As redes sociais são uma excelente maneira de conquistar novos leads para sua empresa. Cada vez mais, o mercado tem ficado de olho nestas plataformas que mudaram a forma de se usar a internet. Inclusive, o consumidor de hoje passa boa parte de seu dia conectado.
Ademais, os avanços na tecnologia móvel, principalmente relacionados à internet, permitem que você consiga acessar dados virtualmente em qualquer lugar, bastando um smartphone ou outro dispositivo móvel.
Então, uma empresa especializada em realizar avaliação do clima organizacional, por exemplo, pode encontrar muitos clientes utilizando a internet a seu favor.
Até porque, desse período que o usuário está navegando na internet, a maior parte é utilizando as redes sociais. Estes meios de engajamento e interação entre pessoas acabaram conquistando o mercado.
Cada uma das principais redes sociais possui centenas de milhares de pessoas conectadas, trocando informações, consumindo conteúdo e interagindo de forma direta umas com as outras.
Obviamente o mercado não deixou de se atentar a essa movimentação, e logo começou a se adaptar para conseguir entrar nessa tendência de cabeça.
Um dos principais detalhes das redes sociais é que, por conta da proximidade que ela traz para as pessoas, isso acaba sendo refletido em sua marca.
Por isso, quanto mais presença você tiver em uma determinada rede, mais seu público irá interagir e se interessar pelo seu conteúdo.
Então, quando você oferece nas redes os serviços de abertura de empresa, pode conseguir muito mais leads interessados em seu material.
Para conseguir explorar com qualidade o potencial que as plataformas oferecem para gerar novas oportunidades de negócio, é preciso pensar de forma criativa e inovadora, que destaque sua empresa aos demais concorrentes.
Dessa forma, você conseguirá aproveitar bem a interação com os usuários das redes, gerando uma série de novos leads para conseguir uma taxa de conversão muito maior.
Lembre-se: informação é fundamental
Parece uma dica simples demais, até mesmo óbvia, mas a informação é parte essencial do processo de adquirir novos leads nas redes sociais. Isso porque uma das bases do marketing digital é compreender a importância do conteúdo.
Um cliente hoje, especialmente em uma rede social, não quer ter contato direto com publicidade. O tempo dos anúncios secos e impessoais acabou. Por isso, para cativar um cliente e atraí-lo para conhecer sua marca, você precisa de conteúdo.
Pensando nisso, um serviço de soluções financeiras para empresas, por exemplo, pode oferecer uma série de conteúdos interessantes para conseguir gerar um engajamento melhor com o público.
Ademais, a qualidade das informações que você pretende passar através de seus canais de comunicação é essencial para conseguir resultados melhores de engajamento. É através delas que você conseguirá fidelizar clientes e aumentar suas vendas.
O primeiro contato que um cliente faz com sua empresa é um momento especial, de identificação. Por isso, é importante que você se comunique de forma adequada e apresentando assuntos do interesse deste consumidor.
Assim, ele conseguirá aproveitar de forma muito melhor seu conteúdo, engajando-se com suas redes sociais e aumentando a possibilidade de torná-lo um lead em sua empresa.
Encontre as pessoas certas
Oferecer informações de qualidade não servirá para muita coisa se você não encontrar as pessoas certas fazendo as perguntas. Por isso, é importante que você consiga integrar suas redes sociais ao seu nicho de mercado.
Encontrar clientes pode ser uma tarefa complicada sem nenhum tipo de preparo anterior, por isso o ideal é que ainda na etapa de planejamento, você consiga identificar quem faz parte de seu público-alvo.
Estas pessoas se caracterizam por fazer parte de um segmento com ações em comum, que são ideais para um engajamento junto a sua companhia de, por exemplo, brindes empresas criativos, uma vez que demonstram interesse em seu conteúdo ou produtos.
As redes sociais acabam facilitando o trabalho de encontrar estas pessoas, pois exploram uma série de recursos que já os segmenta por si só, por exemplo, grupos de engajamento sobre assuntos específicos, páginas e perfis de influenciadores digitais que as pessoas seguem.
Todos estes artifícios podem ser usados para identificar quem são as pessoas que mais estão próximas de interagir com sua marca, identificando assim qual tipo de conteúdo você deve iniciar a produção.
Então, ao criar etiquetas adesivas personalizadas, por exemplo, é preciso ter ciência de quem consome esse tipo de material para saber onde começar a investir dentro das redes sociais.
Otimizando seu conteúdo
Embora não existam técnicas oficiais de SEO (Search Engine Optimization) para redes sociais, muitas pessoas ainda recorrem às ferramentas de pesquisa para encontrarem o que buscam.
Suas publicações nestas redes podem ser indexadas, atraindo mais público para a empresa.
Por isso, é importante que você consiga utilizar de forma inteligente as redes sociais. Quanto mais otimizado estiver seu conteúdo, com a utilização de palavras-chave, uma linguagem acessível e direta, melhor.
Pensando nisso, não basta produzir uma excelente sacola ecológica personalizada, por exemplo. Você precisa criar um material publicitário que faça os clientes quererem seu produto.
Isso fará com que os indexadores de motores de busca acabem encontrando estas publicações e apresentem para pessoas que estão ativamente buscando alguma solução que você oferece com sua empresa.
Por ser um link de rede social, muitas vezes o cliente acaba ficando mais seguro de interagir, enviando mensagens diretas ou comentando em publicações, para que você tenha uma interação muito mais direta.
Assim, você pode ainda criar um banner promocional para atrair ainda mais seguidores. Com estas estratégias, você acaba conseguindo resultados muito melhores ao utilizar as redes sociais, principalmente de pessoas que já tinham interesse em consumir algum produto ou serviço que você oferece.
Aposte em diferentes formatos
As redes sociais permitem diversas abordagens com o público. Por isso, é uma excelente oportunidade para que você consiga explorar novas experiências e formas de criar conteúdo.
É possível utilizar diversos formatos, como:
● Vídeos;
● Textos;
● Áudio;
● Ensaios fotográficos.
Todos os formatos de audiovisual e textos são muito úteis nas redes sociais, principalmente se você souber o foco da rede que pretende publicar.
Isso porque cada tipo de rede possui um formato de conteúdo mais forte, e você deve vincular um elemento ao outro para conseguir utilizar corretamente estes efeitos.
Assim, todo o conteúdo que você produzir terá uma série de vantagens frente à concorrência, uma vez que você acabará alcançando uma variedade maior de público, que normalmente consome um tipo específico de conteúdo.
Então, uma empresa de etiquetas para produtos, por exemplo, pode se beneficiar muito mais de um conteúdo em imagens do que por textos.
Dessa forma, é importante que você tenha muito bem definido a identidade visual de sua marca, uma vez que estes diferentes formatos ainda precisam vincular o conteúdo à imagem de sua empresa. Por isso, é importante criar material de qualidade neste sentido.
Aproxime seu público
As redes sociais são um meio de interagir e se aproximar de pessoas, e não de engajamento de negócios. Por isso, se você utilizar as plataformas puramente com a mentalidade de uma empresa querendo vender, não conseguirá bons resultados.
É preciso humanizar seu atendimento nas redes, falar a mesma língua que seus consumidores. Assim, você conseguirá explorar de forma muito melhor e mais natural os efeitos da interação.
Quanto mais as pessoas sentirem que estão se tornando mais próximas da empresa, em uma relação similar a uma amizade com pessoas reais, mais chances elas têm de consumir seu produto, tornando-se leads ideais.
O contato deve ser constante com seus seguidores nas redes, para que você consiga feedbacks demonstrando a qualidade de suas ações, oportunidades de engajamento e muito mais conteúdo de qualidade para conseguir explorar.
Pense em parcerias
Uma boa forma de conseguir o engajamento adequado em uma rede social é através de parcerias.
Muitas empresas conseguem alavancar seus leads ao criar ações em conjunto, desde promoções até ações de co-marketing, aproveitando melhor os recursos das redes.
Quanto mais ações desse tipo você fizer, maiores serão as chances de conseguir um bom engajamento, possibilitando assim um alcance muito maior de seu material.
Dessa forma, você conseguirá explorar seu conteúdo, compartilhando-o com outras empresas.
Esse tipo de ajuda mútua é muito benéfica, e pode alavancar bastante a quantidade de leads que você possui, uma vez que a indicação de outra empresa acaba sendo uma fonte importante de engajamento para você.
Considerações finais
As redes sociais são uma importante ferramenta do presente, e podem fazer com que você consiga alavancar seus resultados através da aquisição de novos leads, prontos para iniciar a jornada no funil de vendas.
Por isso, é importante que você utilize de criatividade e inovação na criação de conteúdo especializado, para garantir que conseguirá os melhores resultados para sua empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.