, a atrair novos clientes, a ganhar visibilidade e muito mais!
Porém, quando o assunto é escola, nem todos os donos e responsáveis pela instituição sabem ou entendem todo o potencial que ele tem. E, como consequência, perdem alunos, espaço no mercado e oportunidades de crescer.
Portanto, se você não quer passar por isso e quer aproveitar todo o potencial que o marketing digital tem, continue acompanhando a leitura com atenção para saber tudo de mais importante a respeito deste assunto.
Vamos lá?
Marketing digital para escolas
Por conta da pandemia de Covid-19, inúmeras instituições de ensino foram e ainda estão sendo afetadas, afinal, escolas em Santo André, em Goiás, na Bahia, no Rio Grande do Sul, etc. tiveram que suspender suas aulas 100% presenciais e se adequar a uma nova realidade, mais digital e conectada.
Como consequência, o investimento em ferramentas, plataformas, aplicativos e ações online tornou-se fundamental.
Além disso, por conta dos avanços tecnológicos nos últimos anos, hoje as pessoas estão muito mais ativas na internet e “dão um Google” para praticamente tudo, inclusive na hora de escolher uma escola para o filho ou filha.
Portanto, levando em conta este novo cenário, como a sua escola pode aproveitar o marketing digital para crescer e ter destaque no mercado? Simples, investindo nas estratégias certas!
Mas antes de falarmos quais são elas, entenda a seguir porque você deve investir nessas estratégias.
Entendendo a importância do marketing digital para as escolas
Basicamente, existem sete pontos importantíssimos quando o assunto é marketing digital para escolas:
- Captar novos alunos;
- Construir uma boa relação e comunicação com os pais/responsáveis;
- Transmitir seus valores;
- Trabalhar a imagem da instituição;
- Aumentar o alcance;
- Destacar-se da concorrência;
- Posicionar-se em relação à comunidade escolar.
E, agora que você já sabe os principais motivos para investir em marketing digital, confira a seguir quais estratégias adotar daqui em diante:
Site
Antigamente, quando pais e responsáveis estavam em busca de uma escola para o filho, era comum visitar a escola, entrar em contato por telefone para obter mais informações e conversar com amigos, familiares e pessoas próximas para pedir recomendações.
Porém, hoje os pais/responsáveis podem obter diversas informações a respeito de uma escola com apenas alguns cliques, afinal, basta pesquisar na internet.
Além disso, é importante ter em mente que o site funciona como uma grande porta de entrada para que as pessoas conheçam e saibam mais sobre a escola.
Por exemplo, é por meio dele que as pessoas podem saber quando a instituição iniciou as atividades, quem são os professores, quais os diferenciais, o que já conquistou, qual o endereço, qual o telefone, qual o e-mail, etc.
Além disso, você pode aproveitar o site para divulgar fotos e vídeos da escola, bem como depoimentos de pais e alunos satisfeitos e felizes com a instituição. Isso gera valor e influencia na tomada de decisão de outras pessoas.
Por isso, ter um site funcional, rápido, responsivo, bonito e otimizado com técnicas de SEO é fundamental para a sua instituição de ensino.
Redes sociais
Hoje em dia é difícil encontrar uma pessoa que não tenha uma conta em alguma rede social, não é mesmo? Tem o Facebook, o Instagram, o YouTube, o Twitter, o Pinterest, etc.
E dentre tantas pessoas acessando esses canais diariamente, com certeza há muitos pais/responsáveis.
Por isso, outra estratégia fundamental para você investir em sua escola são as redes sociais.
Com elas, a sua instituição pode publicar textos, imagens, Gifs e vídeos sobre os mais variados assuntos referentes à escola e ao ensino.
Além disso, as redes sociais são ótimos canais para interagir, engajar e criar um relacionamento próximo com o público, especificamente os pais e responsáveis.
Portanto, aproveite o potencial das redes sociais. Elas podem ajudar e muito a sua instituição de ensino.
E uma dica bônus para este tópico: trabalhe muito bem a identidade visual do perfil da sua escola nas redes sociais. Tenha um padrão, use cores atraentes, produza artes e banners chamativos, bonitos, etc.
Isso porque, todos esses aspectos ajudam as pessoas a identificar a sua instituição com mais facilidade e claro, a destacá-la dos concorrentes.
Anúncios
Na internet, existem duas grandes formas de atrair e atingir um público-alvo. A primeira é a paga, isto é, que envolve o investimento em anúncios e a segunda é a orgânica, que acontece de maneira natural.
No melhor dos mundos, atrair e atingir um público-alvo organicamente é o ideal, afinal, você não precisa pagar diretamente para isso.
Porém, as coisas não são tão simples e fáceis assim. Antes é preciso trabalhar muito bem o SEO, investir em conteúdos de qualidade e que geram valor, e construir uma autoridade de marca. E tudo isso leva tempo, não é do dia para noite.
Portanto, investir em anúncios, principalmente quando se está começando na internet, é uma ótima maneira de atingir e atrair novas pessoas.
E a boa notícia é que há muitos lugares para anunciar. Por exemplo, no Google, no Facebook, no Instagram, no YouTube, em aplicativos e muito mais.
Assim, você pode avaliar em quais canais os anúncios performam melhor e quais geram mais resultados para a sua escola.
O segredo aqui está na segmentação. Por isso, conhecer muito bem o público, as personas e a geolocalização é fundamental.
E-mail marketing
Por fim, temos o e-mail marketing. Com ele, a sua escola tem um canal de comunicação pessoal e que pode utilizar para informar os pais/responsáveis, divulgar eventos, notícias, novidades e materiais exclusivos, compartilhar histórias, falar sobre matrículas abertas e muito mais.
Apenas tenha cuidado com Spam, não fique mandando e-mails toda hora e nem envie para pessoas que não têm relação com a escola ou que não possuem interesse, ok?
E então, pronto para fazer a sua escola decolar na internet com o marketing digital?!