Como promover webinars e engajar o público

Para a maioria das empresas, promover webinars ainda é um campo de muitas dúvidas, principalmente sobre como utilizar essas ferramentas da melhor forma possível para que seu público-alvo seja alcançado.

Os webinars têm se tornado muito populares recentemente, em grande parte por conta do processo conhecido como transformação digital, que tem tornado muitos recursos digitais mais populares e fáceis de encontrar.

Esses processos têm sido importantes para que você consiga atingir um mercado maior, principalmente pela facilidade de interação apresentada pelo material online, que pode ser acessado do mundo todo.

Um webinar nada mais é do que um seminário, muito semelhante a palestras e cursos que são feitos presencialmente. A grande diferença, entretanto, é que aqui o material é passado todo por métodos digitais.

Empresas dos mais variados nichos podem aproveitar esse tipo de ferramenta, sobretudo para se engajar melhor no mercado digital e apresentar seus serviços de infraestrutura de instalações elétricas, para clientes.

Entretanto, ainda que você tenha um conteúdo bastante interessante, e muita qualidade no material que foi produzido, isso não atingirá o resultado esperado sem uma forte campanha de divulgação.

Entender esse conceito é parte importante do sucesso de seus webinars, uma vez que eles precisam ser promovidos adequadamente para você atingir o engajamento que deseja com esse tipo de ação.

O processo de promoção de um webinar passa por diversas etapas, e é importante que você não tente pular nenhuma delas, uma vez que esse tipo de ação é fundamental para atrair o público para o que você tem a oferecer.

Promovendo seu webinar adequadamente

Agora que você sabe o que é um webinar e sua importância para uma boa estratégia de comunicação para sua empresa de acompanhamento e execução de obras, é hora de pensar em como promover essa atividade.

É importante sempre manter em mente que cada companhia é única no mercado, trabalhando de sua própria maneira. Por isso, não é incomum que você encontre maneiras completamente distintas para que empresas divulguem seus webinars.

Isso acontece mesmo entre empresas de um mesmo segmento de atuação, tornando muito necessário o conhecimento de sua própria estrutura e do potencial que o webinar tem a oferecer quando estiver começando sua atividade.

Dessa forma, você consegue adaptar estas informações a sua realidade, otimizando a forma como o webinar é divulgado e garantindo uma estrutura mais assertiva para suas interações a longo prazo com essas ferramentas.

Conhecendo seu público

O primeiro passo para conseguir promover seus webinars com qualidade é saber para quem você está oferecendo o serviço. Conhecer seu público é uma parte fundamental do trabalho de engajamento com esse tipo de ferramenta.

O grupo de pessoas que você tem mais afinidade, e que compartilham alguns interesses e gostos em comum é normalmente seu público-alvo, o que forma a base de sua pesquisa.

Entretanto, é preciso ir além desse tipo de estrutura, para você conseguir segmentar melhor seu webinar e realmente alcançar pessoas interessadas no seu conteúdo sobre projeto de cobertura em estrutura metálica.

Por isso, muitos empreendedores acabam apostando suas fichas em personas para definir todos os detalhes desse tipo de ação. As personas ajudam a dar mais profundidade para sua pesquisa de público-alvo.

Uma persona é uma figura fictícia, que é criada com base em uma série de informações relativas a seu público-alvo e a interações que a empresa já teve com clientes anteriormente.

Dessa forma, você consegue criar uma figura muito próxima da realidade, que poderá responder uma série de questionamentos com muito mais assertividade e possibilitando mudanças em sua estratégia de promoção.

Um dos grandes diferenciais de uma boa persona é a quantidade de informações que ela consegue gerar, por isso, é interessante criar um perfil psicológico completo de suas personas antes de colocá-las em prática.

Eventos compartilháveis

Outro elemento muito importante para sua estrutura de divulgação em um webinar é torná-lo amplamente compartilhável. Hoje, existem diversas ferramentas que podem ajudá-lo a expandir suas ações de marketing.

O engajamento é uma etapa fundamental desse tipo de ação, e ele pode ser conquistado principalmente quando você entende e estimula o uso de canais digitais dentro de seus meios de comunicação.

Dessa forma, o próprio público será capaz de compartilhar em seus grupos de amigos e familiares o evento, o que pode trazer ainda mais pessoas interessadas para seu webinar sobre serviço de transporte de veículos.

Uma estratégia muito funcional é a utilização de recompensas para as pessoas que compartilham suas publicações. Ao criar um plano que oferece vantagens para o usuário, ele ficará estimulado a espalhar para o maior número de pessoas.

Dentre suas possibilidades de recompensa, é possível oferecer:

  • Descontos;
  • Produtos promocionais;
  • Acesso a perguntas para o palestrante;
  • Gratuidade do material.

Além de uma série de outros benefícios que podem ser implementados para utilizar seu próprio público como parte de sua estratégia de marketing. O boca a boca ainda é uma das ferramentas mais funcionais de divulgação.

Quando uma pessoa ouve de outra, especialmente conhecida, sobre um determinado evento ou um webinar sobre construção de casas para vender, por exemplo, as chances de ela se interessar e procurar mais informações sobre o evento são grandes.

Esse tipo de plano pode ainda escalar, mantendo os seus clientes fiéis sempre interessados. A cada quantia de pessoas que se inscrevem no webinar a convite de uma outra, a pessoa que convidou vai receber bônus cumulativos.

Dessa forma, sua divulgação fica muito mais orgânica, mas com um alto potencial de escalar para atingir resultados ainda melhores.

Durante o webinar

Muitas pessoas pensam que a promoção de um webinar é feita exclusivamente antes de ele acontecer, mas a verdade é que existem muitas ações que podem ser tomadas em outras etapas do projeto.

O engajamento com o público é parte essencial desse tipo de comunicação, e saber agir com naturalidade é essencial para uma boa estrutura de diálogo com o público. Por isso, é importante que você se atente a estas questões.

Definir um roteiro para seu webinar é um dos passos mais importantes para garantir uma boa estrutura de comunicação com o público. Apresentar informações sobre seu comércio de luminárias deve ser feito com segurança e praticidade.

Além disso, é interessante que você seja um interlocutor ativo, e coloque os espectadores do webinar para falarem. Ao fazer perguntas e interagir de forma mais direta com eles, você cria uma ligação mais próxima.

Esse é um ótimo momento para trabalhar brindes e sorteios, se houver esse tipo de interação durante a apresentação. Por isso, fazer pausas é uma boa maneira de estruturar o webinar.

Tome cuidado, entretanto, para não fazer esse tipo de pausa muito frequentemente, uma vez que isso pode fazer as pessoas perderem o interesse e se dispersarem.

O ideal é garantir a atenção do público constantemente, gerando uma interação com um toque de exclusividade, fazendo com que cada espectador sinta que é valorizado naquele momento.

Ao apresentar um software de classificação fiscal de mercadorias, uma boa estratégia de engajamento é oferecer um teste gratuito da ferramenta, normalmente por um pequeno prazo, ou com apenas parte das funcionalidades.

A expectativa de usar o produto por conta própria pode estimular ainda mais pessoas a se inscreverem em seu webinar, além de instigar o desejo de comprar o produto depois que o período de testes acabar.

Promoção pós-webinar

Depois de encerrado o webinar, você pode conseguir ainda muitas informações relevantes para estruturar sua campanha. A promoção de novas apresentações no futuro acabará se beneficiando das informações coletadas aqui.

O feedback é uma ótima maneira de atrair mais consumidores, uma vez que você demonstra estar atento aos conselhos e sugestões que os clientes estão dispostos a oferecer para você.

Após o evento, você também terá uma boa chance de adequar seu conteúdo, para expandi-lo e adicionar informações que julgue relevantes dentro de sua proposta de webinar.

Isso ajuda a mostrar sua empresa de capa de chuva como uma verdadeira autoridade no mercado, preparada para lidar com todas as dúvidas e questionamentos do público.

Uma boa maneira de engajar e de garantir o retorno dos consumidores para outros webinars administrados por você é oferecer o conteúdo ao fim do evento. Entregar um e-book ou outro arquivo com parte do material apresentado é uma ótima maneira de se engajar.

Considerações finais

Fazer webinars pode ser uma excelente maneira de alavancar seu negócio, principalmente ao demonstrar a autoridade acerca do tipo de conteúdo que você procura produzir.

Dessa forma, você atrai muito mais consumidores para sua empresa, estabelecendo-se como uma verdadeira liderança no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.